A importância do uso da guia nos passeios com seu amigo

Você costuma passear com seu cão sem a guia? Será que é realmente seguro?

Sempre lembro às pessoas que animais são como crianças, pelas quais nos tornamos responsáveis e, com isso, nosso dever é protegê-los de qualquer perigo em potencial. Como as crianças, os animais são curiosos, tem um forte instinto de explorar e descobrir coisas novas, tem atenção um pouco dispersa e pouco senso crítico.

O seu cachorro pode ser adestrado e treinado para andar sempre ao seu lado, parar antes de atravessar a rua, obedecer rigidamente a comandos de voz. Mas será seguro depositar tanta confiança no adestramento?

A rua é repleta de estímulos. Um cachorro pode latir do outro lado, pode passar uma pessoa conhecida, crianças podem estar jogando bola, um gato pode pular de um muro. Enfim, várias coisas podem chamar a atenção do seu cãozinho e, por mais treinado que ele seja, nem sempre terá o discernimento de esperar o melhor momento para atravessar a rua. Isto sem mencionar os diversos motoristas/ciclistas mal educados, que colocam nossa própria vida em risco, dirigindo em alta velocidade, trafegando na contra mão, fazendo manobras proibidas.

Existem diversos tipos de guias, mais curtas, mais longas, elásticas. E existem parques e lugares cercados onde seu cachorro pode brincar livremente. Então, pra quê arriscar? Veja este depoimento do Pietro Montanari, que passou por um grande aperto por acreditar que sua cadelinha sabia se portar na rua.

Ao passear com seu cão, use sempre a guia. Não conte com a sorte, respeite as imprevisibilidades, evite acidentes. A segurança dele depende de você.

 

 

Leave a Reply

9 Comentários

  1. Thelclys

    Gostei muito, eu nunca havia pensado dessa forma. Ha algum post falando sobre a guia, e como usar, por exemplo : Qual o melhor tipo de guia para o seu cão, quando deve-se usar enforcador e focinheira, quais são os riscos para os cães, se usar de modo errado os mesmos?

    • nataliakelbert

      Thelclys, ainda não escrevemos sobre isso, mas voc6e deu uma ótima ideia! Vou providenciar um texto sobre isso e aí coloco o link aqui, ok?

      Obrigada pela sugestão!

  2. Pingback: Depoimento: “ela correu para o meio da rua brincando com um outro cachorrinho” | Amigo não se compra

  3. Pingback: Enforcadores com garras de metal: um instrumento desnecessário | Amigo não se compra

  4. Pingback: Qual o melhor tipo de coleira para o meu cão? | Amigo não se compra

  5. Pingback: Depoimento: “caminhar com meus dois cachorros ficou muito mais fácil.” | Amigo não se compra

  6. Pingback: Depoimento: uma grande mudança no passeio com os cães! | Amigo não se compra

  7. Pingback: Confira a rotina perfeita para o seu cachorro

  8. Pingback: Você sabe o que é abandono emocional?

Next ArticleComo entreter seu gato dentro de casa