Guia de como se divertir nas férias com seu pet

dog

As férias de Julho são sempre deliciosas! Nessa época as crianças estão em casa e a gente sempre consegue uns dias no trabalho pra curtir a turminha.

São tantas coisas pra fazer que as vezes nem ficamos em casa, a gente quer mesmo é pôr o pé na estrada e curtir a vontade, mas há os que não abrem mão do aconchego do lar e nem por isso querem menos diversão.

Mas e aí, o que fazer nas férias de forma que seu pet não fique de fora? Segue com a gente até o fim e descubra que existem muitas coisas que você pode fazer com seu melhor amigo peludinho!

Passeios em parques

parque ibirapuera

Parque Ibirapuera/São Paulo

Parques são ótimas opções para passear com a família completa, incluindo seu pet. Na maioria dos parques os cães são permitidos e você pode levar bolas, passear de bicicleta, apostar corrida, fazer caminhadas, piquenique delicioso com a família, deitar e descansar, ler um livro, enfim, mil coisas podem ser feitas e só do seu pet estar com você já valerá muito! Ele com certeza se sentirá o cãozinho mais amado do mundo!

Algumas coisas precisam ser feitas antes desses passeios nos parque:

  • Levar água para seu peludinho
  • Não esquecer de levar petiscos ou ração em caso de ficar muito tempo fora
  • Levar sacos plásticos para além de recolher seu lixo, o cocô do cachorro
  • Colocar plaquinha de identificação para evitar que ele se perca como já falamos aqui
  • Ser consciente e não se expôr na hora do sol mais forte, não se esqueça que ele não usa sapatos e pode queimar as pantufas se o solo estiver muito quente.

Nós demos o exemplo do Ibirapuera mas existem muitos parques legais pelo país, alguns não são tão grandes mas mesmo assim pode ser sinônimo de diversão nas férias.

Praia que te quero #sqn

dog

Eu sei, prometi um post só com lugares onde você pode se divertir com seu cachorro. O que muita gente não sabe é que pelo menos no Rio de Janeiro repleto de belíssimas praias existe uma lei que proíbe os cães de passear nas praias e é até passível de multa de até R$ 1.000,00, você pode conferir a Lei aqui.

No Rio de Janeiro existe uma praia chamada de Praia do Diabo, ela leva esse nome porque quase sempre esta com a bandeira vermelha para banho, suas ondas são sempre fortes e ninguém entra. Essa praia foi considerada por muitos anos um local de passeio para cães mas foi proibida faz algum tempo. Existem algumas pessoas que ainda lutam na justiça para conseguir que seja autorizado pelo menos nessa praia os passeios de cães.

Mas é sempre bom lembrar que mesmo que se fosse permitido, a areia não é muito limpa e pode causar diversos problemas de saúde para seu pet como contato com bactérias que podem causar vômitos e diarreias.

A areia muito quente também podem causar queimaduras e o sal da água pode causar irritação nas pantufas deles e isso sem levar em consideração a temperatura que pode levar a insolação.

Mas se você é daqueles que não abre mão de um passeio na praia, a boa notícia é que o calçadão está liberado! Você pode passear e parar para beber uma água de coco com essa paisagem irresistível! Mas não esqueça, vá no início da manhã ou no fim da tarde que são os horários mais indicados para eles.

Ecoturismo

dog-

Nem só de parques e praias vive um cão! Há os que amam tanto a natureza que aproveitam esses dias pra radicalizar e correm pra fazer trilhas, conhecer novas cachoeiras, fazem rafting, caminhadas e water trekking que são caminhadas a beira de rios.

Antes de sairmos por aí radicalizando, alguns cuidados precisam ser tomados:

  • Antes de começar uma trilha certifique-se que será uma trilha que seu pet conseguirá fazer. Não vai conseguir fazer um filhote subir grandes morros e nem cães que não se exercitam com frequência ou sofrem de obesidade. É preciso respeitar o porte e as condições físicas antes de encarar uma trilha
  • Nos passeios de rafting o rio não pode ser com uma queda grande, opte por empresas que tenham no roteiro lugares mais calmos
  • Nas caminhadas não deixe seu peludinho sem uma coleira pois ele pode se distrair com algum bichinho local, sair correndo e acabar se perdendo

Antes de fechar o pacote com as empresas de ecoturismo informe que deseja levar seu pet, não são todas que aceitam e o roteiro precisa ser conversado com antecedência. Em Minas Gerais existem pelo menos duas empresas que oferecem esse serviço.

Onde se hospedar

dog beach

Uma das questões mais complicadas é onde se hospedar, queremos um lugar confortável, limpo, com bom atendimento, bela vista e, que aceite animais.

Realmente não são muitos hotéis que aceitam animais e quase sempre as regras são as mesmas.

  • Os animais não podem ficar sozinhos no quarto do hotel
  • Nas dependências comuns do hotel o pet não pode ficar sem coleira
  • As vacinas precisam estar em dia e não pode haver qualquer doença contagiosa bem como pulgas ou carrapatos
  • É quase sempre exigido um atestado de sanidade (que comprova que o animal não põe os demais em risco)

Você pode encontrar várias pousadas e hotéis que aceitam animais em sites como o TripAdvisor e Booking Hotels, o bom é que em sites como esses há depoimentos de pessoas que se hospedaram e você pode ir com mais segurança com sua família completa!

Onde comer

imagem_release_

Uma das coisas mais bacanas das férias é que podemos esquecer um pouquinho da dieta e experimentar coisas novas. Gente, comer é tudo de bom! Alguém discorda?

É claro que não podemos esquecer nossos peludinhos. Existem vários restaurantes e bares por todo país que aceitam animais, a regra é quase única, precisa estar na coleira.

Normalmente é reservado a área externa até mesmo para que os responsáveis possam ficar mais a vontade.

Pensando nisso o restaurante Frank & Charles localizado em São Paulo, teve uma mega idéia: criou o Pet Fun Food, que é um espaço que aos sábados será preparado especialmente para os peludinhos. Lá os donos poderão ficar despreocupados quanto à comida e água para o pet, pois há potes com água fresca, biscoitos próprios para cachorros, caminhas e fraldinha. “Estamos em uma região com um grande número de pessoas que têm cães e queremos mostrar para elas que o amigo de quatro patas também é bem-vindo por aqui”, comenta Daniela Pilar, gerente da hamburgueria.
O Pet Fun Food acontece aos sábados das 10h às 17h.

Viajando com seu pet

dog

Tem muita gente que sofre demais nas longas viagens, imagina seu pet? Lugares longos costumam ser cansativos para eles também e alguns cuidados precisam ser tomados.

Quem viaja de carro precisa estar atendo as normas do DETRAN, que proíbe que o animal viaje no banco da frente. Se ele se assustar com alguma coisa, pode pular no colo do motorista e causar acidentes. No banco de trás o mais indicado é que vá na casinha de transporte, a gente até pode achar cruel mas em caso de acidente pode salvar a vida dele.

Tem cachorro que ama ficar com a cabeça para fora da janela, o que também não é indicado, não só por uma questão de poder causar acidentes como pelo fato de poder causar danos a audição.

Fizemos uma matéria aqui muito bacana e bem explicativa de como viajar de ônibus e carro com seu pet. Sabe aquele termo de sanidade que citamos lá em cima? Para viajar de ônibus você vai precisar de um e as empresas normalmente exigem além desse termo que a casinha de transporte tenha um tamanho de forma que o animal possa virar dentro dela, ou seja, nada de um transporte apertado para seu amigo.

Em algumas empresas aéreas também é possível viajar com seu amigo juntinho a você, desde que o animal seja de pequeno porte, até 7 quilos e caiba no espaço da sua cadeira.

É claro que existem muito mais coisas que você pode fazer que vai divertir a criançada e os pets. O simples fato de ter gente em casa o dia todo já faz nossos peludinhos felizes.

A gente não listou, mas existem alguns shoppings que já aceitam animais, há quem goste de andar de skate e patins e levar os peludinhos. Os passeios são infinitos pra quem quer se divertir.

Jogar uma bolinha, um pedacinho de corda, até um passeio no quarteirão com direito a água fresca para o peludinho e sorvete para os humanos pode tornar o dia inesquecível!

E aí, o que você vai fazer nas férias? Tem uma história legal sobre passeios com seu pet? Deixe suas experiências nos comentários! Vamos adorar conhecer!

Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados para vocês, até lá! ✈🚙

 

Fonte:

http://www.parquedoibirapuera.com/sobre-o-parque/galeria-de-fotos/

Next ArticleSaiba tudo sobre a esporotricose