Aprenda como agir nos casos de envenenamento animal

Muitas são as receitas caseiras que ensinam como cortar os efeitos dos venenos ingeridos pelos animais, mas será que existe alguma verdade nessas receitas caseiras?

Hoje vamos falar sobre como identificar o envenenamento e socorrer seu peludinho, fique ligado no post!

Se você é daquelas pessoas que deixam seus peludinhos andarem livres por aí, cuidado, eles podem comer o que não podem ou devem, e se intoxicar!

Os riscos de um animal criado com acesso a rua são muitos:

  • Podem ser perder;
  • Risco de atropelamento;
  • Podem adquirir doenças (por disputas territoriais, alimentos, acasalamento ou até mesmo por fungos de algumas plantas);
  • Ainda tem o quesito ser humano! Algumas pessoas não gostam dos animais e para a cereja de seus bolos se divertem maltratando, jogando água fervente ou simplesmente dando alimento com veneno!

Muito cuidado com seus bichinhos que saem para passear sozinhos!

Envenenamento

Por definição, podemos dizer que: “envenenamento são todos os efeitos danosos às células do organismo por substâncias nocivas que entraram no corpo de alguma forma e que podem causar sérios danos ao indivíduo ou até levar à morte.

Os venenos podem ser ingeridos, aspirados do ar, injetados na veia ou absorvidos na pele, seja acidentalmente ou de forma voluntária. Alguns venenos são potencialmente ou inevitavelmente mortais; outros podem causar danos variáveis e deixar sequelas graves sem, contudo, levarem à morte. Os efeitos dos venenos sobre o organismo dependem, por um lado, da dose deles e, por outro, do tempo decorrido desde que foram ingeridos.”

Com os animais é muito comum que sofram envenenamento por ingestão. Algumas pessoas colocam veneno em alimentos e oferecem propositalmente aos animais ( Veja aqui alimentos que você jamais deve oferecer ao seu cachorro). Outro caso muito comum, são pessoas que colocam veneno para matar ratos e os animais, normalmente gatos, acabam ingerindo por acidente.

Nesses casos de envenenamento, sempre temos um vizinho ou amigo com alguma receita caseira ensinando como cortar o efeito do veneno no animal.

Receitas caseiras para cortar o efeito do veneno

envenenamento

A Médica Veterinária,  Drª Leticia Maria Cianci de Medeiros CRMVSP 18900, conversou gentilmente com a gente sobre essas “receitas milagrosas”.

Eu fiz uma pesquisa na internet e achei várias dicas de como cortar o efeito do veneno no animal, são elas:

  • Dar ovo batido cru ao animal;
  • Dar gema de ovo crua;
  • Dar clara de ovo crua batida;
  • Leite gelado;
  • Oferecer quiabo cozido somente em água;
  • Cozinhar o quiabo e dar somente a baba do quiabo;
  • E dizem que quando o animal está babando ou tendo febre, pode-se dar Dipirona.

Segundo a Drª Leticia, nenhuma dessas coisas citadas acima tem a capacidade de cortar o efeito dos venenos. Pelo menos, nada comprovado cientificamente.

Como proceder em casos de envenenamento

A Drª Leticia Maria nos disse que o ideal é induzir o vômito e correr pro veterinário o mais rápido possível. Essa indução ao vômito se faz necessária tanto nos casos de envenenamento por plantas como por veneno para matar ratos.

Nos disse ainda que é sempre bom ter em casa sachês ou pastilhas de carvão ativado. Muitas vezes ele mesmo induz ao vômito. O carvão ativado existe na apresentação de uso humano e uso veterinário. Opte pelo uso veterinário, que é até mais fácil de se encontrar em lojas especializadas. A Drª Leticia faz questão de enfatizar que o carvão ativado não é milagroso, ou seja, não age em todos os tipos de envenenamento. Com as plantas por exemplo (Veja aqui plantas perigosas para os peludos), existem medicações específicas, antídotos específicos. É que na maioria das  vezes o animal chega intoxicado e nem o dono sabe o que foi. Por isso é bom sempre induzir o vômito. A quantidade ingerida também é outro problema, quanto mais veneno tiver, mais problemático será para salvar.

Sobre a Dipirona que falamos acima, a Drª explica que ela tem outra função e não de cortar o efeito do veneno. A Drª Leticia nos disse que a Dipirona é um analgésico e antipirético, portanto em casos de febre pode ser dado sim, já em relação a salivar ou babar, a Dipirona não faz o animal parar de salivar, muito pelo contrário, os gatos salivam muito mais com ela. O correto é levar ao veterinário o quanto antes, para as chances de salvamento serem maior.

Tratamento

dog

A Drª Leticia nos explica que nesses casos de envenenamento são necessários medicações injetáveis específicas e algumas vezes internação! A porcentagem de sobrevivência é grande. É óbvio que se o animal ingeriu algum veneno e o socorro foi muito demorado, ele vem a óbito. Mas em relação aos que são socorridos a taxa de sobrevida é bem grande (em torno de 90%, pelo menos na minha rotina), nos relata a Drª.

Um dado muito importante que a médica nos dá é que os envenenamentos mais comuns são com chumbinho (veneno muito comum usado para matar ratos).

O melhor é manter seu peludinho sempre ao alcance dos olhos. A rua não foi feita para eles, os riscos são maiores que os possíveis benefícios da liberdade perigosa ao qual estão expostos.

Se tiver com alguma infestação de ratos em casa, não use esse tipo de veneno. Alias, alguém me corrija, mas acho que já foi proibida a sua venda. Pelo menos aqui onde moro não se acha mais.

Há cerca de 1 ano, recebemos a visita de uns roedores aqui em casa, e chamamos uma empresa de dedetização e para minha surpresa, foi algo mais barato do que imaginava e o procedimento deles é algo muito simples. O melhor é que não afeta nem os moradores humanos, nem os moradores animais. Usam produtos que se um gato ou cachorro ingerirem por acidente, não faz mal. Gente, vale muito a pena! Segurança é fundamental.

Gostaria de agradecer a boa vontade da Drª Leticia Maria Cianci de Medeiros, médica veterinária, que gentilmente respondeu a inúmeros e-mails repletos de dúvidas para que esse post fosse feito com o mais puro carinho e informação para vocês.

E aí, gostaram da matéria de hoje? Já passou por alguma situação assim?

Deixe suas dúvidas e histórias nos comentários, vamos adorar ler!

Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados para vocês, até lá! 🐾🐾

 Banner Amigo adotar

Leave a Reply

17 Comentários

  1. Aline

    Engraçado que sempre que queremos algo para fazermos em casa, nunca nada dá certo, tudo sempre não pode, não funciona.
    Só o veterinário pode salvar um animal assim.
    Na minha opinião não querem é que fazemos nada sem eles porque eles ganham pra isso.
    Já salvei vários animais com o leite ou o ovo que “não faz efeito”.

    • Fabiana Xavier

      Olá Aline,

      Alguns truques caseiros podem acelerar o veneno na corrente sanguínea. Tome cuidado e sim, consulte um médico veterinário.

  2. Elienai Barros

    O que fazer qndo um coelho se intoxica?

    • Fabiana Xavier

      Olá, Elienai!

      Vou consultar nossa médica veterinária voluntária e assim que tiver um retorno, volto aqui para responder.

      Um abraço!

    • Fabiana Xavier

      Olá, Elienai!

      Consultamos a Drª Cecília Amélia Borges de Almeida CRMV mg 8639 e a resposta obtida foi: “Qualquer caso de intoxicação deve ser reportado rapidamente ao veterinário. O agente causador da intoxicação, a quantidade e o tempo decorrido é que irão influenciar o tratamento.”
      Compreendo que não é o esperado, mas os casos de intoxicação podem surgir de diversos fatores e para cada um há um tratamento específico. É o mesmo com nosso corpo, intoxicação alimentar é diferente de intoxicação medicamentosa e que também pode ser confundido facilmente com alergia a um determinado alimento. Por isso tratamos do assunto com seriedade e indicamos o auxílio profissional com a máxima urgência.
      Espero que seu coelhinho esteja bem!

      Um abraço! :)

  3. Erica

    Nossa se tivesse lido esse post antes sobre o carvão! Se bem que não daria tempo, quando encontramos nossa gatinha ela já estava morta do outro lado da rua. A curiosidade foi que ela nunca havia atravessado a rua, segundo a minha vizinha, gatos nunca morrem em casa. Não a levei para fazer autópsia, pois nada a traria de volta. Mais pelo que estou lendo na @ foi envenenamento. Que tristeza.

    • Fabiana Xavier

      Olá, Erica!

      Sentimos muito por sua gatinha. Mas é por esse e outros motivos que somos contra as voltinhas. Gatinhos devem ficar em casa, em segurança.

      Um abraço.

  4. Maicon

    Olá boa noite, td bem?
    minha cachorra engeriu uma pouca quantidade de Roundup, que fui jogado na grama, ela passou mal e teve convulsão, levei ela pro veterinário nas pressas, onde Dr. Aplicou sedativo e deixou ela no soró, após cortar o efeito do sedativo ela perdeu a coordenação motora, e seu pescoço ficou duro, esticado para cima, o que devo fazer agora?

    • Fabiana Xavier

      Olá, Maicon!
      Você dever retornar com ela na clínica onde foi atendida. Talvez até visitar outro médico para obter uma segunda opinião. Existem casos onde a acumpuntura melhora muito esse quadro, mas para isso é preciso a avaliação de um profissional.

      Vamos ficar na torcida por ela.
      Um abraço!

    • Fabiana Xavier

      Puxa, Maylla!

      Sinto muito a sua perda!! É o momento mais difícil e dolorido que passamos com nossos filhos de 4 patas! :(
      Desejo que seu coração alcance o conforto necessário para que consiga superar essa perda!
      Se precisar conversar ou desabafar, participe do nosso grupo secreto no Facebook: http://www.facebook.com/groups/amigonaosecompra
      Sei de algumas pessoas que passaram pela mesmo dor que você, apensar de ser algo imensurável.

      Um forte abraço! _/\_

  5. Estefani Caroline

    Meu cachorro foi envenenado há dois dias, mais só fui perceber ontem quando ele teve uma hemorragia, porém não tenho condições de levar ao veterinário, já dei muito leite pra ele, mais ele está gemendo de dor e não sei mais o que eu faço!

    • Fabiana Xavier

      Olá, Estefani!
      Infelizmente só um atendimento especializado poderá salvar a vida do seu cachorro. Já são 3 dias, o veneno provavelmente já se espalhou pela corrente sanguiínea e pode ter afetado mais de um órgão.
      Aqui tem uma lista de hospitais de atedentem com preço popular: http://site.amigonaosecompra.com.br/hospitais-veterinarios-gratuitos-ou-com-custo-reduzido/
      Mas caso não tenha nenhum próximo de você, será que não consegue pegar um dinheiro emprestado com um amigo ou parente para socorrer seu cachorro? Converse com a pessoa, pague aos pouquinhos.
      Ficaremos na torcida por ele.

  6. David

    Ola, me chamo David e estou precisando de ajuda. Meu gato esta muito mau. Ele apareceu hj de manha miando feio e agr esta caido. Dando tremias e ainda miando feio as vezes, ja demos leite e dipirona mas so oq houve é que ele babou muito mas agr parou mas mesmo assim contua caido.

  7. Graci

    Oi boa noite!
    Estava minha cadela lambeu um pouco de Colosso, deixei ela presa para Passat no pátio e no fim ela escapou e lambeu, porém já estava diluído na água, já havia espalhado no pátio!
    Agora ela está tossindo e comendo muito pasto, mas se alimenta e caminha normal…
    Hoje é domingo, tem alguma coisa que posso fazer de urgente agora ??

    • Fabiana Xavier

      Olá, Graci!

      A indicação do médico veterinário é sempre uma ida ao médico. Existem algumas clínicas e hospitais que atendem nos fins de semana e até o no período noturno. Você se dirigir à clínica mais próxima para atendimento.

      Vamos ficar na torcida para que sua cadelinha fique bem.

Next ArticleAprenda como proteger seu cachorro das altas temperaturas