Castrar para não multiplicar

Eu bem sei que castração é uma cirurgia e, como toda cirurgia, implica custos, temores, dores e toda uma complicação que nos faz pensar duas vezes antes de tomar a decisão de sim, castrarmos nossos animais. Mas muito do que pensamos é mito, ideias antigas que vem sendo passadas há muito tempo. E muita coisa mudou.

A medicina veterinária evoluiu bastante e hoje as cirurgias de castração podem ser bem simples e, o mais importante, seguras. Com as campanhas realizadas pelas diversas ONGs, também é possível castrar gratuitamente ou a preços bem populares. E não, o seu animalzinho não vai engordar horrores nem ficar menos ativo. Basta você continuar a brincar com ele e exercitá-lo.

Mas ainda assim, por que castrar?

Gatos e cachorros atingem a maturidade sexual cedo e têm ciclos reprodutivos muito curtos, o que significa que eles podem ter filhotes umas duas vezes por ano. E, a cada ninhada, podem ter até seis filhotes. Ou oito em alguns casos. Ou seja, se você bobear, sua família pode se multiplicar em progressão geométrica.

Ainda não se convenceu? Então pegue sua calculadora e vem comigo!

Vamos imaginar que você tem uma linda gatinha e, para este post, vamos assumir que os gatos tem em média quatro filhotes por ninhada e uma ninhada por ano.

Sua gatinha atinge a maturidade sexual por volta dos seis meses de idade. Logo arruma um namorado e engravida. Em torno de três meses depois, você terá 5 gatos. A mãe e os 4 filhotes, sendo duas fêmeas.

Dali a seis meses, a mãe, que vamos chamar de gatinha1, já pode ter filhotes novamente. E os filhotes – dentre eles duas fêmeas, que chamaremos de gatinha2a e gatinha 2b – também já estarão namorando. Assumindo que todas as meninas engravidem e tenham 4 bebês cada, em três meses você terá 17 gatos!

Perdeu a conta? Vamos lá!

Mãe (gatinha1), filhotes da primeira geração (gatinha2a, gatinha2b, gatinho2a e gatinho2b), filhotes da segunda geração da gatinha1 (4 bebês), filhotes da gatinha2a (4 bebês) e filhotes da gatinha2b (4 bebês).

1+4+4+4+4 = 17 gatos.

E agora que a sua família está grande e inclui um número considerável de machos, está bem mais fácil para as meninas arrumarem namorado.

Se assumirmos que as gatinhas 2a e 2b tiveram no total 3 fêmeas, e que elas terão 4 filhotes cada, já serão 25 gatos em nove meses. Isso se apenas a terceira geração tiver filhotes.

Acho que não precisamos continuar com as contas, né?

A questão principal é que ninguém sabe como esta multiplicação vai ocorrer, que proporções vai atingir e em quanto tempo 1 animal se transformará em 20 animais. E nem sempre você vai dar conta de cuidar de todos eles. E nem sempre vai achar pessoas que queiram adotá-los, que possam oferecer lares seguros e amorosos.

Então, a castração passa a ser um compromisso com as gerações futuras. Ao castrar seu animal, você se isenta da culpa de não conseguir dar conta dos filhotes dele. Garante que não abandonará nenhum animal à própria sorte nem submeterá seus animais a fome ou privações por falta de condições.

Eu sei que, muitas vezes, queremos formar uma família de cães ou gatos. Nesse caso, monte sua família, adotando vários animais. Você só adotará aqueles de quem realmente tiver condições de cuidar e estará dando uma vida digna a animais que precisam muito de um lar.

Veja aqui os locais que fazem castração gratuita ou a preço reduzido em todo o Brasil.

Para saber mais sobre a castração, com informações técnicas e interessantes, leia este post aqui.

 

Leave a Reply

6 Comentários

  1. Pingback: Como escolher um bom adotante | Amigo não se compra

  2. Pingback: A importância da castração | Amigo não se compra

  3. Pingback: Os bastidores da castração de RubyAmigo não se compra

  4. Pingback: 8 maneiras de incentivar a adoção de animaisAmigo não se compra

  5. Pingback: Onde encontrar castração gratuita ou a preço reduzido

Next ArticleFanny: 17 maravilhosos e perfeitos anos