Como proteger os animais no inverno

Nosso inverno aqui no Brasil não se compara ao inverno Europeu mas mesmo assim para nosso clima o inverno pode ser cruel.
Em alguns Estados saímos de casa no estilo cebola, sabe? Segunda pele, camiseta, casaco fino, jaqueta, sobretudo e depois com o decorrer do dia vamos tirando tudo.

Quando a gente chega em casa, que delícia! Banho quente, sopinha gostosinha, carinho da família, tudo faz aquecer e é maravilho mas como os animais ficam no inverno?
Vamos ver como proteger o seu e os animais de rua nesse frio?

É justo no inverno que aumentam os casos de algumas doenças típicas em cães e gatos.

Nos cães é comum ter maior incidência de Tosse de Cannis ou Gripe Canina já nos gatos é comum a Rinotraqueíte que a grosso modo é um tipo de gripe.

Há casos também de Pneumonia, crises de artrose e osteoporose nos mais idosos. Nos gatos também há maior incidência de crises renais pois bebem menos água e chegam a desidratar.

Já fizemos um post aqui que tem várias dicas de como cuidar do seu peludinho no inverno, mas vamos lá, vamos ver como podemos cuidar dos nossos fofuxos e dos fofuxos que não tem casa!

Eu dei uma pesquisada e achei várias idéias legais que todo mundo pode fazer para amenizar o frio desses peludinhos que não casa.

Casinha de papelão para animais de rua

casinhas

Essa idéia foi da Associação de Proteção aos Animais de Paranaíba, eles construíram essas casinhas de papelão e espalharam em pontos fixos por toda a cidade. Isso os manterá aquecidos e protegidos do frio e da chuva. As casinhas são confeccionadas de papelão, plástico e forradas com isolante térmico.

Eles trabalham com recursos próprios e doações que recebem. Além das casinhas eles também distribuem ração e água fresca aos animais e pede a população que não destruam as casinhas (acho interessante terem que pedir algo tão primário, mas incrivelmente precisa ser pedido) e nem que as mude de lugar. Pedem a população também que coloquem ração e água quando verem que esta acabando. A intenção deles é o cuidado mais urgente uma vez que não tem para onde levar todos esses animais, mas o objetivo maior da instituição é encontrar um lar definitivo para eles.

Casinha de bacia plástica

Achei essa idéia super! É barata se for comprar as bacias e faca e algo para furar você deve ter em casa. No lugar do furador se puder use uma furadeira, acho mais rápido e ao terminar eu indicaria lixar para evitar de eles se arranharem.

Para finalizar você pode pintar, fazer colagens, encapar com tecido, enfim, use a criatividade. É importante lembrar que só a bacia não vai manter os animais muito aquecidos, procure usar um isolador térmico por dentro como jornal ou papelão. Você pode colar no teto e nas paredes internas, deixe uns paninhos ou almofadas para que eles possam ficar confortáveis. Eu acredito que essa casinha seja o ideal para cães de pequeno e médio porte.

Caminha feita com moletom para um peludinho com lar

Achei essa caminha um luxo! Com certeza seu gatinho ou cachorro vão ficar bem quentinhos! O melhor, é que não exige nenhuma habilidade em costura e qualquer um pode fazer!

Casinha de papelão para gatos de rua ou não

Essa idéia é muito versátil, você pode depois de pronto forrar com plástico e deixar para os gatos de rua  ou deixar só com a camisa para seu gatinho se aquecer dentro de casa mesmo. Eu acrescentaria uma almofadinha dentro da caixa, acho que fica mais confortável.

Cabana para gatos feita com cabides

casas-caes-gatos-8

Eu achei as imagens auto explicativas, mas pra quem ainda ficou com dúvidas vou tentar descrever o que entendi.

Você precisa abrir dois cabides de arame, cruzá-los e para melhor fixar acho interessante prender com uma fita adesiva ou crepe. Eu pegaria um pedaço de papelão do tamanho que seria a cabana e enfiaria as quatro pontas do cabide prendendo no fundo com fita crepe para formar o esqueleto da cabana. Depois é só vestir a camisa de forma que onde seria a abertura da cabeça faça a função de entrada da cabana. É possível grampear o tecido para fixar, costurar ou ainda usar novamente a fita crepe. Depois de pronto é só colocar a almofadinha para ficar bem fofinho.

Dicas para proteger seu filhotinho do frio

  • Não passeie com seus peludinhos no frio intenso
  • Não tose todo o pêlo, ele vai precisar para se manter aquecido
  • Não dê banho no seu gato ou cachorro em dias frios ou sem sol
  • Aumente a quantidade de potes de água pela casa para evitar a desidratação
  • Ofereça comida mais calóricas
  • Deixe almofadas, cobertores ou mesmo jornal nos lugares onde ele gosta de ficar para evitar contato com chão frio

Dicas para proteger animais de rua do frio

  • Deixe em sua calçada comida em potes de sorvete ou outro recipiente. A comida para animais de rua é escassa mas no inverno fica mais difícil suportar o frio pois não possuem capa de gordura para aquecê-los
  • Deixe em sua calçada baldes, potes de sorvete ou outro recipiente com água limpa
  • Distribua casas de papelão ou outro material que possam se aquecer e proteger da chuva
  • Distribua papelão ou jornais pelas calçadas onde costuma ver animais (cachorros normalmente se aninham quando dormem nas ruas, ou seja, um aquece o outro)
  • Se conseguir, compre roupas e coloque nos animais de rua (atenção pois alguns podem ser mais ariscos, faça apenas nos que sentir segurança e que não ofereça riscos à sua saúde)
  • Ofereça um Lar temporário até conseguir um definitivo (você pode fazer o cadastro de doação aqui na nossa página mesmo)
  • Adote um animal e conheça a verdadeira felicidade

Os animais tem os mesmos sentimentos que nós, por isso os ajude a passar essa fase difícil. Ajude um animal de rua, o que será algo mínimo para você significa a sobrevivência dele.

Já ouviu a frase: “Eles só viram o lixo porque nós viramos as costas.”? É isso! Os humanos foram os responsáveis por eles estarem ali, alguém que tinha uma cachorrinha não castrada jogou seus filhotinhos na rua e esses vão dar a luz a novos filhotinhos. Não é culpa deles, é nossa!

A boa notícia é que somos capazes de nos mudar e mudar o mundo! Vamos castrar um animal de rua, vamos adotar um! Vamos alimentar, oferecer água, um abrigo, vamos mudar essa situação!

Se a gente quer um mundo melhor, a gente tem que mudar!

Vocês conhecem outras maneiras de ajudar os animais de rua? Fazem algum trabalho voluntário? Conta pra gente! Deixem suas idéias e experiências nos comentários!

Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados para vocês, até lá!☔🐩🐾

 

Fontes:

http://www.petrede.com.br/2015/animais/associacao-espalha-casinhas-para-proteger-animais-abandonados-na-paranaiba-ms/

http://www.tudointeressante.com.br/2014/03/18-sensacionais-casinhas-e-caminhas-para-caes-e-gatos.html

Leave a Reply

8 Comentários

    • Fabiana Xavierr

      Ficamos muito felizes que tenha gostado!

  1. Pingback: Amigo Não se CompraAprenda a cuidar de um animal idoso

  2. Pingback: Tá frio pra cachorro, gato e humanos! | Amigo Não se Compra

  3. Lizy

    Acabei de ver seu post sobre cuidados no inverno com seu cão, era exatamente sobre isso que estava me referindo no meu outro comentário no seu post sobre cuidados com o cachorro.
    Eu vi que você menciona sobre roupas de cachorro pra ajudar no frio bem brevemente. Eu realmente gosto das roupinhas de cachorro pois moro em um local extremamente frio e os meus cães ficam o tempo todo do meu lado então se eles não tiverem agasalhados eles pegam gripe começam a espirrar e dai só vendo né…
    Como disse no outro post esse site me ajudou bastante na hora de comprar e escolher uma roupinha http://www.lojadocaomigo.com.br/roupa-de-cachorro-inverno .Eu acho que o investimento com roupas, casinhas e qualquer outro auxilio para os pequenos no frio é infinitamente mais barato do que ver os cachorros sofrendo com doença ou o custo com veterinário.
    Novamente parabéns o post espero que os donos possam seguir essas dicas que você postou para ajudar os pequenos. A parte de como fazer a casinha eu amei vou fazer aqui.

    • Fabiana Xavier

      Obrigada, Lizy!

      Concordo com você, em certos períodos de muito frio as roupas deixam de ser acessório para se tornarem itens essenciais. Isso sem falar em alguns cãezinhos que têm a pelagem muito curtinha, esses também sentem mais frio.
      Muito obrigada pela indicação do site.

      Um abraço!

Next ArticleGuia de como se divertir nas férias com seu pet