Ele vira latas porque alguém virou as costas!

Existem algumas pessoas que simplesmente não suportam os vira-latas, isso sem explicação nenhuma. Por mim tudo bem alguém ter preferência por um animal ou outro. Como diria minha avó: “O que seria do azul se todos gostassem apenas do amarelo?” O que não é aceitável sob nenhum aspecto são aqueles que praticam os maus tratos ou os incentivam simplesmente porque aquele animal não tem raça definida. Aliás, para maus tratos não existe nenhuma explicação. É crime.

Eu acredito que a maioria das pessoas desconhece sua árvore genealógica e quem conhece, acho difícil que tenha vindo de uma “linhagem pura” aqui no Brasil. Nós somos por natureza um povo mestiço. Temos heranças indígenas, africanas, francesa, portuguesa, enfim, somos um povo com uma  linda miscelânea de cores, tipos de cabelos, tons de pele, somos lindos!

Somos um povo forte, que resiste a tantas crises sorrindo e lutando por um país melhor. Temos uma personalidade única e encantadora. Somos criativos, sempre recebemos as pessoas em nosso país com um sorriso, nos beijamos quando nos encontramos, nos abraçamos e somos quem somos devido também às nossas origens.

Óbvio que não somos apenas isso, somos resultados da educação que tivemos em casa, na escola, no meio em que vivemos.  Eu sou diferente de você, que é diferente do seu vizinho e isso é maravilhoso! Nossa personalidade, caráter, bondade ou maldade, nossas ações nos definem e nos diferem. Perceberam?

O que são os vira-latas?

dog-186230_1280

Os vira-latas são exatamente como nós! São grupos de animais mistos e são lindos! São seres que precisam de carinho e atenção tanto quanto qualquer outro animal de qualquer raça. Não pode haver discriminação porque não se sabe a origem dele.

Essa semana falamos no nosso Facebook sobre a SUIPA, que é uma ONG do Rio de Janeiro que oferece diversos serviços à comunidade, desde atendimento médico-veterinário a abrigo para animais. Eles tem em média 6.500 animais em seu abrigo, dos quais a esmagadora maioria é SRD (Sem Raça Definida). Em nossa página aqui no site temos cerca de 3.500 animais cadastrados, você sabe quantos são de raça? Menos de dez!

Se todos são animais, por que uns merecem o frio, a fome e a indiferença? Nesse momento você deve estar se perguntando: “mas ela disse lá em cima que eu posso escolher gostar de uma raça mais que outra.” Sim, disse isso sim. O que não pode acontecer é o abandono por um animal não ter sua raça definida.

O que não consigo entender é por que alguns animais custam R$1.000,00 ou mais. São todos animais, todos com direito a um abrigo, alimentação, carinho, amor, todos com direito a uma vida digna e quanto mais pessoas comprarem ao invés de adotar vamos ter cada vez mais animais vira-latas ou SRD nas ruas ou  em abrigos lotados.

Como os animais vivem nos abrigos

Dog_at_shelter

Um animal não é feliz em um abrigo, ao contrário do que muita gente pensa. Alguns dizem: “Ele está bem, está em um abrigo.” Não, ele não está bem. Feche os olhos agora e se imagine em uma jaula lotada de gente que você não conhece, preso, sem sair, sem espaço para andar, com alimentação muitas vezes de baixa qualidade. Isso parece algo bom pra você?

Os abrigos fazem o que podem e sem eles o mundo estaria muito pior,  mas não tem como dar carinho e atenção em larga escala para todos. Eles não podem sair para passear ou correr. A maioria dos animais morrem nos abrigos porque ninguém quer adotar um vira-latas. Isso precisa mudar.

Animais sem raça definida são lindos e merecem tudo que um de pura linhagem tem direito.

Ele vira latas porque alguém virou as costas. É isso, somente isso. Não discrimine um animal que esta na rua faminto e quase sempre doente. Não é fácil andar por aí sendo chutando, desviando de carros e pessoas em meio a sua invisibilidade. Comendo resto de comida estragada ou crua, bebendo água suja para sobreviver. Isso não é vida, é apenas sobrevivência.

Com certeza você já viu em alguma rede social um animal de uma espécie acolher filhotes de outra espécie. Cadelas amamentando gatos. Gatos acolhendo pintinhos, e por aí vai. Os animais muitas vezes têm atitudes superiores as nossas. O Ser Humano exige raça, os animais escolhem amar.

O amor é livre, não escolhe raça, cor, etnia, nível social, hierárquico, ele simplesmente acontece. Você só precisa estar aberto para ele.

Animais SRD são lindos por dentro e por fora, como qualquer outro animal. Dê uma chance, apenas uma para que ele te mostre como pode ser doce e puro. Animais vindo das ruas e abrigos então, após a fase inicial de medo e adaptação costumam ser mais doces ainda, pois sabem como retribuir a chance de vida nova. E quando você achar que salvou um animal, vai ver que muitas vezes o salvo foi você. Os animais são complementos da vida.

Não estou dizendo que você precisa acolher todos e que precisa abrir mão de um de raça da qual é apaixonado, mas se pode ter dois animais, experimente ter pelo menos um vira-latinha em casa. Dê a ele a oportunidade de conhecer o amor, de ter uma vida.

 Sobre comprar animais

cats

Como disse, todos têm direito a um lar feliz rodeados de pessoas que os amam. Antes de comprar um animal alguns aspectos precisam ser observados, pois tem muita gente aí criando animais de forma negligente para vender seus filhotinhos. Já vi denúncias de pessoas que amarram cadelas para cruzarem o dia todo, com vários cachorros para garantir a gravidez. Elas passam fome, ficam machucadas, sofrem muito e no final quando não servem para mais nada, são jogadas na rua. Vou parar por aqui, porque o intuito do post é outro. Então vamos às dicas:

  • Não compre animais que estejam expostos em vitrines ou gaiolas porque é crime, conforme a Resolução nº1069, de 27 de Outubro de 2014.
  • Visite o local que o vendedor disse que os pais do animalzinho vivem. Se não encontrar os pais, desconfie e faça muitas perguntas. Se não sentir segurança, não compre.
  • Não compre um animal por modismo. A moda passa e um animal não é brinquedo para ser jogado no armário quando enjoar.
  • Respeite o período de desmame.
  • Animais silvestres necessitam de licença especial do IBAMA.

Pra você que é marinheiro de primeira viagem no assunto adoção, fizemos um post que vale a pena ser lido e pra quem já leu, vale a pena ser relido, rs. Ele fala sobre o que esperar de uma adoção animal e tem vários depoimentos de quem não virou as costas para os vira-latas e são muito felizes! Temos ainda um lindo depoimento do Claudio Penna  aqui onde ele fala rapidamente sobre a alegria de ter adotado Meg, sua companheira fiel e nesse post você também tem acesso a vários outros lindos depoimentos de quem não virou as costas.

Espero que um dia os vira-latas tenham as mesmas chances de adoção que um animal de de linhagem pura ou de raça, porque todos precisam ser amados, todos precisamos de carinho, amor e um lar feliz!

Eu não tenho raça definida e meu peludinho também não precisa ter!

Sabe aquela primeira foto do post? Aquele lindo cachorro preto? Ele é um vira-latas, mora em Pelotas/RS, é castrado  e está disponível para adoção aqui.

Espero que tenham gostado do post de hoje!

Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados para vocês, até lá! 🐾🐾

 Banner Amigo adotar

Leave a Reply

Next ArticleMeu pet morreu, e agora?