8 maneiras de incentivar a adoção de animais

paw-548634_1280Se quando um animal de rua passa por você, seu coração aperta, você não está sozinho!

Dói muito ver animais na rua abandonados. E como resolver isso? Uma das maneiras é castrar. Isso mesmo, não é possível falar de como incentivar a adoção sem antes falar em castração. Já fizemos um post aqui falando da importância da castração com links de lugares com castração gratuita e a preço popular.

Os abrigos de todo o Brasil estão lotados, nem todos os animais serão adotados por muitos motivos. As pessoas dão preferência por filhotes, animais de raça, tem que ser bonito, de pelagem singular e por aí vão as especificações e com isso a maioria não é adotada.

Então, a gente só vai conseguir pôr um fim nos animais de rua, castrando! Os abrigos dão alimento, medicamentos mas não é o suficiente, todo animal precisa de um lar!

Agora sim, como podemos incentivar a adoção?

1- Feira em Shoppings e parques

boavistashopping

Boavista Shopping localizado em São Paulo realizou recentemente juntamente com a ONG Ampara Animal um evento de adoção em seu estacionamento. Muitas pessoas puderam puderam adotar os animais e sair de lá com sua família maior e mais feliz!

Outro evento muito comum que ajuda muito na divulgação e adoção são as feiras de animais em parques. Muitas ONGs realizam esse trabalho, o Clube dos Vira-Latas é uma dessas ONGs que fazem essas feiras com regularidade. São todos animais do próprio abrigo onde realizam o trabalho de vacinação e castração.

Como Organização Não Governamental, essas pessoas precisam de ajuda que vão desde a manutenção com doação de ração, medicamentos a pessoas para ajudarem nos eventos e até mesmo na divulgação dessas feiras.

Que tal quando você acabar de ler nosso post, enviar uma mensagem para o shopping mais próximo da sua casa e dar essa sugestão? Procure uma ONG ou protetor e ofereça ajuda, tenho certeza que apenas algumas horas até no fim de semana será muito bem vinda!

2- Propaganda em produtos

cervejasemdono

Imagina você pequeno ou grande empreendedor, se dispor de apenas 100 embalagens por mês para colocar uma foto de um cão ou gato que precisa de um lar? Digamos que você faça doces para festa, os doces vão em uma caixa grande, certo? E se nessa caixa maior você colocar uma foto de animal para adoção com seus dados e abrigo onde ele se encontra?

A cervejaria Bamberg (site permitido apenas para maiores de 18 anos), juntamente com a ONG Adote um Focinho está divulgando em suas cervejas, caricaturas de animais que precisam de um lar. Foram inicialmente feitas 4 mil cervejas com esses rótulos e na página da cervejaria você, maior de idade, encontra todos os dados dos animais.

3- Caminhadas em parques

caominhada

Algumas ONGs costumam praticar as famosas cãominhadas. Nelas vão pessoas com seus respectivos cachorros e pessoas do abrigo com animais para adoção. Você pratica um esporte, se exercita , se diverte e tem contato com os diversos cães que precisam de um lar. Normalmente há premiações com troféus e medalhas para os primeiros colocados. Mas o mais importante é o contato dos animais do abrigo com as pessoas.

Shopping ABC localizado em São Paulo, realizou agora em Março/ 2015 com o apoio de uma ONG, a Ampara Animal uma cãominhada. Um ótimo exemplo para ser seguido por tantos shoppings que temos em nosso país.As pessoas puderam ver de perto como esses animais vivem e quanto doce são. E já puderam sair de lá com um novo membro da família.

4- Cafés com animais para adoção

cafe

Já existem pelo mundo algumas cafeterias onde você pode tomar um delicioso capuccino ou chá e ao mesmo tempo ser acariciado por gatinhos fofíssimos e se sentir vontade pode adotá-los. Aqui no Brasil a ANVISA não autoriza nos ambientes comuns onde há alimentos que circulem qualquer animal em meio ao público ou na área industrial mesmo a causa sendo nobre.

Uma idéia para um projeto desses aqui no Brasil seria ter um espaço a parte onde antes ou depois de um café as pessoas pudessem ter contato com os animais. É muito confortante ter um peludinho perto, eles nos trazem tanta alegria e nos ensinam muito sobre lealdade e fidelidade.

Em Madri existe um lugar chamado La Gatoteca (foto acima), lá eles tem um mega espaço para os gatos. Eles criaram um local para cuidar de animais abandonados e tem um espaço café onde você pode tomar aquele cafezinho com um ronronar ao fundo. Muito bacana né?

5- Hotéis com animais para adoção

adopt-me-5

Já pensou em sair de férias com a família e chegar no hotel e ser recepcionado por um cachorro com um colete escrito “me adota”? Um hotel nos Estados Unidos pensou. O Hotel Aloft se uniu com uma ONG local chamada Charlie’s Angels Animal Rescue, e criou um projeto onde eles trouxeram para o hotel alguns animais que iam ser sacrificados e foram resgatados por essa ONG. Os clientes adoraram a iniciativa que já dura uns 6 meses. Se o hóspede quiser adotar é só falar com algum funcionário do hotel que eles notificam a ONG e esta entra em contato com o adotante onde formalizam tudo. Na saída das férias, a família já volta para casa com um novo membro.

Você pode conferir a matéria completa sobre esse projeto do Hotel nesse artigo aqui.

6- Voluntariado

caoemquadrinhos

Uma coisa muito importante mas que poucas pessoas levam em consideração é a fotografia para divulgação dos animais. É muito difícil fazer uma foto legal dos animais, as vezes é preciso de uma ajuda profissional, mas nem sempre os abrigos dispõe de verba para esse fim. Por isso se você é fotógrafo profissional, estudante de fotografia ou um bom fotógrafo curioso, seja voluntário em algum abrigo.

Na divulgação em redes sociais ou para campanhas e eventos é fundamental ter uma boa fotografia. Um exemplo de um trabalho desses é a Cão em Quadrinhos. Eles são voluntários que estudam fotografia e tem um projeto de fotografar para algumas ONGs.

7-Compartilhando nas mídias sociais

blogger-336371_1280

Nem todo mundo pode adotar por vários motivos, já tem alguns animais em casa, não dispõe de verba suficiente para manter um animal, viaja muito e não tem tempo, enfim, mas uma coisa é certa, compartilhar uma foto de animal que precisa de um lar a gente sempre pode fazer! Quando você compartilha uma foto de um animalzinho que precisa de um lar aumenta muito as chances de ele conseguir ser adotado. Não importa se é Facebook, Twitter ou Google Plus, o importante é ajudar sempre.

8- Não compre um animal, adote.

salomao

Oi, meu nome é Salomão e estou disponível para adoção.

Quando você compra um animal, muitas vezes você incentiva um comércio cruel. Todos os animais precisam de um lar, não só os de pedigree. Em muitos lugares esses animais fofinhos que você vê na vitrine são frutos de acasalamentos cruéis. As cadelas ficam presas e são forçadas a cruzar com vários animais o dia todo para garantir uma gravidez. Elas ficam machucadas não só no corpo, mas também na alma.

Os animais não fazem distinção entre raças, dão amor até para um estranho e a única coisa que gostariam de ter é um lar repleto de carinho, alguns brinquedos, água a vontade, saúde garantida e uma comidinha gostosa porque ninguém é de ferro né?

Vejam que sensacional a iniciativa de uma pet shop em parceria com a Associação Quatro Patinhas, eles trocaram os animais da vitrine que estavam a venda por animais do abrigo para serem adotados. A reação das pessoas foi incrível, o que prova que não existe diferença entre os animais.

Espero que com esta matéria a gente tenha conseguindo mostrar que o amor está acima de tudo e que qualquer um pode ajudar um pouquinho a melhorar a vida de um peludinho, por isso nossa bandeira: Amigo Não se Compra, adota!

Gostou do nosso post? Deixe um comentário pra gente!

Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados para vocês, até lá!

Next Article9 alimentos que você jamais deve dar ao seu cachorro