6 Dicas de limpeza incríveis pra você que tem um pet

cat

Nos dias de hoje a gente quer ter um animal de estimação mas não tem muito tempo pra cuidar do local onde ficam. Mas sabemos da importância da higiene tanto deles quanto nossa. Nos preocupamos com pelos pela casa, bactérias, cheiro e aparência do nosso lar. Hoje vamos dar dicas incríveis de como manter tudo em ordem com 6 dicas super simples mas que vão fazer toda diferença, fica com a gente!

Fizemos uma lista com 6 coisas que vão agilizar seu dia a dia e tornar a limpeza mais prática. Nós já falamos aqui de como retirar pelos de cachorros e gatos de vários lugares, hoje vamos falar da higiene de forma geral, vamos lá?

1- Luvas de limpeza geral

gloves-319838_1280
Sabe aquelas luvas de borracha de uso geral? São ótimas para retirar os pelos de cães e gatos de almofadas e sofás principalmente se o tecido for de camurça e suede que normalmente o aspirador não retira tudo.
Basta colocar as luvas nas mãos e ir passando suavemente sobre o tecido, os pelos vão se juntando como mágica. Vão notar as cores mais vivas!
Segue vídeo explicativo:

 

2- Reciclando a meia calça

meia-calca-fios-diferentes
Antes o que você fazia com meia calça que puxou fio era jogar direto no lixo, mas agora você vai ver que maravilha ela é para a limpeza!

Quantas vezes você varre a casa e quando olha lá estão os pelos nos móveis e pequenas poeiras no chão? Encape sua vassoura de pelos com a meia calça que furou ou puxou fio. Na hora de varrer além de não levantar poeira e evitar um monte de alergias, todos os pelos e pequenas sujeiras vão grudar nela sem voar para os móveis.

Dica Bônus para uso da meia calça

  • Utilize as pernas para organizar as sapatilhas e rasteirinhas. Vão ficar sempre limpas e ventiladas
  • Corte pequenos pedaços e faça sachês perfumados. Você pode utilizar sabonetes e colocar nas gavetas ou cravo e canela e colocar na cozinha. Deixam um perfume delicioso!
  • O elástico da cintura serve como prendedor de cabelo e não deixa aquela marca chata que alguns deixam

 

3- Xô pulgas

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Essa é uma dica de mãe! Lave sua área externa com uma água bem salgada, as pulgas odeiam sal por um motivo que não sei explicar, mas o fato é que onde tem quintal lavado com água salgada as pulgas não tem vez! Mas veja bem, esse não é um efeito bactericida. Essa água também não vai matar as pulgas, apenas espantar.

Em hipótese alguma dê banho em seu gato ou cachorro com essa água, pois pode causar alergias.

4- Limpeza da área externa
balcony dog

Um bactericida é fundamental para higiene tanto interna quanto externa da casa, mas se tratando de área externa, uma dica simples é o bom e velho cloro. Você deve usar uma colher de sopa de cloro para cada litro de água, mas atenção, alguns cachorros são muito sensíveis a essa fórmula.

Nesse caso, indico bactericidas próprio para limpeza de áreas de convívio animal. Você encontra produtos específicos em pet shops e supermercados na parte de onde ficam as rações e produtos de pet. A vantagem desses produtos específicos é que costumam ter um perfume muito bom e não faz mal ao nossos peludinhos.

5- Limpeza da área interna
cat house1

Quem mora em apartamento sofre um pouco para limpar onde os pequenos ficam, as vezes fica até com cheiro de xixi.

Para porcelanato você pode utilizar vinagre, que é bactericida. Uma colher de sopa para cada litro de água, se desejar pode acrescentar uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Faça um teste em uma pequena área antes.

Para os pisos comuns você pode utilizar uma mistura água com vinagre e álcool e sal.

Utilize a mesma medida de vinagre e álcool e passe no chão, deixe de molho de 10 a 15 minutos e retire o excesso. Passe um pano com água para que não fique nenhum resíduo.

Alterne essa limpeza com água e sal. Para cada litro de água uma colher de chá de sal. Deixe de molho de 10 a 15 minutos, lave com água para retirar o excesso e pronto! Se desejar após o processo pode passar um paninho com qualquer óleo, cera ou outro produto que goste de uso diário para deixar tudo bem perfumado!

6- Troca de panos
pano de chão

Tem muita gente que não dá importância para a troca de panos na higiene da casa. Mas funciona assim, cada cômodo tem suas bactérias típicas.
Exemplo, o banheiro tem bactérias específicas do banheiro, a cozinha tem bactérias específicas da cozinha e por aí vai. Por isso não devemos misturar os panos, para evitar que as bactérias se espalhem por ambientes em que não deveriam estar.
Compre um pano de chão e reserve somente esse para limpar onde fica a caixinha de areia do seu gatinho. Pode acontecer de ele fazer coco e na hora de tapar jogar para fora da caixa. Pode inclusive de acontecer de ele jogar com xixi para fora da caixinha.
Com cães bebês é comum fazerem xixi quando ficam felizes, ou quando maiores podem fazer pela casa para demarcar território.
Reserve panos para limpar somente esse tipo de sujeira para evitarmos a proliferação de bactérias em ambientes que não devem estar.
Na hora de lavar, não esqueça de pôr um pouco de cloro ou água sanitária quando colocar os panos de molho. Esses produtos eliminam bactérias.

E aí o que mais vocês fazem na hora de limpar e higienizar o cantinho dos seus peludinhos? Conta pra gente nos comentários!

Espero que tenham gostado das nossas dicas.

Abraços! Até semana que vem! 😉

Next ArticleAnimais de rua são um problema ou o problema somos nós?