6 Motivos pelos quais seu gato te acorda durante a noite

Quando foi a última vez em que você teve uma boa noite de sono? Se o gatinho foi o culpado, está na hora de resolver o problema. Aqui estão os 6 principais motivos para o seu gato acordá-lo à noite:

 

1- Problemas de saúde

Alguns problemas médicos inibem uma boa noite de sono. Até um leve mal estar como uma dor de dente pode fazer um gato ficar sem dormir.

“Fique particularmente atento se for um comportamento diferente, especialmente num gato velho”, aconselha Cindi Co, DVM do centro de adoção MSPCA-Angell, em Jamaica Plain, Massachusetts. Alguns dos maiores culpados pelas inesperadas crises de miados são artrite, hipetireoidismo e pressão alta, todas podendo ser diagnosticadas e tratadas por um veterinário.

Comece com uma ligação para o seu veterinário se o seu gato tem apresentado um comportamento diferente durante a noite. Colocá-lo a caminho da recuperação pode significar que você voltará a ter boas noites de sono.

 

2- Tédio

Se o gato fica muito sozinho, ele provavelmente está descansando durante o dia, deixando a energia para brincar durante a noite. Procure maneiras de distraí-lo enquanto você estiver fora. “Brinquedos, poleiros para janelas e métodos inovadores de alimentação, como brinquedos que guardam ração, ou esconder pequenas porções de ração pela casa, podem ajudar”, afirma Cox.

Brincadeiras interativas com a família humana também são importantes. Faça o gato se mover pela casa com um apontador de laser, balance uma varinha enquanto você assiste TV ou jogue uma bolinha pela casa antes de sair para o trabalho. Mantenha os brinquedos novos, alternando-os ou trazendo algo novo para casa.

Compense o dia com pelo menos uma hora de brincadeiras durante a noite, antes de apagar as luzes. Assim seu gato terá tempo de relaxar.

 

3- Hábito

Talvez, quando seu gato era um bebê ou jovem, você tenha respondido aos seus chamados noturnos dando-lhe carinho ou trocando sua água. Infelizmente, você o ensinou que é receptivo à visitas da meia-noite.

Hábitos podem ser revertidos; então, mesmo que tenha começado com pé errado, você ainda pode ter de volta suas noites de sono. Na próxima vez que seu gato te chamar numa hora inaceitável, apenas vire de lado e continue a dormir. Depois de algumas noites deste tipo de reação, ele perderá o interesse.

 

4- Fome

“Acorda!!! É hora de me dar ração.”

Você oferece comida pro seu gato apenas alguns minutos depois de levantar? Se sim, ele pode estar te acordando para pedir comida. “Faça suas atividades da manhã durante um tempo antes de alimentar ou dar atenção ao gato”, sugere Cox.

Afaste sua fome oferecendo-lhe um petisco saudável antes de dormir. Ou então, pergunte ao veterinário sobre dividir a alimentação do gato em pequenas porções durante o dia, ajudando-o a se sentir mais satisfeito.

5- Iluminação demais – ou de menos

O que é escuro para o olho humano não é tão escuro para olhos felinos. “Gatos enxergam melhor no escuro, por terem receptores de luz mais sensíveis nos olhos, e pequenas quantidades de luz podem ser bastante incômodas”, explica Cox.

Se você deixa uma luz acesa, dorme com a TV ligada ou a iluminação da rua chega ao interior de sua casa, talvez esta seja exatamente a quantidade de luz necessária para brincar. Diminua a luz na área de dormir ou tente usar cortinas pesadas, para desencorajar as brincadeiras.

Por outro lado, se o seu gato é idoso, a visão ruim pode estar causando problemas para enxergar, deixando-o inquieto. Neste caso, uma luz suave pode ajudar.

Ajuste sua iluminação, esperando em torno de uma semana para avaliar os efeitos, para ver o que funciona melhor no seu caso.

 

6- Reações agressivas

Assim como as crianças, alguns gatos farão tudo por atenção – mesmo que este seja o tipo de atenção que significa você mandá-lo ir embora, de mau humor. “Qualquer atenção, mesmo negativa, pode paradoxalmente reforçar o comportamento do gato de buscar atenção”, diz Cox.

Além de perpetuar o problema, as reações agressivas podem prejudicar a confiança do gato em você e nos humanos em geral. Por mais difícil que seja, mantenha a calma durante as travessuras dele. Seu silêncio pode ensinar mais do que reações irritadas.

 

Ninguém gosta de ser despertado do sono. Investigue a situação para descobrir o problema. Com algumas medidas corretivas, vocês dois conseguirão dormir ao mesmo tempo.

Você já teve um gato que ficava agitado durante a noite? Como você tratou o problema? Conte para a gente nos comentários!

 

Este texto foi traduzido do site americano Catster. Clique aqui para ler o post original.

Leave a Reply

138 Comentários

  1. Giovana Bonoto

    Eu e a Kora dormimos muito bem a noite toda :)) as vezes eu me mexo durante a noite e ela pensa que estou brincando com as mãos e me morde, ou pula na minha cara, mas logo ela entende que eu só queria mudar de posição, hahahaha!

    • Natalia Kelbert

      hahaha isso deixa a noite mais divertida, né Giovana!

  2. Pingback: 6 Motivos pelos quais seu gato te acorda durante a noite | Blog da Lista Gatos

  3. Regina

    Eu percebi que meu gato dá “um rolê” pelo apartamento algumas vezes miando alto e bem convicto, como eu tenho uma fêmea também o veterinário disse que ele pode estar demarcando o território dele, mesmo sendo castrado e ela também alguns comportamentos ancestrais continuam latentes, como um leão que ruge nas fronteiras do seu território.
    Mas esse mesmo gato é bem conversador e nós somos os culpados pois incentivamos, quando ele mia nós, eu e meu marido, respondemos. Outra coisa que o veterinário disse é que os gatos raramente “verbalizam” entre si e usam essa “tática” para estreitar os laços com os humanos.
    Então qual seja a teoria o mais provável é que ele seja um gato tagarela!

    • Natalia Kelbert

      hahahaha ótima história, Regina! O meu também é bem tagarela… mas quando eu estou dormindo, não dou moral pra ele não, deixo ele falar sozinho! hehehe

      • Geovana Medeiros

        Natalia, desculpa enterromper, mas eu tenho 3 gatos, um se chama Mingal, outra se chama Melody e outra se chama Belinha, e eu tenho dúvida de um negócio, o que eu faço para a minha gata Belinha parar de fazer massagem na minha barriga a madrugada toda? Eu não gosto quando ela faz, e eu queria muito saber como não se repetir todos os dias.

    • Ivana

      A minha tb é assim. Às vezes vai para outro lugar da casa e mia, eu respondo e ela vem correndo!

  4. Débora

    Tenho quatro gatos, duas adultas e dois filhotes de 6 meses (um macho e uma femea). Todos são muito carinhosos, mas ss dois filhotes são muito mais e querem ficar o tempo todo por perto e isso faz com que eles fiquem miando a noite para dormir no meu quarto. Tentei usar a tática do spray com água, mas ainda assim não funcionou. Acho mesmo que uma boa conversa foi o que funcionou com eles. Hoje percebo que na hora de me deitar eles nem ficam mais no quarto. Deixo cobertores pelo sofá ou no outro quarto para eles dormirem no aconchego. Uma outra estratégia foi deixar uma roupa com meu cheiro. Parece que isso funcionou bem.
    Ah, de vez em quando eles tentam, mas não dou atenção e depois de um tempo desistem. São como crianças, se fizer a vontade deles, verão que aquilo dá certo e repetiram o ato.

    • Natalia Kelbert

      Legal Débora, excelentes essas dicas! Essa de colocar uma roupa com o cheirinho, também funciona muito bem quando o gato precisa mudar de ambiente… por exemplo, se você for viajar e tiver que deixá-lo em um hotelzinho pra gatos. Ajuda muito e faz com que eles se sintam mais seguros!

    • Ivana

      A minha me acorda às 3 ou 4 da manha pedindo carinho… se eu dou e paro, logo ela vai traquinar pela casa, se eu nao dou atençao ela vai traquinar do mesmo jeito… :(

  5. Fernanda Costa

    Não sei mais o que faço. Meu gatinho Jake tem 8 meses e não o castrei ainda. Ele está muito bravo, fica querendo sair do apartamento o tempo todo miando alto. Durante o dia ele até é mais bonzinho, a parte da tarde ele dorme quase que inteira, aagora a noite ele se transforma. Não deixo ele dormir depois das 22h, tentando distraí-lo. Sempre vamos dormir por volta da meia noite e por mais calmo q ele esteja, é só começarmos nos aprontar para dormir q ele surta. Começa a correr igual louco, pulando nas portas, paredes, miando alto, e o faz por pelo menos 1h até se acalmar e dormir de novo até as exatas 5h, todos os dias sem atraso e sem falta, quando começa a pular freneticamente na cama. Ai o ponho pra fora do quarto e ele passa a destruir a casa, derrubando coisas, etc. Alguma sugestão quanto ao q fazer?? Não sei mais o q fazer, moro em apartamento e os vizinhos querem me matar!!

    • Natalia Kelbert

      Nossa, Fernanda, parece que você tem um mini-furacão em casa, hein??

      Gatos são animais de hábitos noturnos, por isso ficam tão agitados. Mas nunca vi um caso como o do seu gatinho… Geralmente a castração os deixa mais tranquilos, pois não querem sair pra correr atrás de fêmeas. Acho que pode ajudar bastante. Além disso, pegue algumas dicas com um veterinário! Ele poderá te ajudar, ou indicar um especialista em comportamento felino. Boa sorte!

      • Kelley

        Os meus gatos, são igualzinhos. e eu tenho 4. 2 são mais tranquilos, mas 2… só Jesus na causa.
        Meu Deus! De todos comentarios q li, esse parece que foi contado a minha história.
        Parece um despertador ambulante, não param de miar, arrombar a porta de saída. Parece que tem uma pessoa tentando arrombar.

        mas sou apaixonada por eles, as vezes fico brava, mas depois passa.

        • Ju Okumura

          Tenho 5 machos em casa, castrados, mas dois são assim tbm, e não tem essa de deixar cobertor ou roupa com cheirinho porque eles fazem cocô e xixi em qualquer pano que esteja no chão fora do quarto!! E eu estou sem ter uma boa noite de sono a mais de um ano. Estou ficando desesperada e meu humor insuportável. :'(
          Trabalho em casa e não deixo eles dor irem durante o dia, mas quando começo a me arrumar pra dormir eles começam a se aprontar pra balada e é só eu deitar que pronto, aprontar festa começou!! E quando da umas 5:30 da manhã, acabou pra mim, daí depois só consigo dormir de novo pelas 6:30, 7horas. E aprontar cor do as 9 parecendo que um ônibus me atropelou umas 5 vezes. Dor no corpo, dor de cabeça, e um humor um tanto fragilizado… E pra eles é como se nada tivesse acontecido!!

      • Ivana

        A minha é fêmea, castrada e eu a apelidei de Destroyer… tenha noção!! Fernanda, sei o que vc tem passado. Aqui não é muito diferente… tb não sei o que fazer. Se brinco com ela pra ela cansar e dormir, logo ela perde o interesse…

      • Aline Costa Santana

        Kkkkkkkkkkkkk k kkkk gente meu gato tem 7 meses e é castrado e mesmo assim faz tudo isso, já tentamos de tudo ! Spray com água, fiz um arranhador pra ele todo elaborado, compramos brinquedinhos, erva do gato( essa era a minha esperança más não deu emn nada!) , eu o peguei da rua, quando o levamos ao veterinário ele disse que ficou impressionado como ele é arisco e inquieto, ele passou a noite lá pois havia passa pela cirurgia de castração, e foi o único dos gatos operados que ficou pertubando a noite inteira, miando, arranhando a casinha , depois fez xixi em tudo, e molhou até o veterinário na hora de voltar pra casa, eu estava muito contente com a esperança de que depois da castração ele acalmasse mais, só que não deu em nada

    • Daiane Faria

      Olá Fernanda;
      Tenho um gatinho de 2 ms´na verdade nem 2 ms ainda menia e ele tem 7 dias que estar comigo mais de ontem pra cá ele comecou fazer extamente isso o seu faz , ele me acordou hoje 3;30 AM , ele pula na caa e tudo mais ai quando acordei saiu como um louco pela casa subia descia peguei no colo pra calmar mais nada disso adiantou ele estava ligadao a 220WATS so pode ….
      atee falei com meu esposo precisamos procurar um calmante pra ele kkkkkk´abr.

    • Way

      Meu gato todo mundo conhece ele no predio, ele sempre ta na janela ou no muro da sacada, mas não pertuba não. Devia ter uns 8meses depois que apareceu no predio e ficava jardim do lado da guarita depois q uma menininha deu pão pra ele. Ai a gnt adotou. Mas depois que castrou ele ficou agressivo, mas agora ta de boa. É mais pela idade, quando é adolescente é rebelde mesmo. Me acorda as 7 da manha td dia, p comer. uma vez a gnt fechou a porta do quarto e ele pulou da sacada para a janela pelo lado de fora, e abriu a janela do quarto, so q detalhe, a janela fica recuada pra atras da sacada, mt perigoso, ai nunca mais fechei a porta. Mas se ele ficar sozinho o dia inteiro, de madrugada ele vai pertubar msm.

  6. Cristiane Dagola

    Rsrsrs…adorei as dicas, pena que agora que li, Shakira já não nos acorda mais;
    Shakira era uma gata abandonada no Tijolinho, nós moramos lá e um belo dia, ela nos escolheu, e conquistou seu espaço…
    Como era pequenina e nós nunca tivemos um bichinho, eu acabei mimando demais, ela sempre queria atenção, e comida. E eu levantava e brincava até ela cansar e dormir de novo…ficava alternando eu e meu marido.
    Cheguei a comprar floral pra ver se ela deixava a gente dormir…Shakira pulava loucamente na porta e ficava batendo com a patinha…até hoje ela mia muito pouco!!
    Depois que conversei com o veterinário ele me disse que ela era uma criança e que teria que ser reeducada… foi muito duro, pois incomodava muito, mas passamos a dormir de porta fechada sem dar bola pra ela, mas hoje ela dorme de boa na sua caminha.
    Agora no verão, deixamos ela dormir no quarto, mas como sempre chegamos do trabalho e brincamos com ela sem deixar ela dormir até a hora que nós vamos pra cama, ela já se acostumou. Hoje ela dorme com a gente, deixamos uma frestinha da porta aberta pro caso dela querer comer ou algo do gênero, ela vai e volta quando quer, mas tem dormido as noites inteiras…entrou no nosso ritmo!!

    • Natalia Kelbert

      Que bom, Cristiane! Geralmente é assim mesmo: é só não dar bola que com o tempo ele vai sossegando… Beijos

    • Ivana

      Perfeito!! Queria poder conseguir isso. Minha gatinha tem um ano e meio, qual a idade da sua Cristiane?

  7. Lindy

    Minha gata Sagwa dorme o dia todo e pela noite não podemos fazer qualquer barulho que ela acorda miando muito, batendo na porta, arranhando, até alguma de nós abrir a porta pra ela entrar e sair na mesma hora pela porta do fundo. Isso de 3 a 6 vezes por noite. Ninguém dorme!!! A partir de hoje, combinamos que não vamos abrir a porta por mais que ela escandalize. Ver no que vai dar…

    • Natalia Kelbert

      E aí Lindy, o que deu?? Ficamos curiosos!

      Nosso gatinho aqui em casa também era assim, até que fizemos o mesmo que você: resolvemos ignorar a todo custo! Levou um tempo (algumas semanas) mas no fim das contas conseguimos… ele desistiu e passou a ficar quietinho!

      • Lindy

        Oii… Graças a Deus deu certo… demorou um pouco mesmo, mas ela acostumou e parou com o terror!!1 kkkkkkkkk

        • DaaySanchez

          Olá, minha gatinha tem 2 meses e meio chama Tequila e é exatamente assim, toda noite fica miando e arranhando a porta, já não sabia oq fazer. Obrigada pela dica vou tentar isso hahaha

    • Patricia

      A minha gata faz a mesma coisa! Dorme o dia todo e a noite arranha a porta e fica miando o tempo todo. Não sei mais o que é dormir!

  8. Isabelle Guimarães

    Eu acabei de ganhar um gatinho, Hugo, quando vou dormir ele dorme também mas lá por umas 5 hrs da manha ele me acorda, miando. As vezes pego ele e coloco pra dormir comigo, mas ele fica me arranhando e mordendo, claro tudo de brincadeira….

    • Natalia Kelbert

      Eles são brincalhões mesmo, e essa hora é quando ficam mais agitados! Tenta colocá-lo pra fora do quarto e mostrar que você não está pra brincadeiras naquele momento. ;)

  9. perola azul

    meu gato se chama floquinho ai anoite ele fica arranhando a minha cama para que eu acorde

    • Natalia Kelbert

      Oi Perola, provavelmente é tédio mesmo… dá uma conferida nas nossas dicas desse post! Acho que vão ajudar. Bjs

  10. Priscila

    Minha gata se chama Dora, a adotei em setembro deste ano, ela já tinha seis meses quando veio para nossa casa. Ela é muito carente, hoje já está mais independente, porém entre 4 e 5 da manhã nos acorda com mios altos, e tem tudo que precisa, ração, água, caixa de areia limpa. Vamos testar suas dicas e ver se melhora! Obrigada por compartilha-las!

    • Natalia Kelbert

      Que bom Priscila, depois conta se elas funcionaram!

  11. Ligia

    Minha gata de 1 ano não med eixa dormir! Todas as noites é a mesma coisa:por volta de 4 da manhã ela começa a miar alto, entrar na ciaxinha de areia e jogar areia pra fora. E daí é assim até eu levantar e dar atençao, trocar a agua e a comida. Quando enfim levanto para trabalhar ela se acalma. Esse comportamento é novo, coincidiu coma mudança de apartamento e com o fato de agora ela ficar o dia todo sozinha enquanto eu trabalho. Tento brincar com ela qdo eu chego mas ela não corresponde mais as minhas brincadeiras como antes (ela adorava pegar bolinhas de papel)

  12. Natalia Kelbert

    Puxa Ligia, é bem provável que esteja relacionado ao fato de estar em um lugar novo, mas principalmente, ao tédio de ficar sozinha o dia todo. Talvez seja o caso de adotar um companheirinho pra ela… os gatinhos brincam entre si e se distraem, reduzindo a ansiedade deles e a necessidade de você ter que ficar dando atenção. Nesse post a gente fala sobre ter mais de um bicho em casa: http://site.amigonaosecompra.com.br/um-e-pouco-dois-e-bom-tres-e-melhor-ainda/

    Boa sorte!

  13. Julielle

    Gente a minha pititnha tem 2 meses nao sussega, ela acorda todo dia as 4 da noite é batata, para morder nosso dedao eu e meu esposo ja nao guenta mais pois ela gosta muito do pé, pensa so neste calorzao a gente ter que dormir de cobrerta pra tampar os pés, o pior vocês não sabe essa noite ela aprendeu a entrar por debaixo da coberta kkkkkkkkkkkk ai que raiva..mas eu amo minha princesinha branquela.

    • Natalia Kelbert

      Pois é Julielle, a gente ama nossos gatos mesmo quando eles aprontam, né! :)

      • Victor

        meu gato Prince é muito insistente ele fica miando pra entrar no quarto e se a gente ignora ele mia até a gente acordar ele está estragando a porta minha mãe vai colocar ele no banheiro mas eu acho que não vai dar certo e o pior é que a gente tenta tudo que esta postado mas não da certo e quando a gente deixa um prato na mesa com uma coisa comestível ele vai la e começa a lamber o prato o que devo fazer? me ajudem.

  14. bia

    Ultimamente o Dmitri me acorda varias vez durante a noite me mordendo, ele morde qlqr parte do meu corpo que nao esteja coberta, eu acordo chateada e boto ele pra fora do quarto, mas ele fica miando do lado de fora do quarto, ai termino deixando ele entrar de novo. Nao sei pq ele ta fazendo isso, ja tive outros gatos, mas eles nao eram assim, sera que ele so qr atençao?

    • Natalia Kelbert

      Oi Bia, pode ser o fato de querer atenção, ou então ele está entediado… dá uma olhada nas dicas que demos neste post aqui e veja se funcionam com ele!

  15. Flavia Lima

    Adotei um gatinho de 4 meses hoje é o segundo dia dele aqui em casa. Ontem ele ficou meio esquivo e desconfiado, mas hoje foi pro colo de todos e acho que quer mais atenção. Não para de miar, agora mesmo teclo balançando um chaveiro pra ele ficar quieto rsrsrsrs

  16. katiane

    meu gatinho esta me deixando doida eu ja perdi diversas vezes a paciencia durante a noite com ele .ele não para de miar não é carinho nem atenção nem fome eu sempre deixo água e comida pra ele principalmente a noite …como ele estava saindo muito e sumia durante 2 dias e quando voltava estava sempre muito machucado eu mandei o veterinario dele castra-lo isso tem uma semana …pensei que ele fosse ficar mais calmo só que não!! ele dorme o dia inteiro e fica miando a noite toda ja não sei mais o que fazer socorro!!!!

    • Diana Gomes

      Oi gente. Acho q o meu caso é o caso do hábito. mas tem um probleminha mais: é q a minha gata salta para cima da minha cara e fica deitada do lado dela. eu n quero dormir na mesma almofada que ela. necessito meu espaço. Como faço paraimpedir que faça isso? é que se eu ignorar ela vai para cima de onde não deve

  17. paula

    No começo meus gatos dormiam a noite inteira… agora um deles começou a miar alto e a noite na porta que da para o Hall. Tenho medo de que ele acorde os vizinhos, fora que fico acabada por acordar as 5 da manha… tenho medo de castra lo e não adiantar nada e pior, fazer com que parem de brincar, correr e serem curiosos

    • Luciana

      a castração é muito boa, além de evitar doenças e proliferação(gatos e cachorros pelas ruas já viraram epidemia), te asseguro que não os impede de continuar a bagunçar, correr, miar, ser curiosos inclusive te acordar de madrugada :) hihihi

  18. Ingrid

    Olá!
    Adotei há uma semana uma gatinha adulta, castrada, com idade entre 1 ano e 1 ano e meio.
    Ela simplesmente mia a madrugada toda, mas lá pelas 4h o miado se intensifica e ela não para, até levantarmos. Antes de dormir, limpamos a caixinha e trocamos a água e a comida, então ela não está passando necessidades.
    Nós não cedemos aos pedidos dela, mas ficamos acordados o tempo inteiro, porque ela não desiste de miar. :(

    Nós ficamos o dia inteiro fora e à noite brincamos bastante, até para cansá-la um pouco mais. Mas acho que ela deve dormir o dia inteiro e por isso ficar com a corda toda à noite. :/
    Alguém tem alguma dica? Será que é só um período de adaptação?
    Não temos como adotar uma companhia para ela, pois ela é bem agressiva com outros animais.
    Alguma dica, por favoooor… precisamos dormir! heheh Obrigada!

    • Diana de Oliveira

      Tenho esse mesmo mesmo problema

  19. iVANA

    Meu gatinho, de 6 meses, passa o dia só, quando chego brinco com ele. Só que TODO DIA, por volta das 04 da manhão, começa a miar me chamando para brincar. Estou um zumbi. Fico com pena e acabo brincando…mas tenho passado dias de muito sono… O que fazer????

  20. Monica

    Nunca tive problemas com meus gatos (2) até me mudar para o Canadá e trazê-los comigo… Antes de eu trazê-los minha gata ficou doente e eu tive que dar muita atenção a ela e agora ela está tendo um comportamento neurótico de miar muito durante a noite ela quer claramente atenção, se eu levanto ela se joga no chão… Eu brinco com ela, dou atenção o dia todo, eles correm no quintal. Não sei mais o que fazer! Eh impossível ignorar. O miado eh alto e encomoda a todos, acabo levantando para meu namorado ou vizinhos não reclamarem…
    Não sei mais o que fazer, hj tranquei ela no banheiro e ai pela manhã ela fez xixi no carpete do meu quarto. Quando eu acordo eles deitam na minha cama e dormem!
    Ajuda por favor!!!! To ficando maluca!

  21. então, como voces estamos com esse problema,tenho uma gata que é calma, mas o nosso novo gatinho de 10 meses (que veio ainda bebe com 45 dias) não dorme muito, acorda as 4, e fica miando e acorda a outra ai correm e brigam, acordando todos na casa,deixamos comida, agua e tudo que precisa,se não dou atenção ele faz xixi na cama e morde nossos pés!um sufoco, ai ficamos cansadose irritados pois não dormimos muito, ai temos que levantar 5;30 outros as 6, morremos de sono e cAnsados.será que devemos ignorar? ou tem mais alguma sugestão?

  22. Sarita

    Eu tenho esse problema com a minha gata quando entro em ferias. Ela é acostumada a acordar comigo e ir trabalhar, ai, quando entro em ferias e resolvo acordar um pouquinho mais tarde ela não deixa. E já tentei de tudo, ela dorme bem a noite toda e só me chama no horario de trabalhar, ela nao quer comer, nao quer agua, só quer que eu acorde. Já tentei fingir e voltar a dormir, ja tentei brigar, nada resolve. Eai acordo estressada por mais que ame muito ela. Alguem sabe o que posso fazer?

  23. isabela

    Gente,

    Achei um gatinho simpático com menos de 45 dias na rua e levei pra casa. O bichinho é uma peste a noite! Tem 3 dias que estou tentando dormir e não consigo. Durante o dia ele dorme, mas a noite quer brincar o tempo todo e o pior.. na minha cama! ele não quer saber da cama dele de jeito nenhum! já tentei repreender com jornal e vários outros métodos, mas não adianta! o que eu faço? preciso dormir!!!

    • Fabiana Xavier

      Oi Isabela, agressão só gera mais agressão. Não bata nele não. Ele é muito novinho, pode até sofrer alguma fratura. Para educar, tente um borrifador com água. Sempre que ele fizer uma arte, borrife água. Mas cuidado, não deixe cair nos ouvidos nem olhos.
      Bem, como já disse, ele é muito novinho. Gatinhos bebes são elétricos mesmo e ainda esta a pouco tempo na sua casa, esta se adaptando ao ambiente, esta curioso querendo conhecer tudo.
      Com o passar do tempo ele vai se acalmar.
      Se precisar de ajuda, estamos aqui ou no facebook:
      facebook.com/amigonaosecompra
      Abraços!

  24. Luciana

    Difícil a noite em que não somos acordados com saltos mortais, patadas no meio da cara, um correndo atrás do outro de pega-pega, esconde-esconde, sempre após a meia noite, todas as alternativas acima já tentamos, a porta do quarto? já sabem abrir sozinhos e é muito difícil mantê-los acordados durante o dia, dormem pesado.

    • Fabiana Xavier

      Mas são muito espertos! Abrem a porta sozinhos!!
      Eles são novinhos? Normalmente quando bebes são mais elétricos mesmo, mas depois vão acalmando.
      Abraços!

  25. mariana

    Meu gato, que tem quase 15 anos, está assim: vou dormir, ele deita comigo, espera eu pegar no sono e começa a subir nas coisas. Sobe nos moveis do quarto e mia, mia, mia, até perceber que eu acordei. quando acordo tenho poucos segundos pra levantar, se não ele faz xixi em tudo. Xixi fora do lugar em troca de atenção é algo que ele tem a uns anos já. Mas está demais. Tem sido assim a noite INTEIRA. Tenho revezado com minha namorada, uma dorme uma noite, a outra dorme na noite seguinte. Alem do $$ curto e dos veterinarios do bairro, alem de caros, não demonstrarem que entendem muito de gatos (e pedem um milhao de exames, pra no fim nao descobrirrem nada .-.), por um trauma de infancia ele não sai nem no corredor do predio, tem muito medo, então a gente evita leva-lo na rua porque o stress é MUITO grande. Não sei mais o que fazer. Preciso dormir a noite, preciso deixar o meu gatinho bem, preciso que tudo de certo no final “/

    • Fabiana Xavier

      Mariana, como ele já é um senhor eu indicaria um veterinário mesmo. Pode ser algum problema de saúde ainda não detectado. Eu indicaria a vocês que o levassem em faculdades de veterinária. Normalmente as faculdades prestam serviço voluntário ou a preço popular. Quem atende são os formandos mas sempre tem um profissional formado da área dando apoio.
      Vai dar tudo certo! Estamos na torcida!

  26. Deilly

    Olá! Meu gato tem 3 aninhos, resgatei ele da rua ainda quando era novinho! Passo o dia trabalhando e ele sozinho em casa, então ele passa o dia dormindo e a noite quer brincar, sempre que vou dormir ele fica pedindo pra abrir a porta pra ele ir lá pra baixo,ele fica na grama do condomínio, ele é castrado, o problema é q ele volta e fica chamando pra entrar, comi e quer sair novamente, tudo isso durante a madrugada, acaba me estressando, deixo ele na sala e fecho a porta do quarto, mas, ele fica pulando no trinco da fechadura pra abrir a porta, não sei mais o que fazer, pois fico preocupada com os vizinhos reclamarem.

    • Fabiana Xavier

      Deilly como passa muito tempo sozinho, acho que você já matou a charada, é solidão.
      Do período que chega até ir dormir, não deve ser o suficiente para ele matar a saudade. Tente distraí-lo com brinquedos, deixe alguns espalhados pela casa, algum que ele consiga brincar sozinho.
      Boa sorte!

  27. Catia Cilene

    Estou rindo à toa, com todas essas histórias!!!!!!! Vejo que não estou sozinha nesse barco.
    _ Quero dormir!!!!!!!!! Mas o meu Belinho não deixa.
    Amo o meu gatinho, é como um filho, mas eu imagino chegar a hora de dormir, levanto várias vezes. Se fecho a porta, ele mia, mia, mia, arranha a porta e tenta, tenta até que consegue abrir .
    Arranha o guarda roupas, me morde que parece cachorro. Ele pula, corre , quando levanto, o danado para e deita no corredor pedindo carinho. Ele ama um cafuné. Sou até paciente, mas confesso que tem dia que dá vontade de jogar ele longe, mas quando olho aquela carinha de dengo, não tenho coragem nem de dar um tapinha e ele acaba me vencendo. Já castrei o sapeca, faço bolinha de papel, brinco muito com ele e nada, o pior é que vou me casar e não sei como vai ser, estou preocupada dele atrapalhar o meu casamento. Pode isso? Parece piada, mas é verdade. Ando um caco, quero dormir. Ele dorme o dia todo, e eu?
    Tem algum remédio, alguma coisa que eu possa fazer?É um pedido de SOCORRO!!!!
    Mas eu amo o meu Belinho!!!

    • Fabiana Xavier

      Catia, os gatos tem mesmo hábitos noturnos. As vezes se distraem com outras coisas enquanto dormimos, mas as vezes querem nossa atenção, as vezes quererem brincar. Na maioria das vezes com o tempo, eles acostumam e dormem bem durante a noite toda.
      Tenho uma aqui que tem medo do escuro, então só dorme se tiver uma luzinha acesa em algum lugar, mas todos os dias me acorda as 3, as vezes 5 horas da manhã para acompanhá-la ate a comida.
      Mas amamos de qualquer maneira não é mesmo?
      Abraços!

  28. Liliana

    Oii!
    Eu tenho dois gatos de um ano e meio e um deles mia a noite toda, tem comida agua, caixa de xixi tudo perto onde ele e o irmao podem ir mas ele mia muito desde filhote!
    Meus pais tao ficando doidos com ele e eu ja nao sei mais o que fazer ajudaaa! :/

    • Fabiana Xavier

      Oi Liliana, já foi ao veterinário? Pode ser algo físico também.

  29. Gente, como estou aliviada depois de ler todos esses relatos.
    Adotei o meu bebê, a 4 meses, o nome dele é Xurumelo. Lindooo, branco de pelos longos e de olhos azuis. Ele deve ter uns 6 meses, pois trocou as presas agora.
    Eu estava achando que ele era meio “anormal”, porque toda madrugada, entre 5 e 5:30 ele acorda, mia alto, corre, come, espalha areia, derruba tudo, e como eu ignoro ele, agora ele usa a técnica da lambeção. Lambe meu nariz, meus olhos, abraça meu rosto, lambe meu queixo, até eu levantar.
    Tenho outros 02 gatos, com 09 e 07 anos, e nunca foram assim.
    Apesar do sono q sinto o dia todo, não me arrependo de tê-lo adotado. Aliás, foi ele que me escolheu!!! As alegrias são muito maiores do que as 2 hrs que eu deixo de dormir todo dia.

    • Fabiana Xavier

      A gente adota achando que vai salvar uma vida e no final nós é que ganhamos. Aprendemos muito sobre amor com os gatinhos! ❤❤

  30. Felipe Molina

    Meu gato ta a noite toda miando, ele tem 1 mes ele foi separado das irmas queria saber como eu faço pra parar de miar tanto assim ?

    • Jamile

      Gente, adotei uma gatinha linda a dois meses, ela esta com qse 5 meses e não me deixa dormir, durmo com a porta fechada, pois esta claro q ela não pode dormir no quarto, e toda noite ela mia muito, algumas alternando de 3 em 3 horas, começando as 3 da manha e outras começando a miar as 6 da manha, uso a técnica de ignorar, só q levanto as 7 e pouco pra trabalhar e muitas vezes ela esta miando na minha porta e acabo reforçando o estimulo, as vezes espero ela parar, o problema é quando ela não para e não tenho tempo pra esperar e mesmo assim acho que acaba reforçando. Como ela arranha minha cortinha, acabei prendendo e isso deixa a sala muito clara logo cedo, será q tem relação tbm?

      Não sei mais oq faço!!!!!

      Alguma sugestão

      • Thiago

        Sugestão: Evite deixar a porta fechada. Gatos detestam cômodos fechados. Se você deixa a porta fechada ela vai querer entrar de qualquer jeito. Tente deixar alguns brinquedos pela casa e se ela te acordar, não brigue com ela, isso vai quebrar os laços de confiança e não vai resolver o problema. O mais difícil de se criar um gato é que, diferentemente dos cachorros, eles se magoam muito fácil e são muito orgulhosos! Boa sorte com a sua felina!

    • Fabiana Xavier

      No início da adaptação isso é normal. Você já providenciou um cantinho quentinho para ele? Nessa idade ele ainda devia estar amamentando, deve estar sentindo falta da mãe. Você vai precisar redobrar a atenção, carinho e cuidados com ele.

  31. Jamile

    Gente, adotei uma gatinha linda a dois meses, ela esta com qse 5 meses e não me deixa dormir, durmo com a porta fechada, pois esta claro q ela não pode dormir no quarto, e toda noite ela mia muito, algumas alternando de 3 em 3 horas, começando as 3 da manha e outras começando a miar as 6 da manha, uso a técnica de ignorar, só q levanto as 7 e pouco pra trabalhar e muitas vezes ela esta miando na minha porta e acabo reforçando o estimulo, as vezes espero ela parar, o problema é quando ela não para e não tenho tempo pra esperar e mesmo assim acho que acaba reforçando. Como ela arranha minha cortinha, acabei prendendo e isso deixa a sala muito clara logo cedo, será q tem relação tbm?

    Não sei mais oq faço!!!!!

    Alguma sugestão

    • Fabiana Xavier

      Jamile por que ela não pode ficar no quarto?
      Gatos gostam de dormir no pé da cama bem pertinho da gente e outra coisa que eles não gostam é de porta fechada, principalmente se a mãe ou pai deles esta depois da porta.
      O excesso de luz como dissemos no post pode influenciar sim, tente colocar pelo menos um tapa sol.

      Abraços!

  32. Bia

    kkkkkkk, o mais engraçado é q todos os gatos dos comentários costumam acordar no mesmo horário, próximo das 5h da manhã, por que será? Os meus filhotes até dormem comigo, mas as vezes me acordam porque ficam mudando de posição na cama, procurando o melhor lugarzinho para ficar, ou ainda, começam a me amassar e ronronar, daí não da coragem de brigar né? Só que isso interrompe o nosso sono o tempo inteiro, e sem falar que quando eles param, muitas veze estou dormindo numa posição desconfortável e não mudo de posição para não acorda-los… Vou tentar essa da luz, pode ajudar… Obrigada! Obs: Sempre achei que é melhor adotar 2, porque eles gastam mais energia juntos e ajuda que durmam a noite, recomendo para quem tem gatos filhos únicos, reconsiderem adotar outro, isso pode fazer toda a diferença nas suas noites insones… :)

  33. Nossa, acho super legal ler os comentários aqui, pois sei que não estou sozinha nesse barco…rsrs.
    tenho uma gatinha, a nega, de aproximadamente 8 meses (não sei ao certo, pois a resgatei da rua), e ela é uma loucura quando passa das 23:00 da noite. passa o dia dormindo, pois passamos o dia fora, trabalhando e quando chega a noite parece que ela adivinha que vamos dormir e fica louca querendo brincar. vai de quarto em quarto miando até que eu não aguento e acabo me levantando da cama pra alegria dela que começa a correr e pular pela casa. Tento nem dar bola pra ela às vezes, mas ela é muito esperta, morde a mão, o pé, mia bem pertinho do rosto, sobre em cima de mim, até que ela consegue…rsrs

    • Fabiana Xavier

      Oh dozinha!
      Faz assim, brinca um bocado com ela quando chegar. Tenta seguir os passos do motivo tédio la do post.
      No fim de semana que estiver em casa dê mais um pouco de atenção à ela.

      Abraços!

  34. Claudia

    Minha gatinha lilica me dà um pouco de trabalho a noite, ela dorme mas ultimamente tem acordado as 4 da manhã, dou a ração dela e abro a porta pra ela sair pra fora mas ai ela não sai, ai volta pro meu quarto e fica miando um miadinho que parece de dengo e ronronando dou carinho brinco um pouco mas ela continua a miar, d

  35. Claudia

    Minha gatinha lilica me dà um pouco de trabalho a noite, ela dorme mas ultimamente tem acordado as 4 da manhã, dou a ração dela e abro a porta pra ela sair pra fora mas ai ela não sai, ai volta pro meu quarto e fica miando um miadinho que parece de dengo e ronronando dou carinho brinco um pouco mas ela continua a miar, depois de um tempo ela sai pra fora ai da sossego.

    • Fabiana Xavier

      Oi Claudia
      No caso da Lilica precisamos saber a idade, se é castrada, se você por um acaso mudou sua rotina, se tem alguma coisa diferente na sua casa, qualquer coisa é motivo para eles estranharem. Há ainda a questão da saúde, já foi ao veterinário fazer os exames anuais?
      Abraços!

  36. Francielle

    Olá adotei o João de 8 meses castrado que não me deixa dormir fica pulando por tudo, porém ele é assim de dia de noite não dorme a criatura kkkkkk tem que rir pra não chorar.
    No momento estou ainda acordada por causa do João. Gostaria de uma ajuda, já tive gatos que eram tranquilos, o que eu posso fazer para João ficar mais tranquilo?
    Obs: faz só dois dias que adotei ele

    • Fabiana Xavier

      Oi Francielle,
      2 dias é pouco tempo pra ele se adaptar. Pode estar nessa agitação por um dos motivos citados acima.
      Já o levou ao veterinário? Se sim e está tudo certo, acredito que tenha ainda umas semanas assim. Ele vai se adaptar e entrar no clima da casa.
      Siga as orientações do post sobre luminosidade, tédio, enfim, veja esses aspectos primeiro.
      Abraços!

      • Raiane

        Gente… estou com esse problema.
        Tenho dois gatos e dão muito trabalho à noite. Tendem a acordar durante a madrugada e começam a correr que nem loucos (hahahaha). O pior é que nessa brincadeira de pega-pega, de caça, eles pulam em cima de quem estiver dormindo, quebram as coisas, enfim… fazem um estrago. Não sei mais o que fazer para mudar esse comportamento. Interajo muito bem com eles, converso quando chego do trabalho, brinco, faço carinho… mas até hoje não consegui mudar. O que faço? Preciso de um help.

  37. Jessica

    Muito obrigada pelas dicas. Ando completamente desesperada com o meu gato de 1ano… ele sempre foi muito brincalhão, mas agora é demais. hà cerca de 3 meses que não consigo dormir! Constumo ir para a cama por volta da meia noite e ele deitasse comigo, o pior é quando chegam as 3h da manhã, aí ele ira como se fosse diabo! Mia tanto e tão alto que mesmo que me levante para o tentar calar é impossivel, se fechar a porta do quarto faz pior, arranha a porta feito um desalmado e corre a casa toda e manda tudo ao chão, para nao falar, que faz de tudo brinquedo… Ele é um gato que nao sai de casa, e parece-me que tem o sono trocado, acho que enquanto eu estou fora de casa (Normalmente o dia todo) ele dorme e de noite é uma absoluta peste!
    Obrigada pelas dicas, acho que me irão ser muito uteis

  38. Ana lidis

    Oi gente! A Mia é minha primeira gatinha. Tem 6 meses. Inicialmente se comportava bem durante a noite, dormia na minha cama. De uns tempos para cá, acorda as 4h30, abre a porta dos quartos sozinha e nao sossega enquanto nao acorda todo mundo, um por um. Passei a trancá-la na sala durante a noite, com acesso a brinquedos, cama, alimento. Mas chora muito, arranha a porta e tenta, a todo custo, abrí-la. Gostaria de saber se está correto meu procedimento e se com o tempo ela vai entender que deve dormir na sala até acordarmos. Att.

  39. Geovana Medeiros

    Eu tenho 3 gatos, duas fêmeas e um macho, aí uma gata minha que se chama Belinha ela mim pertuba durante a noite toda em cima de mim fazendo massagem na minha barriga, e eu não gosto, o que posso fazer para ela parar?

  40. JOSIANE CARLA KAUL

    Meu gato é surdo e mia alto, muitooooooo alto a noite… não sei o que fazer, me ajudem!!!

  41. Beatriz

    O meu gato chama se Obama e ja tem 1 aninho, ele dorme sempre comigo, basta eu esticar o braço que ele vem, mas durante a noite enquanto dorme ele acorda do nada e começa a morder me e com as patinhas a chegar me para la, expulsando me da minha cama. Que isto significa?

  42. Encontrei um gatinho na rua e fiquei com ele mais o problema é que ele fica miando feito loco quando nao esto em casa ele ainda é novinho e quer ficar dormindo cmg na cama mais nao pode nao quero que ele cresça fazendo isso como posso fazer para parar com isso?

  43. Sophia

    Gente, eu li todas as dicas e todos os comentários mas continuo sem saber o que fazer! Me deem uma luz?!?!
    Adotei minha gata de 4 meses, a Cat Moss, em Novembro. Ela miava a noite toda, eu ignorei e ela parou. Ela sempre dormiu comigo, mas tem um despertador próprio que a faz acordar as 6:20! Eu acabo perdendo exatamente 1 hora de sono todo dia, o q me deixa bem mal humorada. Eu tento ignorar mas aí ela começa a tocar o terror! Ela faz coisas que ela sabe que eu não gosto, só coisas que eu brigo com ela! Parece que é de propósito, pra eu acordar e dar atenção! Come meus sapatos, rasga vestidos de festa que ficam pendurados nas araras (n cabem no armario e se ficam nas sacolas, mofam), derruba plantas, enfeites que trouxe de viagens, mastiga minha escova de dentes… Ela sabe que está errada, pq quando eu levanto, ela foge correndo desses lugares e vai pra sala, que é onde a gente normalmente brinca quando chego do trabalho! O que eu faço, se fosse só a miação eu até aguentava, mas ela estraga TUDO! E só pra chamar minha atenção! Não consigo ignorar quando escuto alguma coisa caindo e quebrando ou meua vestidos rasgando.. Dá vontade de chorar! Tô ficando desesperada já!

  44. Raphaella

    Nossa, meu gato é muito chato. Ela me acorda todo dia entre 5 e 7 da manhã, miando excessivamente e extremamente alto. Daí eu a alimento e volto a dormir, 30 minutos depois ela começa a miar em frente a porta do quarto e eu tenho que levantar de novo pra ela sair. Tem dias que eu fico extremamente irritada com isso.

  45. Cristina Florêncio

    Oi, gente! Tenho 4 gatos ( 2 machos adultos, 1 fêmea adulta e 1 filhote). De 1 ano para cá, Nino (2o gato) não me deixa dormir. Ele começou me acordando assim que amanhecia. Depois, foi acordando cada vez mais cedo. Agora dorme no meu quarto e fica me acordando para sair e entrar várias vezes durante a noite. Se eu não abro a porta, ele pula na maçaneta, arranja e balança a porta, mia até eu abrir. Creio que o vizinho de baixo ouve. Tenho receio de receber reclamação. Para esse entra e sai, descobri portinhola de gato que podem ser instaladas na porta do quarto. Vou comprar uma importada no site do Mercado Livre, porque tem imã que evita da porta ficar batendo durante a noite. Porém, ele descobriu outra forma de chantagem: quando amanhece, ele fica miando na porta da sala para descer para o jardim, bem na hora que preciso me organizar para ir trabalhar! Ultimamente, ele se vinga subindo na TV que está na parede da sala. Ele pula do chão para a parede. Tenho receio que ele derruba. Também já tentou subir no Split. Deus, por favor, me ajude!

  46. Lucinalva

    Meu gato não dorme a noite e fica pedindo para fazer sala com ele. É fica agressivo quando ver a minha mão. Sempre tratei ele com carinho e amor.
    O que será dessa reação?

    • Lucinalva

      Meu gato não me deixa dormir. Abro a porta para ele sair e dá uns paseio,com meia hora se mim encontrar dormindo mim acorda para ir para a sala não tenho mais noite boa de sono por causa do meu gato e ultimamente anda agressivo com minha mão. Não agüento mais o que faço?

  47. Camila

    Esse Post já tem um tempo, mas estou tendo um problema com meus gatos, tenho dois, uma fêmea de 5 anos e um macho de 4 meses. Morava com minha irmã e os dois gatos passavam o fim da tarde e noite comigo e dormiam com ela, mais por causa dos nossos horários de chegar em casa. Eram de brincar no meio da noite e causavam no apartamento. Minha irmã foi morar sozinha e eu fiquei com os gatos. Eles sentem saudades, mas estão se adaptando, só que estou tendo alguns problemas. As únicas restrições que tenho é deles dormirem em minha cama e subirem nas pias. A fêmea mia a noite inteira, e ecoa no apartamento e no prédio. Eu sei que com o tempo ela vai acostumar, mas existe alguma maneira de eu a acalmar sem ser expulsa do prédio?

  48. george tavares cupertino

    gostei das informacaes de amigos nao se compra,tenho uma gatinha de 1 mes e muito baconceira gosta de moder e subir na cama muito levadinha durante o dia dorme muito a noite quando eu chego do trabalho cansado ela quer brincar comigo dou algumas volta na casa com ela falo que estou cansado coloco ele de volta na casinha dela ela continua a baconsa dela estava lendo hoje a noite sobre a luz muito clara deu certo apaguei as luzes deixei so a tv ligada em 3 minutinhos entrou na sua casinha e esta quietinha mais nao dormindo ainda ll e um amorzinho nao dei comidinha caseira pra ela so racao tem algum problema

  49. Carla

    O gato da minha tia já é velhinho e todo dia de madrugada vai para o quarto e fica miando até, aí minha tia levanta e põe comida para ele se não ele não para de miar e para piorar ela tem hóspedes em casa aluga quartos,o que fazer o problema de tentar ignorar é que não é uma solução rápida né e pode não funcionar mais o jeito é tentar.

  50. thiago

    O meu mia de uma forma que parecem que estão matando ele, é muito alto e desesperador, abro a porta ele corre e para. Aparentemente é só pra me acordar mesmo, como se fosse uma implicância….Estou pensando seriamente em deixa-lo sair de casa durante a noite pois está complicadíssimo ficar sem dormir direito. Ele não tem nenhum problema de saúde, temos outro gato que faz companhia para ele e o mesmo é totalmente diferente.

  51. Flávia

    Meu gato mia pouco, e mia apenas quando quer algo. Só q de umas semanas pra cá ele não está miando apenas grunhido, como se quisesse miar e o som não sai! Estou preocupada

  52. Rosemere

    Minha gata troca o dia pela noite. Acho q é porque tenho um filho especial que assusta ela, ai ela fica o dia tido escondida dormindo. E a noite perambula pela casa, mas nao me incomoda. Só to preocupada que assim ela nao tá tomando sol.

  53. joana darc ribeiro

    meu gato é o mais velho anda muito regressivo não aceita outro gato mia muito a noite o que fazer/???.. nao pode ficar no mesmo ambiente.

  54. Venho por este meio informar que a minha gata quando está a dormir passado uma ou duas acorda repentinamente, muito perturbada e agitada e a miar constantemente e de seguida vai procurar alguma coisa que não faço ideia do que seja e espeta as unhas onde quer que seja, por favor me contactem preciso da vossas sugestão para orientar a minha gata.
    Obrigado espero contacto via email.

  55. Daiane Lisboa

    Adorei a matéria!
    Estou enlouquecendo, tenho dois gatos enoooormes, uma que pesa 10kg e uma mocinho de quase 8kg e eles dormiam conosco e era tranquilo, mas conforme osolicitado kg foram aparecendo passou a ser insustentável dormir com esse rapaz pois ele dorme em cima de mim e acordo com dor no corpo pelo peso, então faz mais de 3 meses que estou fechando a porta do quarto na hora de dormir para que eles não entrem mas faz 3 meses que não sei o que é acordar em paz pois a partir das 5 da manhã ele começa a miar pra entrar incessantemente, eu já ignorei, já levantei pra reclamar, já voltei a ignorar, tenho mal humor matinal, vontade de esmagar aquela cabecinha gorda, não sei mais o que fazer!!!!! Ah só ressaltar que ele é o cúmulo da carência, pede colo e atenção o tempo inteiro não fica sozinho durante o dia e é o bebezinho da casa, mimado demais. Me ajudem

  56. Daiane Lisboa

    Adorei a matéria!
    Estou enlouquecendo, tenho dois gatos enoooormes, uma que pesa 10kg e uma mocinho de quase 8kg e eles dormiam conosco e era tranquilo, mas conforme os kg foram aparecendo passou a ser insustentável dormir com esse rapaz pois ele dorme em cima de mim e acordo com dor no corpo pelo peso, então faz mais de 3 meses que estou fechando a porta do quarto na hora de dormir para que eles não entrem mas faz 3 meses que não sei o que é acordar em paz pois a partir das 5 da manhã ele começa a miar pra entrar incessantemente, eu já ignorei, já levantei pra reclamar, já voltei a ignorar, tenho mal humor matinal, vontade de esmagar aquela cabecinha gorda, não sei mais o que fazer!!!!! Ah só ressaltar que ele é o cúmulo da carência, pede colo e atenção o tempo inteiro não fica sozinho durante o dia e é o bebezinho da casa, mimado demais. Me ajudem

  57. Vitória

    Teve uma vez que meu gato me acordou miando ( miados fortes) e ele estava na porta do meu quarto, quando ele viu que eu tinha acordado, ele veio até mim , subiu na cama e deitou do meu lado. Que comportamento é esse? :0

  58. Vivian

    Nossa, otima reportagem, amei as dicas vou tentar, meus gatinhos não são velhos são rapazes cheios de energia e sempre me acordam de madrugada querendo atenção, se habituaram preciso reverter isso urgente!

  59. Jaqueline

    A minha Nina mia muuuuuuuuito Durante a noite. Comecei a deixar uma brechinha da janela aberta pra que ela pudesse sair e fazer as necessidades dela. Porém meu portão não é fechado e com isso outros gatos começaram a entrar no meu quintal. Qdo ela entrou no cio eu voltei. A fechar a janela durante a noite, mas ela ficava desesperada pra sair. Depois que o cio acabou. Ela diminuiu bem a vontade de sair durante a noite, mas ainda assim fica mudando pra sair.

    Deixei a janela aberta até um pouco mais tarde já com intenção de deixar aberta pra ela sair, mas outro gato da rua entrou dentro do meu quintal e a Nina ficou desesperada, só ouvi ela entrando dentro de casa correndo. Meu marido olhou pra mim e disse. Outro gato entrou aqui dentro. Ela pra fugir correu pro meu quarto, qdo fui ver o gato já estava dentro do meu quarto, qdo ele me viu saiu correndo pra rua de novo.

    Ta complicado. O cuidar dela. Eu nunca tive gato, ela surgiu no meu quintal e eu acolhi. Mas passo por poucas e boas com ela

  60. Viviane

    O Fred tem 5 anos, e eu mudei p um apto e o trouxe, já é a segunda tentativa. Ele estava acostumado com a liberdade da casa da minha mãe, subia no telhado, etc. Ele não me deixa dormir, mia a noite toda, e eu não sei o q ele quer, eu levanto as vezes, outras tento ignorar, mas está difícil, acho que vou desistir e deixar ele na casa, só trouxe pq ele é muito peludo e fica cheio de nó, sujo, pq minha mãe não sabe cuidar…espalhei cat nip pela casa, ele nem ligou

  61. Liz Paim

    Pois é….pessoal! Complicado! será que alguém me ajuda??? Temos dois gatinhos: uma com 10 anos e um adolescente, com 2 e meio….Ambos castrados….Ambos tirados da rua. Nós os adotamos quando tinham na faixa de 5 meses….Jade, de 10 anos, tinha um pouca das atitudes de Simba, de 2 anos, quando era pequena. Mas acho que nao tanto quanto ele….Mesmo antes dele chegar, passamos a dormir com a porta fechada do quarto porque a Jade sempre subia na cama pra dormir, mas, vcs sabem, acordava e ficava mordendo o pé….
    Quando Simba chegou, claro que continuamos com a porta fechada. Mas de algum tempo pra cá, coisa de 2 ou 3 semanas, ele arranha a porta desesperadamente quase toda a noite. Estou escrevendo agora com olhos de zumbi por nao ter dormido….Aí tanto eu quanto meu marido, revezamos, pra ver o que se passa…..nao é fome, nao é sede, nao é dor….é puro denguinho…ele quer colo, quer cafuné, quer ir pra cama, mas pra brincar….
    Estamos super cansados esses dias…Gostaria muito de uma dica de o que fazer pra ele pare de arranhar a porta, que nesse momento está cheia de fita adesiva pra ver se ele cola a patinha e desiste….Mas ele sempre acha um cantinho descoberto da porta pra arranhar….Pode???
    Dá trabalho, viu? Nao nao vivemos sem nossos bichanos….

  62. Adriana monteiro

    Adotei mha gata em junho, gatinha de rua, e o veterinário acha q ela tinha uns 8 meses. É o mesmo problema aqui á noite, com o agravante que ela arranha forte meus pés e mãos/braços, mesmo por cima da colcha. Aguento ser acordada, mas não aguento os arranhões, que sangram e jnflamam. Me ajudem, o que faço?

    • Fabiana Xavier

      Olá Jaqueline, tudo bem?
      Obrigada por seu comentário, suas dicas também são muito boas! :)

      Um abraço!

  63. ANGELA SILVA

    Boa tarde!
    Meu gato neguinho não me deixa dormi todos os dias a partir das 5 da manha ele fica arranhando a porta e quando eu abro ele não quer dormir quer bagunçar , ele inda não e cadastro, isso ta me deixando estressada eu já dei umas sandálias mais não adianta, eu o amo muito acho que mimei de mais… o que fazer?

    • Adriana

      O meu gato é do mesmo jeito é tb não sei o que fazer! Já dei chinelada, morrendo de dó, mas não adianta, ele volta a miar.

  64. Gildete Borges

    Adorei as dicas vou testar algumas. Obrigado

  65. Brunna

    Pandora minha gata ainda não fez dois meses mas dorme cmg, já come ração tudo bonitinho, porém eu trabalho de final de semana então ela fica sozinha e quando chego eu brinco com ela e depois vou dormir porém ela continua agitada, o que posso fazer para que ela durma durante essas noites agitadas dela?

  66. Daniel Carvalho

    Oi, eu tenho uma gata filhote , seu nome é Luna e seu apelido é Miú ( por quê é assim que ela mia ‘-‘ ) , ela tem apenas 1 mês e meio , o problema é , ela mia o tempo inteiro , eu brinco com ela , dou comida e água , mas ainda sim , ela vêm e começa a miar do nada , não é fome e nem sede , parece que ela quer atenção mesmo , só que ela fica o dia inteiro assim , teve uma vez que eu fiquei carregando ela o dia inteiro no colo e ela até dormiu junto comigo , dae ela não chorava , eu sei que pode ser carência de atenção , mas ela exagera , eu não posso ficar com ela no meu colo 24 horas por dia , por motivos óbvios , e eu sou muito carinhoso com ela , mas ainda assim , ela mia o dia inteiro , fica me seguindo e miando atrás de mim quando não está no meu colo , ela é bem agitada , fica brincando o tempo todo e tudo é motivo pra ela brincar , dae eu tento brincar com ela pra ver se eu consigo cansar ela pra ela poder ir dormir logo , só que mesmo assim é bem difícil cansa-la , dae eu tenho que ter paciência com ela mesmo , mas queria saber se tem alguma forma de faze-la ficar um pouco menos agitada e carente , por quê atenção minha ela recebe até demais , mas ainda não parece ser o suficiente pra ela , é só ela subir no meu colo que ela para de miar , eu to realmente precisando de um milagre para deixa-la menos inquieta , agradeço se alguém puder me ajudar :D

  67. THAYSSA

    tenho 4 gatinhos e gostei bastante das dicas

  68. Pingback: Retrospectiva do Amigo: Veja tudo o que fizemos em 2016

  69. Amanda

    Olá pessoal
    Vou ganhar um gatinho hj não sei se é macho ou fêmea sei que tem 1 mês . Nunca criei nenhum animal estou super ansiosa. Vou comprar ração e umas vasilhas para areia comida e água . Será que ele ou ela vai me acordar durante a madrugada? Jesus kkkk pior que tenho insônia ai quando pego no sono é ótimo Tomara que ela ou ele sejam calminho kkkkk

  70. Adriana

    Gente preciso de ajuda!!! Meu gato tb tem duas que não me deixa dormir a noite, principalmente qd tento visitas dormindo no meu quarto. Ele sempre dormiu a noite fora do quarto e qd saio pra trabalhar deixo o quarto fechado pra evitar que ele encha de pelos. Ele passa muito tempo sozinho e provavelmente dormindo. Mas trabalho o dia todo e não posso criar outro gatinho. Gostaria que ele não mudasse na porta do quarto a noite inteira. O que fazer??? Help!!

  71. Mateus V

    Eu e minha namorada adotamos uma gatinha (Aisha) com apenas 2 meses. A gata mora com ela, na casa, durante o dia e a tarde fica com minha sogra e meu cunhado, ela é um furacão!!! ligada no 220v e no decorrer do dia ela intercala em dormir e brincar, até aí tudo bem, o problema é que a noite quando minha namorada chega cansada e precisa dormir, a Aisha fica no quarto com ela e quer brincar principalmente na cabeça e no cabelo o que incomoda muito, além disso, às 5:30 da manha ela costuma acordar e quer brincar (arranhar) na perna, nas costas e assim acordando a dona. Alguma dica para ela dormir ao mesmo tempo que minha namorada?
    Obrigado!!

  72. Por lo general no leo el artículo en blogs, sin embargo me gustaría decir que este artículo muy presionado
    Yo para tratar de hacerlo! Su estilo de escritura se ha asombrado
    yo. Gracias, artículo muy grande.

  73. Alessandra Keiko de Paula Kanda

    Bom dia, eu preciso de um help, a um ano adotei uma gatinha, faz uns 6 meses ela arranha a minha porta ou fica batendo na janela do meu quarto na madrugada, moral da história eu levando as 4 da manhã coloco comida faço um dengo e volto a dormir e ai….. ela arranha de novo e de novo e de novo só para quando eu dou uma bronca e coloco ela pra fora.
    Preciso de uma ajuda

  74. Debora

    Tenho uma gata que nao gosta de carinho e nem permite que eu a pegue… Mas a noite, vem pra minha porta do quarto e chora mto e arranha mto. Eu saio ofereço comida ela nao quer… Abro a porta pra ela ir pra rua tb nao quer… Enfim… Volto pra cama e ela volta a chorar. Ela tem quatro anos. Sera doenca? Mas so ataca a noite????

  75. Dion Frontes

    Para quem não sabe, os gatos são animais da classe dos felinos, e como felinos, a exemplo dos leões, onças, tigres, leopardo, jaguar, puma, etc… estes precisam descansar de dia (dormir) para caçar a noite, sem contar que, a visão dos felinos é bem mais aguçada durante a noite do que durante o dia, então eu posso afirmar que, os problemas aqui relacionados aos gatos, não tem nada a ver, sendo que eles, os gatos seguem apenas os seus instintos animalescos, que é caçar a noite (no caso ratos kkk), para poderem descansar durante o dia, ainda que os gatos sejam animais domésticos e fofos, eles ainda são felinos. Eu sempre penso que os gatos, são a mistura de todos os felinos, só que em miniatura, kkk! (:

  76. Ana Semeghini

    Olá, minha gata tem me atacado de madrugada ou logo que venho deitar. Em geral eu levantava e ia ver se tinha comida e água para resolver o que a inquietava. Dar broncas de nada adianta. Chego no desespero a ficar de quatro ee emitir sons que imagino parecidos com o de gata brava. Hoje ela me estressou muito. Pulou sobre mim dormindo e começou a me morder pra arrancar pedaço. Me cobri até a cabeça para ignorar ela seguiu mordendo pelas cobertas e machucando. Perdi a. Paciência, enxoteiela continuou atacando.etc. até que fui a cozinha etc
    Agora ela aquietou. É um desespero vou tentar dormir. Estou exausta. Obrigada

  77. Renata Rosário

    Bom dia! Tenho duas gatas de 10meses, Dolly e Lilly. Lilly é muito agitada e além de arranhar a porta, ela deu pra miar muito durante a noite. Dá pra perceber que ela quer ficar conosco. Porém, ficamos com medo de deixá-las soltas pq elas tem o costume de subir nas coisas e quebrar. Elas quebraram um hd de 1000gb! Meu marido já tá ficando irritado , dizendo que vai doar ela, mas sei que temos que ter paciência, pq não são descartáveis. O que faço? Elas costumam dormir no quarto de porta trancada. Me ajudem!

  78. Aline

    Eu tenho um gato de 7 meses, castrado, que não me deixa dormir. Quando da exatamente 5 horas da manhã, ele começa a correr pela casa igual a um louco, sobe em tudo, pula na minha cama, e o pior é que depois de um tempo ele começa a miar muito alto, acorda a casa inteira!
    Não sei mais o que fazer, ignorar, dar ração, jogar algum brinquedo, até deixar ele andar pelo prédio, não tem funcionado! Ele volta a miar sentado ao lado da minha cama ou na porta da frente.

  79. ester

    OLá, tenho um gato muito ciumento e ficava zangado pq eu passo o dia todo fora de casa. Me falaram para adotar uma gatinha que faria companhia pra ele, ele briga muito com ela, quando chego em casa os dois estão chateados comigo. O que fazer?

  80. Danielle

    Durante a semana levanto às 6 da manhã… sabendo disso nos dias que posso dormir até mais tarde eles vem esse mesmo horário até a porta, ficam miando alto e arranhando a porta. O que mais me preocupa é que estou esperando um bebê, e fico imaginando eles fazendo isso quando eu tiver uma noite daquelas e o bebê tiver acabado de adormecer.
    Meu plano é colocar uma porta na cozinha (que é bem grande) e deixá-los dormir lá, não quero acordar a noite e encontrá-los dormindo no quarto do bebê. Essa situação tem criado muito stress em casa, principalmente porque meu marido não é tão apaixonado por eles quanto eu. :(

  81. ANA PAULA PAGGIANELLA

    Tenho um casal de gatos (Laka, uma persa branca de 6 meses e Ragnar, um sialata de 1 ano). A Fêmea entre 3 e 4 da manhã ronrona muito alto (muito alto mesmo) para ganhar carinho e o macho começa a arranhar a cama. Se coloco eles para fora, o macho, muito ninja, consegue abrir a porta do quarto ou fica miando do lado de fora. Fora quando ele não abre a porta dos armários e as gavetas. Preciso urgentemente de uma reeducação para essas crianças.

  82. Miriam Menk

    Eu tenho um gato chamado King. Ele é um lindo mas de madrugada ele quer tacar o terror. Ele fica arranhando a cama até eu levantar, mas o problema dele sou eu e não Minha esposa. Porque enquanto elee nao me vê em pé ele não fica em paz. Comecei a colocar ele na sacada com caminha agua e comida na hr que ele começava a tacar o terror., mas agora ele taca o terror na sacada essa última noite eu tive que levantar porque não consegui dormir era 5:20 da manhã fiz tudo que tinha para fazer e sentei no sofá até dar a hr de trabalhar e o que ele fez? Veio no meu colo deitou no meu peito ronronou e dormiu tive que dormir sentada. Me senti uma mãe quando o bebe não dorme ahuahauahua mas eu não to aguentando mais ter só 5 ou 4 hrs de sono por dia não sei mais o que fazer :'(

  83. Simone

    A 1 ano atrás tive um gato siamês. Fred dormia a noite inteira comigo. Hj em dia sofro com meu novo gato Dudu. . As 4 da manhã ele desperta, fica em cima de mim, me morde. daí me cubro é pior ainda, ele começa a miar.. querer em baixo do meu lençol. E é só comigo. Ele acaba com minha noite. Não sei mais o que fazer.

Next ArticleAnimais e plantas: os cuidados que você deve tomar