Conheça aqui de onde vem o azar do gato preto

1.-Gato-PretoVocê com certeza já ouviu de alguém ou em algum lugar que gato preto dá azar e que cruzar com um na sexta-feira 13 então, é azar eterno ou azar para 7 anos. Dizem que gatos pretos são bruxas disfarçadas, e por aí vão as mais absurdas histórias.

Tudo isso não passa de um grande preconceito, superstição boba, mas que vem sendo difundida ao longo dos séculos e é isso que a gente vai esclarecer agora.

Na Pérsia antiga havia a crença de que quando se maltratava um gato preto, corria-se o risco de estar maltratando um espírito amigo, criado especialmente para fazer companhia ao homem durante sua passagem na Terra. Desse modo, ao maltratar um gato preto, o homem estaria atingindo a si mesmo.

Já na Idade Média o conceito mudou, acreditava-se que os felinos devido a seus hábitos noturnos, tinham relações com seres do mau e que o gato da cor preta, era considerado diabólico, uma vez que essa cor era associada às trevas e à magia negra. Assim, na cultura medieval, os gatos pretos tornaram-se intrínsecos à mítica figura das feiticeiras.

No século XV, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição.

Assim, esses gatos foram injustamente acusados de estarem associados a maus espíritos e foram, por isso, queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria. A perseguição à esses animais atingiu seu auge no século XVI, logo no final da Idade Média.

Até hoje ainda existe a ideia de que toda bruxa possui um gato preto de estimação, sendo esse animal associado aos mais diversos tipos de sortilégios, alguns usam até hoje o gato de pelagem negra em rituais místicos.

Isso é um problema grave, pois esses gatos sofrem muitas agressões em nome do ritual o que leva ONGs de proteção animal até hoje não fazerem adoção para pessoas que especificam que desejam adotar um gato de pelagem negra nesse período e recomendam que perto da sexta-feira 13, as pessoas mantenham seus gatos pretos em casa com cuidado redobrado.

Os gatos pretos foram muito referenciados na cultura popular, sendo frequentemente citado em textos e filmes de suspense e terror. Um conto muito popular tratando desse animal é “O Gato Preto de Edgar Allan Poe, onde ele responsabiliza o animal por uma série de acontecimentos sobrenaturais.

Até nas histórias infantis onde há uma bruxa, existe um gato preto. Talvez esteja aí o motivo de se manter essa superstição até hoje.

Vamos acabar com esse preconceito bobo que desde o início do Século XV já vem sem fundamento. Quantos gatos pretos ainda vão ser sacrificados por pura falta de conhecimento?

Você já comeu manga com leite? O que aconteceu? E por que continua acreditando que gato preto dá azar?

Gatos pretos dão tanto amor como qualquer outro gato ou cachorro ou coelho! Já contamos aqui uma linda história de amor entre uma humana e seus dois gatos pretos. Essa sim é uma história que vale a pena ser relida e passada adiante.
Que tal mudarmos esse conceito?  Vida longa aos gatos pretos!

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_preto

http://www.significados.com.br/gato-preto/

http://www.sobrenatural.org/lenda_urbana/detalhar

/17378/e_verdade_que_gato_preto_da_azar/

http://jornalanimais.blogspot.com.br/2009/08/

sera-verdade-que-gato-preto-da-azar.html

 

 

Leave a Reply

4 Comentários

  1. Pingback: Racismo e preconceito no mundo animal existe!

  2. Pingback: 15 Mitos e verdades sobre cães e gatos

  3. Ana Rosa

    eu tenho um gato preto e só tem dado-me felicidade

    • Fabiana Xavier

      Olá, Ana Rosa!

      Tenho certeza que sim! Amo gatinhos pretos e eles só trazem amor! <3

      Um abraço!

Next ArticleJá vacinou seu cachorro? Veja aqui as primeiras vacinas que você deve dar