10 passos para deixar seu cachorro mais feliz

Todo mundo que tem um cãozinho sabe o quanto a casa fica mais alegre, o quanto é bom tê-lo esperando quando se chega em casa. Muitas vezes são nossos confidentes, único amigo, o famoso “parça” fiel. Mas como tornar esse peludinho que nos faz tão bem ainda mais feliz? Como dar à ele um pouquinho da alegria que ele trouxe para nossas vidas quando chegou? 

Hoje vamos mostrar em 10 passos simples como deixar seu cachorro ainda mais feliz e você verá como isso vai ser prazeroso para todos!

1- Ofereça alimentos saudáveis!

Um cachorro bem alimentado com certeza será mais feliz! Mas quando a gente fala em boa alimentação não quer dizer que ele precisa comer muito, ao contrário. Um boa alimentação requer não um monte de comida, mas sim alimentos próprios para cães  e de qualidade.

Semana passada falamos aqui no blog sobre obesidade animal e o quanto isso pode prejudicar a saúde do seu pequeno. Converse com seu veterinário sobre a melhor ração para seu cachorro, pois existem dezenas de ração no mercado. Umas são mais calóricas, contém mais fibras, vitaminas, enfim, escolha com seu veterinário uma que supra todas as necessidades dele.

Não ofereça seu alimento para seu cachorro. Cães não precisam comer tortas ou tomar iogurte(que aliás contém lactose que eles normalmente são alérgicos e açúcar que podem além de engordar, causar vermes e outros danos à saúde deles). Agora, se você faz muita questão de dividir com ele um pouco de seus alimentos, cuidado! Alguns alimentos são extremamente tóxicos para eles! Confira aqui a lista dos petiscos naturais que PODE OFERECER ao seu pequeno, mas atenção: esses alimentos só podem ser oferecidos como petisco mesmo e não substituem a ração, que é o alimento mais completo que existe para seu peludinho. Se ainda tiver alguma dúvida, confira aqui os alimentos que você NÃO PODE oferecer ao seu cão de forma alguma.

Uma alimentação adequada vai gerar energia e vitalidade para seu pequeno conseguir realizar todas as suas tarefas diárias, como correr, brincar e ser como todo cachorro dever ser: feliz!

2- Compre brinquedos para seu cachorro

Quem pensa que só os gatos gostam de brinquedos está completamente equivocado! Os cachorros adoram correr atrás de uma bolinha, gostam de morder aquelas galinhas moles que são vendidas em pet shops, adoram disputar quem vai ficar com um pedaço de cordinha, enfim, eles gostam sim de brinquedos!

Motivos para investir em brinquedos:

  • Os distraem enquanto você não está em casa;
  • Ajuda a reduzir a ansiedade que ele fica esperando você chegar;
  • Reduz o estresse;
  • É uma forma de ele se exercitar;
  • É divertido.

Mas em tempos de crise, a gente sabe que a grana anda curta né? Então pesquisando no YouTube achamos esse vídeo onde a turma do Traducão ensina a fazer um brinquedo muito legal e sai bem baratinho, pois você só vai precisar comprar uma corda!

3- Passeie diariamente

E quem gosta de ficar trancado em casa todos os dias? Ninguém, não é verdade? Nós temos nossos momentos casa e nossos momentos rua! As vezes precisamos sair, ver gente diferente, “respirar um ar novo”. O mesmo acontece com seu cachorro. Por mais que sua casa tenha tudo que ele precisa, ele também gosta de dar uns passeios na rua. Sentir o cheiro da grama, ver outros cachorros, latir para um carro. Pode ser por meia hora, mas será a meia hora mais feliz do dia!

Aproveite o momento para estreitar ainda mais os laços de amor e cumplicidade entre vocês! Vá pelo caminho brincando com ele e conversando, por que não?

O bom seria fazer isso duas vezes ao dia, mas se não for possível faça pelo menos uma. No caso de realmente não ter tempo nenhum, há pessoas que podem fazer isso por você. São as pet sitters! Já falamos aqui um pouquinho de como funciona o trabalho delas. Acho que vale muito a pena investir. Um cachorro que nunca sai de casa, vai ficando triste e pode levar a depressão.

É muito difícil nos dias atuais pessoas com espaço suficiente para o cachorro correr e brincar livremente. Eles só podem fazer isso mesmo quando saem dos apartamentos. Esses profissionais sabem como brincar e interagir com seu peludinho nos dias que não puder.

Não esqueça que os horários de passeios devem ser feitos na parte mais fresca do dia. Na maior parte do país temos tido uma temperatura que tem chegado e as vezes ultrapassado os 40ºC. Você usa sapatos, eles não! Isso é muito sério pois podem queimar as patinhas se você sair para passear com o sol muito forte, sem contar que também podem ficar desidratados.

Uma dica é passear bem cedinho ou a noite, ah, e não esqueça de levar um saquinho para recolher as fezes do seu cachorrinho.

4- Cuide da saúde do seu cão

dog

Já nas primeiras semanas de vida, seu cachorro precisa ser vacinado para evitar uma série de doenças. Você pode conferir as primeiras vacinas que ele não pode deixar de tomar de modo algum aqui. Vale lembrar que tem algumas vacinas que precisam de reforço uma vez ao ano.

Outra coisa muito importante mas que poucas pessoas fazem é escovar os dentes do seu cachorro. Parece tarefa difícil mas é mais simples do que você pensa. É claro que exige um tempo para a adaptação, mas com amor e carinho tudo se ajeita. O bom é começar a fazer com ele ainda pequeno, mas depois de adulto também dá pra fazer. A gente deu passo a passo de como você pode fazer isso bem aqui.

Dê banho no seu cachorro com shampoo anti-pulas. Você sabia que as pulgas nos usam como transporte? Se você passar por algum lugar com infestação, elas podem ficar em você até achar um bom peludinho para fazer moradia seja gato ou cachorro. Caso ele já esteja com pulgas, ensinamos aqui como pode fazer para lidar com essa situação. Por isso é importante dar banhos com um produto de qualidade e sem perfume.

Apesar de amarmos o cheirinho de alguns produtos, eles não gostam. Não use perfume para finalizar o banho também. Eu sei que muitos que estão lendo vão dizer: “Mas não deve fazer mal, pois na pet shop sempre usam”. Sim, eles usam por causa dos clientes humanos que vão dizer que o cachorro não esta limpo, mas eles não gostam muito não. Ainda que existam produtos próprios que não vão dar alergias ou causar danos à sua pele os cães não curtem muito ficar tão perfumados.

É muito importante não faltar as consultas com o veterinário. Fazer todos os exames anuais, pois assim como nós, eles também podem ficar doentes e como diz um certo plano de saúde: “o melhor plano de saúde é viver.” E viver de forma saudável!

5- Castre seu cão

Quem ama castra! Uma cadela pode ter de 6 a 10 cachorros em cada ninhada, já pensou nisso? Se não tem condições de arcar com tantos animais ou se não tem espaço para acomodá-los, castre. Quer mais motivos? Veja:

  • Pode evitar alguns tipos de tumores;
  • Evita gravidez psicológica nas fêmeas;
  • Evita demarcação de território;
  • Evita fugas (nos machos);
  • Evita abandono e maus-tratos nas ruas.

Bicho não é brinquedo, eles sentem dor, frio, medo, fome e sonham. Sim, eles sonham com um lar, em ter amor, carinho e uma cama quentinha pra chamar de sua. Não existem lares suficientes para acolher todos os animais sem lar, por isso é muito importante a castração.

Se você tem um cachorrinho aí e ainda não castrou, saiba que existem lugares que realizam a castração gratuitamente ou com preço reduzido. Confira os endereços aqui e aqui.

6- Torne sua casa a casa do seu cachorro

É muito justo que seu cachorro sinta que sua casa também é a casa dele. Para tornar isso possível é mais simples do que pensa:

  • Deixe os brinquedinhos dele em locais onde ele possa ver e brincar quando quiser;
  • Coloque uma caminha quentinha e confortável no lugar favorito dele;
  • Quando sair de casa, deixe um rádio ligado. Pode ser baixinho, é só para ele não se sentir sozinho;
  • Deixe que ele tenha acesso a todos os cômodos da casa;
  • Imponha disciplina. Os cães são como crianças, precisam de limites e alguém que fale firme com eles. Se faça ser respeitado pelo seu cachorro e isso evitará um monte de dores de cabeça como pular nas visitas ou destruir algum móvel;
  • Faça muito carinho e muita farra sempre que possível;
  • Jamais bata no seu cachorro para corrigi-lo.

Nossa casa é nosso refúgio. É onde queremos estar depois de um longo dia cansativo e mesmo depois das férias viajando, adoramos chegar em casa. É essa a mesma coisa que seu peludinho precisa sentir na sua casa, que ele pertence ao ambiente. Que a casa é seu refúgio, o melhor lugar do mundo que ele poderia estar.

7- Leve seu cachorro nas férias de família

cachorro

Seu cachorro não faz parte da família? Então porque viajar por 15 dias e deixá-lo sozinho em casa? Existem muitas coisas bacanas que você pode fazer em família incluindo seu peludinho.

Aqui demos várias dicas de coisas bacanas que podem fazer nas férias incluindo seu cãozinho. Eu tenho certeza que ele vai se sentir muito amado se for levado para viajar com todos!

Muitas empresas aéreas permitem o transporte animal e aqui neste post mostramos como viajar em segurança de carro ou ônibus.

O importante é que todos estejam reunidos, agora, se realmente ele não puder ir, peça a um amigo, parente ou vizinho querido que vá vê-lo diariamente. Essa pessoa além de dos cuidados de higiene deve brincar um pouquinho com ele, assim ele não vai se sentir sozinho. E caso ele passe mal nesse período terá alguém para socorrê-lo. Deixando outra pessoa responsável por ele, não esqueça de deixar o telefone de onde estarão hospedado e seu telefone para os casos emergenciais.

Se não puder levar na viagem e não tiver ninguém para ir vê-lo em casa, existem os hotéis para cachorros. O importante é que ele não fique sozinho.

Mas sempre busque como prioridade levá-lo nas férias, se em último caso ele não puder ir, aí sim, busque novas opções. Se cachorro vai se sentir o mais feliz do mundo participando das férias em família!

8- Faça uma enchente de carinhos e amassos

Quem não é feliz com carinhos e amassos, beijinhos e afagos? Os cachorros gostam muito de um carinho! Não é atoa que vão nos esperar na porta quando chegamos, querem carinho, amor e atenção.

Separe um momento do dia só para isso, mesmo que seja 30/40min. Reserve esse tempo só para brincar, jogar umas bolinhas, fazer carinho, conversar, pode usar esse tempo para passear também. Alguns cachorros são fissurados por fotografia, fazem até pose na hora de fotografar. Aproveite esse tempo juntos!

Ter um cachorro e saber aproveitar esses momentos muitas vezes é melhor que fazer terapia. Você acha que o está distraindo, mas no final percebe que você foi o maior beneficiário da situação. Vivemos numa época tão corrida, onde tudo é para ontem, onde só temos notícias ruins nos jornais. Vivemos assolados pela sombra da violência e crise é palavra chave do momento. É preciso parar também!

Esse tempo com seu cachorro é um respiro para todos! É o momento onde você também pode recarregar suas energias, se distrair um pouco, deixar os problemas de lado mesmo que por minutos, mas tenha certeza que fará uma diferença enorme na alma, tente e depois me fale!

9- Fique com seu melhor amigo até o fim 

Para fazer um cachorro feliz é preciso ficar com ele até o fim, até seu último dia. Sem essa de que cachorro velho dá muito trabalho e não tem graça. Nada de abandono ou abrigo hein! Gente de verdade ama seus amigos até o fim!

Todos nós vamos ficar velhos um dia, o que você gostaria que fizessem com você quando ficar bem velhinho? Te jogar na rua e deixar você esperar a morte chegar de forma lenta e dolorosa apenas com as lembranças dos dias bons?

Ao contrário do que muita gente pensa é fácil cuidar de um peludinho idoso, vocês já estarão bem adaptados, você já identificará se algo não vai bem apenas de olhar o seu peludinho. Fizemos aqui uma matéria completa sobre como cuidar de um animal idoso, não é bicho de sete cabeças não.

Amigos de verdade não abandonam o outro nos momentos difíceis. Pense em quantas vezes ele foi o único que te entendeu, o único que sorriu pra você, o único que te ajudou a dissipar diversas nuvens negras? Acredite, o seu cachorro é sim seu amigo mais fiel e companheiro. Quer uma prova? Ok. Certamente você já viu alguém maltratando um animal, o deixando sem comer ou até mesmo batendo. Nesse momento o cachorro tem medo e sai de perto, mas se essa mesma pessoa o chamar dentro de uns minutos, ele vai voltar de imediato e ainda abanando o rabinho. Sabe por que isso acontece? Porque os cães são feitos todo coração, todo amor. No peito deles não cabe raiva ou rancor, só o amor mais puro e sincero.

Valorize esse amor, essa fidelidade que ele deposita em você! Seja um humano de verdade! Seja um amigo de verdade! Não abandone seu cachorro quando ele envelhecer!

10- Respeite seu cachorro

cachorro

Já ouviu o ditado que diz que respeito é tudo? Isso aí, é tudo para eles também.

Se você já tem um cachorro sabe que ele tem sentimentos como os nossos, então sabe também que não é todo dia que estão dispostos a brincar, correr, pular ou realizar qualquer atividade que você queira. Assim como nós, eles tem o tempo deles e as vezes querem apenas ficar deitado quietinho, curtindo uma preguiça. Segue mais umas dicas:

  • Respeite o físico do seu cão, não vá realizar caminhadas que ele não aguenta;
  • Deixe que ele realize suas refeições em paz;
  • Não o leve para lugares barulhentos (como eles ouvem mais alto que nós, isso pode ser torturante para ele);
  • Brinque dentro dos limites e não o irrite com brincadeiras que ele não gosta;
  • Não seja agressivo com ele.

Respeitar tempo e espaço são fundamentais para nós e com eles não é diferente. Para você ter um cachorro sadio e muito feliz não precisa da inquisição do medo, apenas carinho, amor e respeito.

Trate seu melhor amigo da maneira que você gostaria de ser tratado e tudo ficará bem! Cães são preciosidades que necessitam de nós e o que eles nos dão em troca torna o que fazemos por eles algo tão pequeno…

Ame seu peludinho! Ofereça sempre o seu melhor, que a natureza se encarrega de retribuir da melhor maneira possível!

Espero que tenham gostado do nosso post de hoje!

Deixem suas dúvidas e opiniões nos comentários! Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados para vocês, até lá! 🐶😃

 

Banner Amigo ajudar

Leave a Reply

4 Comentários

  1. Pingback: 6 formas de fazer uma renda extra com os pets

  2. Pingback: 7 motivos para não ter um animal em casa

  3. Paulo

    Nada deixa meu vira-latas mais feliz do que muitos cafunés. E um bom petisco após o banho, algo que ele odeia.

    • Fabiana Xavier

      Olá, Paulo!

      ahahahaha… Boa tática!
      Amor, carinho e petiscos nunca são demais!

      Um abraço!

Next ArticleSaiba tudo sobre o câncer de mama nos pets