Ensinando o seu cachorrinho a usar o “penico”

Muita gente acredita que cachorros não se acostumam a fazer as necessidades em casa, em um lugar específico. Acreditam que eles precisam ir à rua ou usarão qualquer lugar da casa como “penico”.

Sim, é verdade que os cachorros devem passear, ao menos, uma vez por dia. E sim, é verdade que eles adoram marcar território, através das fezes e da urina, pela vizinhança. E isso tudo é muito saudável, desde que você, o responsável, lembre-se de recolher os dejetos do seu animalzinho sempre e sem exceção. Mas existe uma maneira de acostumar o seu filhote a fazer as necessidades em casa. E isso é importante porque nem sempre você poderá levá-lo à rua no momento em que ele precisar.

Então vamos lá?

1 – Escolha um lugar da casa para ser o “banheiro” do seu cachorro. Escolha também o “penico”, que pode ser um pedaço de jornal no chão, um tapete higiênico, uma bandeja higiênica forrada com jornal etc.

2 – Vá com seu filhote para a área escolhida para ser o banheiro e fique com ele lá. Não o deixe sair, mas também não o deixe sozinho. Brinque, dê comida, água, tudo o que ele precisar. Mas ele ficará “preso” até fazer as necessidades no seu novo penico.

3 – Quando ele finalmente fizer, faça festa, carinho e, se possível, o recompense também com algum biscoitinho ou algo parecido. E então o deixe livre para ir onde quiser.

O processo deve ser repetido algumas vezes, em intervalos de tempo, até que o filhote se acostume e vá sozinho ao banheiro. Mas, pelo menos nas primeiras vezes em que ele for por conta própria, é interessante manter a recompensa, com carinhos e petiscos.

A proposta aqui é trabalhar apenas com reforços positivos, recompensando o animal pelos seus acertos, ao invés de apostar na punição como solução eficaz. É possível educar sem violência, através do amor e do carinho, e os efeitos, certamente, são mais duradouros e eficazes.

 

Leave a Reply

Next ArticleGatos, cachorros e... bebês!