10 curiosidades sobre cães e gatos que você sempre quis entender

cats dogO mundo dos cães e gatos é surpreendente e apesar de convivermos juntos, tem muitas coisas que eles fazem que a gente não entende. Quem tem um amigo peludinho aprende com o tempo o que é o latido de dor, miado de fome, sabemos quando estão doentes, mas ainda assim sempre ficam umas perguntas no ar do tipo, por que os olhos do gato brilham no escuro ou por que o cachorro tem mania de cheirar o bumbum de um cão desconhecido?

Hoje a gente esclarece essas curiosidades e muitas outras, fique com a gente!

1- Os gatos enxergam mesmo no escuro?

cats darkOs felinos são animais de vida noturna e enxergam cerca de sete vezes mais que os humanos. Mas até eles precisam de um fio de luz para se guiar, no breu completo eles também não enxergarão, mas devido as suas vibrissas (também conhecidas como bigodes) eles conseguem se guiar bem e não batem nas coisas como nós na mesma escuridão.

2- Como é o olfato do cão?

dog-188273_1280O olfato dos cachorros é melhor do que o dos seres humanos. Enquanto as células olfativas do ser humano chegam a cinco milhões, em um cão atingem 220 milhões e é um dos melhores da natureza. Se as membranas situadas no nariz dos cães fossem estendidas, elas seriam maiores que o próprio cão. Por isso a polícia utiliza os cães nos trabalhos de detectar substâncias ilegais em grandes espaços e quando há uma quantidade de malas ou bolsas para serem averiguadas. Muito comum o uso de cachorros nas fronteiras, aeroportos em busca de substâncias ilegais e também são fortemente solicitados na busca de pessoas perdidas na mata.

3- Por que os olhos dos gatos brilham no escuro?

3656514979_bf75bf11c4_oMuitos animais com hábitos de caça noturna (como alguns répteis e diversos mamíferos) possuem uma superfície na retina conhecida como Tapetum Lucidum. Essa parte do olho funciona como um espelho e ajuda esses animais a enxergarem melhor no escuro, pois reflete a luz de volta para a camada fotorreceptora, fornecendo uma segunda oportunidade para a imagem ser captada adequadamente. A composição dessa superfície refletora é bastante diversificada, mas funciona da mesma maneira em todos os animais. Quando estão no escuro, a pupila dos bichos fica inteiramente dilatada e expõe o tapetum lucidum. Por isso, quando um feixe de luz vindo de um farol ou mesmo do luar bate em seus olhos, essa superfície o reflete e nos causa a impressão de que seus olhos brilham. Quem tem um gatinho que gosta de se esconder embaixo da cama já deve ter visto essa cena inúmeras vezes.

4- Em que os cães se assemelham aos humanos?

baby-694764_1280Não é a toa que os cachorros levam a fama de serem o melhor amigo do homem. Somos muitos parecidos mesmo, assim como nós humanos os cães podem sofrer de depressão, baixa auto-estima, sentem quando são queridos, sentem quando são desprezados, sentem medo, mas o que você provavelmente não sabia é que assim como bebês humanos, os cães da raça Chihuahua nascem com um ponto macio em seu crânio, que fecha com a idade. De forma geral os cães são tão inteligentes como uma criança de dois ou três anos. Isso significa que eles podem compreender cerca de 150-200 palavras!

5- Por que os gatos ronronam?

cat-408784_1280Os cientistas não têm a certeza porque é que um gato ronrona. Muitos veterinários acreditam que um gato ronrona fazendo as suas cordas vocais vibrar na zona mais profunda da garganta. Para isto ser possível, um músculo na laringe abre e fecha a passagem do ar 25 vezes por segundo. O ronronar pode ser advindo de vários motivos que ainda não conseguimos definir, mas ainda assim acredita-se que é uma condição de alegria extrema, amor e felicidade.

6- Porque os cães tem mania de roer?

labrador-243655_1280Os dentes dos filhotes começam a aparecer quando eles estão com cerca de três semanas de idade, os dentes definitivos substituem os “de leite” entre quatro e sete meses. Eles são muito propensos a mastigar as coisas durante esse período para aliviar o incômodo desses dentes que estão chegando. Já na fase adulta, normalmente roem para afiar ou desgastar os dentes.

7- Por que os gatos são tão independentes?

cat-351340_1280Porque são caçadores solitários. Calculam, resolvem problemas e inventam formas de caçar para sobreviver, são extremamente inteligentes. Mesmo sendo domesticados são animais que tem sua essência selvagem. Prova disso são quando arranham o sofá, para eles é uma árvore. Já repararam como tem o sono leve? Estão sempre atentos.

8- Por que os cães cheiram o bumbum de um cão estranho?

SniffingComo os cachorros não tem mãos para apertar e falar: “Prazer sou fulano!”, costumam cheirar o bumbum uns dos outros como forma de conhecimento. Quase pelo mesmo motivo lambem uns aos outros, querem mostrar reverência, demonstrar que gosta do outro cachorro por isso se ele te lamber fique muito orgulhoso, é a demonstração que ele te ama.

9- Por que os gatos se lambem tanto?

file7821257440845Que os gatos são extremamente limpos todo mundo sabe, mas você sabe o motivo? Eles são ótimos caçadores e como tal não se podem deixar serem percebidos nem por sua caça nem por um possível predador. Eles se lambem muito no intuito de “tirar”ou disfarçar o próprio cheiro. Por esse mesmo motivo escondem suas fezes e urina na areia, não querem deixar rastros que moram ali, ou sequer que passaram por ali. Os cachorros andam em matilhas, não precisam desse cuidado. Se forem atacados tem amigos para ajudar, diferentemente do que acontece com os gatos.

10-Como os cães enxergam o mundo?

dog-56978_1280A crença comum de que os cães são daltônicos é falsa. Os cães podem ver cores, mas não é como um esquema de cores vivas como nós vemos. Eles distinguem entre azul, amarelo e cinzento, mas provavelmente não vêm vermelho e verde.

E aí gostaram? Nos deixe um comentário!

Semana que vem a gente volta com mais uma matéria bem legal para vocês,

Até lá!

 

Fontes:

http://labovet.com.br/curiosidades-10-detalhes-interessantes-sobre-cachorros

http://tudosobrecachorros.com.br/2011/03/curiosidades-caninas.html

mundoestranho.abril.com.br/materia/como-os-felinos-conseguem-enxergar-no-escuro

http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT688136-1716-12,00.html

Leave a Reply

2 Comentários

  1. Sônia

    Gostei muito, acho importando informações sobre animais para esclarecer alguns mitos,
    principalmente com os gatos. Sempre vejo suas postagens e acho lindas e esclarecedoras.
    Abraços.

    • Fabiana Xavier

      Obrigada Sônia! Ficamos muito felizes que tenha gostado pois fazemos sempre com muito carinho! :)

Next Article8 maneiras de incentivar a adoção de animais