Entre cães e gatos! Descubra tudo o que você precisa saber antes de adotar seu melhor amigo

2518915940_fe1b57e2aa_oSe você está querendo adotar um animal e está na dúvida entre o cachorro e o gato, este post é todo seu! Vamos falar das diferenças entre as raças e no final tenho certeza que já saberá por qual optar, vamos lá?

Como sabemos ter um animal é muita responsabilidade e não só diversão. Claro, tudo fica mais divertido quando a gente faz com amor!

Antes de adotar, certifique-se de que tem condições reais de ter um animal

  • Você deve ter em mente que precisará dispor de um valor mensal para comprar ração
  • Precisa estar ciente que eles podem adoecer e vai precisar gastar com veterinário e medicamentos
  • Existem as vacinas periódicas que não podem atrasar
  • Precisam de uns brinquedinhos para se distrair quando você não estiver por perto
  • Vai precisar dispor de TEMPO para brincar com eles, um momento de carinho e brincadeiras
  • Ter ciência que a rotina da casa, de uma certa forma, vai mudar
  • Animal não é brinquedo, uma vez que adotar esteja ciente que ele viverá mais de 15 anos

Fizemos um post completo sobre tudo o que você precisa saber antes de adotar aqui.

Agora que falamos do básico para se ter um animal, vamos conhecê-los?

Tudo o que você precisa saber sobre cachorros

1021281411_c76b12d1f7_oOs cães latem para se comunicar. Parece óbvio para você? Muita gente não gosta do latido, mas eles vão latir sempre que sentirem dor, quando quiserem conversar, quando quiserem chamar atenção. quando quiserem brincar, estiverem triste, enfim, esteja preparado para isso.

Se no seu condomínio falarem que não podem ter um cachorro, não ouça isso. Você está amparado por lei, conforme pode conferir em outra matéria que fizemos aqui. Mas é lógico que vale o bom senso, não pode ir passear em áreas de uso comum de todos, como por exemplo na piscina.

Cães não fazem suas necessidades em caixas de areia como os gatos, por isso prepare-se para passear com seu novo amigo ao menos duas vezes ao dia. Aproveite esse momento como forma de diversão para vocês.

É preciso também ter noção que os cachorros não vão ficar pequeninos para sempre, salvo algumas raças de pequeno porte, por isso pense bem no espaço que possui antes de decidir qual animal adotar. Você não deve ter um pastor alemão morando em um apartamento pequeno por exemplo.

Existem algumas raças que tem uma personalidade geral como os SRD (Sem Raça Definida) que normalmente são carinhosos e amorosos, já os beagles normalmente são muito brincalhões e por aí vai. Vale uma visita em algum abrigo e conhecer qual cão tem a personalidade que vai combinar com a família de vocês.

Não vale adotar para deixar o cachorro preso em uma corrente! Se você tem um quintal bacana, certifique-se que ele não terá acesso a rua e o deixe livre para brincar e esconder seus brinquedinhos.

Cachorros são ótimos companheiros! Se você optar por adotar um, esteja certo que é mesmo o melhor amigo do homem. Vocês vão se divertir muito juntos!

Vários hotéis, cafés e restaurantes já aceitam cachorros, você pode viajar tranquilamente com ele para vários lugares. Ninguém da família precisa ficar de fora da viagem das férias.

Esses peludinhos são leais, fiéis e sempre saberá quando você estiver chegando para te receber com muitos abanos de rabos e grandes sorrisos! Para os cachorros não existe tempo ruim, estarão sempre felizes ao seu lado.

Ter um cachorro melhora a ansiedade, aumenta os níveis de Serotonina, reduz o estresse, melhora a auto-estima, é anti depressivo, são ótimos companheiros para idosos, são sensíveis com crianças e  ajudam crianças especiais a se socializarem. Na verdade esses são apenas alguns exemplos de como é ter um cachorrinho!

Quem tem um cachorro não o troca por nada! Tem coisa melhor que dar um cheirinho no seu cachorro e ele retribuir com uma lambida? Quem tem garante que não.

Todos os cachorros são iguais! Todos amam da mesma forma! Todos serão leais a você e sua família! Todo cachorro que você escolher o amará pelo que você é, não pelo que possui, então antes de adotar, veja através de raças. Apenas sinta! E se possível não compre, adote!

Tudo o que você precisa saber sobre gatos

3627294681_6884a615cf_oApesar de domesticados, gatos ainda são bem primitivos. Eles veem a casa como uma grande floresta e vários objetos são possíveis caça ou caçadores, por isso vão arranhar alguns móveis e falando de uma forma carinhosa, redecorar o sofá.

Gatos são animais caseiros, então nem pense em levá-los ao parque com a família ou para fazer uma caminhada! Com certeza vão se assustar com o barulho, com  as pessoas e vão correr o máximo que puderem e talvez você nunca mais os encontre.

Eles são bem pacíficos, quase não são notados. Não é uma coisa ruim, mas precisa saber se é de um animal assim que gostaria de ter. As vezes vai até esquecer que ele está ali. Na maioria das vezes, comem e dormem no cantinho deles.

Os gatos tem personalidade parecida com a dos humanos, então tem horas que ele não vai querer brincar, fazer ou receber carinho. Se ele estiver no meio de uma caça (que pode ser até uma bolinha de papel), não entre na frente pois a caça final pode ser você.

Provavelmente ele não irá te receber na porta com o rabinho balançando! E tem hábitos característicos como subir em coisas, te acordar no mesmo horário (horário esse que ele determinar).

Gatos são animais de hábitos noturno. Então é bem provável que enquanto você dorme ele ande e brinque pela casa, ocasionando um barulho ou outro.

Se ele achar uma barata ou lagartixa, deve deixar na sua cama como forma de agradecimento por seu carinho com ele. Sim, isso será um presente! Esteja preparado!

De forma geral os felinos são adoráveis, adoram carinho, um colinho e você pode perceber sua felicidade pelo ronronar, que aliás quem tem ama ouvir!

Em termos de trabalho, quase não se tem nenhum. Basta um potinho de água fresca, comida de boa qualidade, areia limpinha, uns ratos, penas e um arranhador e pronto! Terá o gato mais feliz do mundo! Ah, quase esqueci, gostam de uma caminha fofinha também.

Há gatos que miam bastante, gostam de se comunicar, mas de forma geral a maioria é bem silenciosa.

Vale salientar que gatos gostam de estar em casa, mas não o tempo todo e isso pode causar muitos transtornos como acidentes, envenenamentos e seus vizinhos que não tem ou não gostam de gatos não são obrigados a ter seu gatinho como visitante. Falamos muito sobre esse assunto aqui e também sobre a importância em se telar as janelas quando se tem um gato, sobre isso, falamos neste post.

cat and dogAntes de adotar, gostaria que fizessem apenas só mais uma reflexão. O Brasil está repleto de abrigos, só aqui no Amigo temos centenas de animais para adoção. A maioria não consegue um lar porque tem alguma deficiência, é adulto ou mesmo idoso.

Eles tem os mesmos sentimentos que quaisquer outros animais, as vezes são até mais carinhosos e agradecidos pois já viveram muito em abrigos, ou sofreram muito maus tratos durante toda a vida. Por já serem adultos já tem alguns hábitos, mas nada que não consiga se ajustar.

E aí, já conseguiu escolher seu melhor amigo?

Nos conte suas experiências!

Abraços, até semana que vem!😊

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Next ArticleProjeto traz nova vida a animais que não podem andar