7 motivos para não ter um animal em casa

A gente sempre faz campanha para adoção, falamos sobre todos os benefícios em ter um peludo em casa, mas será que todo mundo está preparado pra ter um animal em casa? Será que todos estão aptos para ter um bichinhos? É preciso algum pré-requisito?  Vamos entender melhor sobre o tema.

Primeiro, antes de adotar, é preciso que todos na casa concordem com a adoção do animal. É preciso ter responsabilidades e noção que um bichinho muda a rotina da casa, afinal, eles precisam comer, é preciso trocar a água diariamente, brincar, dar atenção, fazer uma caminhada (no caso dos cachorros) e saber que eventualmente farão uma arte ou outra e você vai precisar entender.

Mas vamos direto à nossa lista de 7 motivos para não ter um animal em casa!

1- Animais dão muito trabalho

Imagina depois de trabalhar o dia inteiro, trânsito pesado, chefe cobrando relatórios, clientes indecisos, nossa, a maioria das pessoas tem uma rotina pesada, ainda chegar em casa e ter que cuidar do bicho!! #Cansei.

Agora imagina depois de tudo isso, ser recebido por um cachorrinho bobo abanando o rabinho, te trazendo uma bolinha pra brincar! Imagina um gatinho pulando no seu colo, ronronando e pedido carinho!

Imagine só por um minuto, ter um bichinho te fazendo companhia, ouvindo aquelas reclamações que ninguém tem paciência, ou mesmo não entendem seu ponto de vista. Mas ainda assim você ainda vai ter que trocar a a água do potinho, colocar comida, limpar caixa de areia ou tapete higiênico. Sabe quanto leva leva pra fazer isso tudo? Uns 10 minutos!

Sabe, no fim, acho que animais dão infinitamente mais prazer que trabalho… Ok, eu falei em 7 motivos para não ter um animal em casa, vou mudar pra 6.

2- Animais sujam tudo e fazem bagunça

Animais fazem maior bagunça em casa, é pelo que não acaba mais! Gatos gostam de roer caixas e fica um monte de papelão picado pela casa. Cachorros também não ficam muito atrás, deixe um brinquedinho peludinho perto pra ver o que vai sobrar dele (risos).

Isso sem falar que deitam no sofá e tiram as mantas, almofadas e capas do lugar. Se vão pra cama, o lençol fica enrugado, a poltrona fica cheia de pelos. Ainda tem que dar banho no fim de semana… Aff, sem condições!

Ok, os animais passam normalmente, a maior parte do tempo em casa sozinhos. Precisam de distração, se você tem um animal em casa precisa ter uns brinquedinhos para eles se distraírem sozinhos. Gatos precisam de arranhadores, cachorros de cordas e bolinhas. Isso é só um exemplo tá? Existem muitos brinquedos que inclusive, você pode fazer em casa. Veja aqui e aqui como fazer brinquedos para seu gatinho e aqui dentro do post ensina como fazer um brinquedo baratinho para seu cachorro.

Sobre os pelos, assista a esse vídeo, é sensacional o que uma luva de borracha pode fazer! Passe no sofá, lençóis, travesseiros, almofadas, tapetes e onde mais você observar pelos.

Sobre a bagunça, fale a verdade, você também deve desarrumar alguma coisa de vez em quando.

Acho que falhei no item 2 também, mas vamos ao próximo número da lista.

3- Gatos, quem gosta deles?

“Gatos não gostam das pessoas, só da casa. São egoístas e individualistas, soltam muito pelo e não pegam bolinhas, não gostam de brincar, nem dá pra passear com eles! Não tenha um gato!”

Oi? Em que planeta vive quem pensa assim? Provavelmente nunca teve um gatinho ronronando no colo pra pensar essas coisas. Gatos amam seus donos! Isso é um super, hiper, ultra, mega fato!!

Gatos amam seus donos, a minha por exemplo me recebe na porta quando chego da rua, se enrosca no meu pé e fica dando cambalhotas querendo atenção. Os gatos são exatamente como nós, alguns são mais quietos, outros mais carinhosos, uns mais arteiros, outros mais mimosinhos. Nós somos assim. Há dias que queremos ficar sozinhos, mais quietos, há dias que queremos festa, estar rodeados de amigos.

O gato é um animal que leva uma fama que não tem! E pelos? É sério? O ser humano perde em média 100 fios de cabelos diariamente. E sim, amam seus donos! Eu tive uma crise renal e precisei ficar de repouso por uns dias, a minha Ruby não saiu do meu lado e quando não estava deitada se apoiando ou em cima de mim, estava no chão me vigiando. Se isso não é demonstração de se importar com seu humano de estimação eu não sei mais o que poderia ser.

Isso sem falar que gatos são sim extremamente inteligentes. Ensinamos Ruby a sentar, dar patinha, fazer carinho e outros truques que poderiam ser feitos com cachorros. Em troca ela ganha petiscos e carinhos. Sobre passear com gatos, o Alexandre Rossi (Dr. Pet) também já provou ser possível. Sinceramente não vejo essa necessidade, mas pra quem quiser, saiba, é possível.

Enfim, falhei no terceiro motivo para não ter um animal em casa, mas o quarto vai!

4- Cachorros são chatos!

“O cachorro late o tempo todo, incomoda os vizinhos, precisa sair todo dia, tem que dar banho e ainda por cima baba, ecat!”

Oi, oi, oi! Se seu cachorro late o tempo todo, cuidado, ele pode estar sinalizando que algo está errado com a saúde dele. Aqui nós falamos bastante sobre os motivos do cachorro latir insistentemente. Se você tem um animal precisa estar atento aos sinais que ele te envia, assim como aquele amigo que fala até pelos cotovelos se um dia aparecer quieto, você vai saber que ele não está bem.

Sobre incomodar os vizinhos, bem, eu parto do princípio que ninguém faz por mal mas se você não trabalha sábado mas tem um vizinho que trabalha, deve acordar ao som do liquidificador. Fora aqueles que não tem boa audição e põe o rádio alto no fim de semana de descanso, tem aquele que parece que está se mudando de tanto barulho nos móveis, enfim, ele pode sobreviver com um latido vez ou outra. E se seu condomínio diz que não pode animais, leia este post e se informe, pode sim, com certas restrições, mas pode!

Sobre os passeios e banho, gente, Brasil, a maior parte dos nossos estados faz calor o ano todo. Um banho além de higiênico, é relaxante para a maioria deles, assim como para nós quando chegamos cansados do trabalho a noite. E nada melhor do que aproveitar esses momentos do banho e passeios pra interagir e se aproximar ainda mais do seu peludo. Demonstre amor e carinho assim como ele faz por você, mas olha, respeite os horários mais quente, você usa sapatos, ele não.

Então, cachorros não são chatos, ao contrário, são fonte de amor, alegria e elevação espiritual!

Ok, ok, falhei no item quatro da lista… Mas vamos prosseguir.

5- Animal de rua sempre vem doente, os de raça são caros

“Pra que adotar um animal de rua se posso comprar? Comprando a gente fica sabendo da linhagem, no entanto são muito caros, sem contar que animais de rua sempre vem doentes e acabam contaminando a gente. Deus me livre de um animal pulguento e doente em contato com minha família!”

Olha meu amigo, se você pensa assim, achamos um motivo pra você não ter um animal, nem de raça! O ato de ter um animal é entender o amor, amizade, companheirismo, compreensão, aprendizagem e humildade.

Animais de raça podem ter problemas de saúde que você nem imagina! Nem vou me aprofundar muito sobre o assunto, pois falamos bastante aqui. Também não citar as dezenas de reportagens que denunciam cativeiros onde os animais de raça são tratados como meros objetos reprodutores. Ficam em um local apertado, sujo, passam fome, sede, a maioria por falta de espaço ficam estressados, enfim, quando não servem pra reproduzir são jogados a própria sorte nas ruas. Os filhotes desses animais reprodutores são levados para a casa do vendedor e são bem tratados, mas alguns herdam doenças de seus pais mal tratados e mal alimentados. Não posso generalizar, mas a grande maioria dos locais de venda é assim! Um grande e infinito terror diário e quando alguém compra, sustenta esse comércio cruel.

Quanto os animais de rua, sim, a grande maioria está doente sim, tem pulgas e carrapatos sim. Eles sofrem por não terem comida, água, por apanharem de gente que acha engraçado bater em um pobre animal, são atropelados e não recebem cuidados médicos, estão sim expostos a pulgas e carrapatos. E sabe por que estão nessa situação? Porque nós humanos, viramos as costas para eles!

Aí tem gente que fala: “Nossa, mas se os animais de raça também sofrem, dá no mesmo!” Não, não dá. No momento em que as pessoas pararem de comprar, o comércio acaba. Já pensou que bom seria se todos os animais tivessem os mesmos direitos? Tanto os de raça quanto os SRD (Sem Raça Definida) merecem um lar, mas que tal se todos fossem adotados? Já os animais de rua estão em maior quantidade e situação muito pior.

E depois, os animais de rua, após de cuidados médicos, carinho e amor, ficam tão lindos quanto os de raça, observe:

cedar

Foto site: www.virgula.uol.com.br

6- Ter um animal atrapalha na hora de viajar

Aí a gente resolve ter um bicho em casa e não pode mais viajar, dormir fora, sair, enfim, vou ficar obrigado a ficar em casa enquanto todo mundo está viajando!

Ok, isso tudo se você quiser! Primeiro que existem vários hotéis, pousadas e restaurantes que aceitam animais. Até de avião você pode viajar com seu peludo! Veja, aqui listamos um monte de coisas que você pode fazer nas férias com seu cachorro e aqui como localizar um bom hotel pra deixar seu gato ou cachorro caso queira viajar ou passar uns dias fora.

Caso queira viajar de ônibus ou carro, também já fizemos um tutorial de como fazê-lo, confira aqui. No caso da viajem ser de avião, as dicas estão aqui. E se quiser passar só uma noite ou outra fora, ou precisar viajar e não tiver mesmo como levar seu peludo, a PetRoomie te dá uma força. Lá tem pessoas de confiança que podem ir à sua casa e ficar um tempo com seus peludos, aí eles alimentam, brincam e ainda te mandam vídeos e fotos. Caso deseje, pode deixar seus peludos com o anfitrião ao invés de ele ir à sua casa. O projeto é super legal, não deixe de conferir!

Então, o item seis também não rolou né? Mas vamos lá, o último vai ser um bom motivo pra não ter um bichinho em casa!

7- A felicidade não está limitada em ter um animal

Todo mundo fala, tenha um animal que é bom e blá blá blá… A felicidade não está limitada em ter um animal e tem coisas que podem agregar e no fim não preciso ficar limpando xixi ou cocô.

Quem nunca ouviu algo assim? Papo de quem nunca teve um bichinho. Ter um animal se resume em amar sem esperar nada em troca. O mesmo vale para o animal, ele nos amam simples e puramente porque tem o coração puro e limpo. Há quem diga que os animais são anjos disfarçados. Eles nos trazem paz, tranquilidade, alegria, diversão, tornam o ambiente mais leve, feliz!

Animais são ótimas companhias para quem mora sozinho, agregam muito no crescimento das crianças, alegram a casa de quem já tem filhos e ótimos para os idosos, enfim, são perfeitos em qualquer fase da vida.

Então tá, estamos chegando ao fim do post e não consegui achar um motivo sequer para não ter um bichinho, mas achei alguns para ter vários!!

Mas falando sério, ter um animal agrega responsabilidades e afazeres diários. Se você sente vontade de ter um peludo mas acha que ainda não é a hora, ajude um protetor ou um abrigo. Doe ração seca, ração úmida, medicamentos, cobertas, jornais, ajude na castração de algum bichinho. Denuncie se presenciar maus-tratos, divulgue os animais que precisam de um lar e compartilhe nas redes sociais. Um dia quando sentir que tem condições de ter um bichinho, adote e leve a felicidade em forma de pelos pra dentro da sua casa.

Espero que tenham gostado do post de hoje!

Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados pra vocês, até lá! 🐱🐶

Banner Amigo ajudar

Leave a Reply

8 Comentários

    • Fabiana Xavierr

      Que lindo Jaqueline! Nós também amamos os animais!
      Abraços!

  1. mayra

    por isso ainda nao tenho um cachorrinho! por motivos financeiro e por nao poder sair com ele… mais tenho 3 gatos (filho) ♡

    • Fabiana Xavier

      Olá Mayra,
      Os gatinhos também são ótimos companheiros! Mas não desanime, um dia você conseguirá ter um cachorrinho!
      Abraços!

  2. Priscila

    que matéria infeliz credo!!! quanta desumanidade.. sendo assim Não tem FILHOS!!!

    • Fabiana Xavier

      Olá, Priscila!

      Acredito que você só lido os subtítulos, sugiro que leia nosso texto completo. ;)

      Um abraço!

  3. Bruna

    Isso sim que é uma matéria de gente infeliz, a pessoa que escreveu isso nao deve gostar nem de si.

    • Fabiana Xavier

      Olá, Bruna!

      Acredito que você só lido os subtítulos, sugiro que leia nosso texto completo. ;)

      Um abraço!

Next ArticleAprenda como evitar o mau cheiro do xixi e cocô do gato