Mitos e verdades sobre a sílica gel

Os gatos são animais muito exigentes. Não gostam de ração velha (que no vocabulário felino, entende-se da manhã para a tarde), água parada e muito menos um banheiro sujo.

Mas também, quem gosta de banheiro sujo, né? Por isso muitas pessoas acabam optando por usar a sílica no lugar do tão usual granulado. No entanto, há pessoas que dizem que a sílica é bastante tóxica, podendo causar problemas respiratórios ou intestinais nos gatinhos. E então, será que a sílica é realmente uma vilã?

Existem diversos tipos de areia sanitária que podemos usar nas caixinhas dos gatos, mas duas são as mais famosas: o granulado de argila e a sílica. Você pode conferir mais opções aqui e descobrir qual você e seu gatinho mais se identifica.

Mas hoje vou me limitar a falar sobre a sílica gel. Algumas pessoas amam verdadeiramente poque elas têm uma boa capacidade de absorver a urina, então você só precisa retirar as fezes, o que torna o dia a dia mais prático. Elas duram cerca de 20 a 30 dias. O preço costuma ser meio salgado, mas vale a pena pela durabilidade.

Existem diversos tipos de sílica, mas as utilizadas com a função sanitária para os gatos são formadas de areia, oxigênio e água. Sem adição de minerais, químicos ou silicato cristalino, eliminando os riscos para animais e seres humanos.

Mitos e verdades sobre a sílica

  • Algumas pessoas não utilizam a sílica porque acreditam que elas são cancerígenas.

MITO! Esse mito de que a sílica é tóxica vem do fato de que pessoas que trabalham em minas ou construções aspiram materiais que contêm sílica livre e cristalina, como areia, concreto, certos minérios e rochas, jateamento de areia, etc, que são prejudiciais para a saúde. Mas é diferente da sílica em gel utilizada para os gatos, essas são consideradas não tóxica pela FDA.

  • Gatos que ingerem sílica podem desenvolver diarreia.

VERDADE! A sílica não é um produto que faz mal aos felinos quando usada para função a que se destina, mas existem alguns gatinhos que ingerem grandes quantidades de sílica. Nesses casos, pode ser que eles tenham diarreia sim. De forma geral, a sílica não gruda nas patinhas como a areia granulada, por isso, os casos são raros. No entanto, caso isso aconteça, deve-se procurar um médico veterinário para tratar da diarreia e providenciar a substituição da sílica por outro tipo de areia sanitária.

  • O uso da sílica pode causar silicose (doença pulmonar causada pela inalação de sílica) nos gatos?

MITO! Essa doença existe e é real sim, mas somente nos humanos. O pó de sílica é o elemento principal que constitui a areia, fazendo com que a doença acometa principalmente mineiros, cortadores de arenito e de granito, operários das fundições e oleiros. A doença acontece pois, quando se inala o pó de sílica em grandes quantidades, as células depuradoras do pulmão acabam “engolindo-o” e quando elas liberam as enzimas, ocasionam a formação de um tecido cicatricial no pulmão. O que no futuro impede a passagem do oxigênio para o sangue de forma normal, além de fazer com que o pulmão perca a sua elasticidade tornando a respiração mais difícil. Vale ressaltar que a sílica em gel utilizada para os gatos, não libera esse pó, portanto, não faz mal aos felinos.

Mas afinal, o que é a sílica?

sílica

A sílica é uma composição de dióxido de silício nas suas várias formas incluindo sílica cristalina; sílica vítrea e sílicas amorfas. É um material básico na indústria de vidro, cerâmicas e refratários.
A sílica pode ter as seguintes apresentações: gel, granulado, pacotes pré-selados e pó.

A apresentação em gel é muito comum na absorção da umidade ou vapor a partir de produtos de consumo, como alimentos, medicamentos , produtos de couro e produtos eletrônicos.

Utilização Agrícola para venda sob a forma de pó, pode ser utilizada como um pesticida e dessecante para matar insetos associados com o crescimento e armazenamento de culturas . Em forma de pó , pode causar irritação das membranas do nariz e os pulmões se inalado.

 Dica bônus: nunca mais jogue fora os sachês de sílica em gel

Sabe quando a gente compra uma bolsa ou sapato e vem uns saquinhos de sílica dentro? Nunca mais jogue fora! Os saquinhos de sílica em gel são dissecantes, absorvem a umidade e prolongam a vida útil dos produtos. Eles conseguem absorver até 40% do seu próprio peso em vapor de água!

Veja como reaproveitar esses saquinhos e manter seus produtos por mais tempo:

  • Em caixas de ferramentas, a sílica evita que elas enferrujem;
  • Sapatos e jaquetas de couro podem mofar facilmente. Guarde-os junto com saquinhos de sílica para prolongar sua vida útil;
  • Coloque um sachê no painel de seu carro. Em dias de chuva, ele ajuda a manter o pára-brisa limpo e claro;
  • Proteja documentos pessoais e importantes, colocando o sachê de sílica onde quer que eles estejam armazenados;
  • Coloque os sachês em caixas de jóias e outras pratarias, para evitar manchas;
  • Coloque sachês dentro das malas de viagem quando guardadas.

A sílica só será uma vilã se você tiver contato com ela em sua base, ou seja, matéria prima. Se você trabalhar basicamente na construção ou minério e aspirar o pó, caso contrário, não se preocupe.

Seu gatinho também está seguro. Como você pode ver, existem diversas apresentações da sílica e em alguns casos somente nós, os humanos, podemos ser afetados. 

No entanto, vale manter o bom senso, alguns gatinhos se assustam com o barulhinho que a sílica faz ao urinarem, outros acham pouco confortáveis pisar na sílica e tudo isso pode influenciar na quantidade de urina que ele deve fazer ao dia.

Há a questão do preço, nem todo mundo pode comprar a sílica para seu gatinho. De qualquer forma, a areia sanitária deve atender a ambos, você e seu gato. Use um produto que você sinta confiança e que seu gatinho se sinta a vontade para utilizar quantas vezes achar necessário.

Se você é gateiro de primeira viagem, pesquise valores, tipos, entre em contato com as marcas e não tenha medo de mudar até se sentir seguro.

Gateiro de primeira viagem ou não, você pode deixar sua opinião a respeito do assunto aqui nos comentários, vou adorar ler!

Espero que tenham gostado do post de hoje. Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados para vocês, até lá! 🐱

Fontes:

  • https://pt.scribd.com/doc/49464512/O-que-e-Silica;
  • http://www.minhavida.com.br/saude/temas/silicose
  • http://www.365saude.com.br/pt-conditions-treatments/pt-poisoning/1009149816.html
  •  http://areiadegato.blogspot.com.br/2009/04/granulados-base-de-silica.html
  • http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/874-saquinhos-de-silica-eles-tem-mais-utilidade-do-que-voce-imagina.html

Matéria atualizada em 03/06/2019.

Banner Amigo adotar

Leave a Reply

17 Comentários

  1. Eu amo que vocês são também. Este tipo de trabalho
    inteligente e cobertura! Mantenham o maravilhoso trabalho, funciona bem caras, tenho adicionado o que vocês dizem no meu blog.

    • Fabiana Xavier

      Obrigada pelo comentário, Leituras Adicionais!
      Ficamos felizes em saber que gosta do nosso blog. 🙂

  2. Lizz

    Eu li em outro site que é MUITO perigoso que os gatinhos (e cães também) engulam aquela sílica que vem nos saquinhos, pra manter as coisas secas (não a para caixa de areia, somente a que vem nos saquinhos com as coisas que a gente compra). Tipo, eles podem morrer na hora se engolirem aquela sílica. Não sei se é verdade, mas, pelo sim, pelo não, eu jogo fora todos os saquinhos, já que meus gatos são muito curiosos (como todo gato, claro)!

    • Fabiana Xavier

      Olá, Lizz!

      Existem diversos tipos de sílica, essa a qual você se refere são as que citei no “Dica Bonus”. Esse tipo de sílica não deve ser ingerida. É preciso sim ter uma atenção redobrada tanto com os pets quanto com as crianças pequenas.
      Ao menor sinal da ingestção, deve-se procurar ajuda médica imediatamente.

      Um abraço!

  3. Alexandre

    Eu gostaria de saber se posso usar a sílica dos gatos, para fazer saquinhos de sílica e colocar nos armários para tirar a umidade

    • Fabiana Xavier

      Olá, Alexandre!

      Você até pode fazer, porque essa sílica é inofensiva e sem cheiro, mas pode não funcionar. Apesar de tudo levar o nome de sílica, são feitas de materiais diferentes.
      Li recentemente que giz, aqueles que antigamente eram usandos em quadro negro nas escolas, são ótimos para tirar umidade.
      Existe também um produto chamado moFim, é um anti-mofo eletrônico que tem bons resultados (Mofim é uma marca, mas existem diversas marcas de diversos valores no mercado).

      Um abraço!

      • Denise

        Oi. Adorei tudo que li.
        Mas quero fazer uma pergunta , posso usar essa sílica de gatos para hamsters???

  4. Raquel

    Uma ótima dica que aprendi é misturar 1 saco de areia de sílica com a mesma quantidade de farinha de mandioca fina. Rende muito mais, tem todas as vantagens da sílica (forma torrões) e o custo é bem menor. Vale a pena!

    • Fabiana Xavier

      Olá, Raquel!

      Obrigada pela dica! 😉

      Um abraço!

  5. LILIAN LEIRIA BRUSQUE

    Mito ou não, minhas gatas (2) tiveram infecção urinária depois que passei a usar sílica…
    A alimentação estava ok,mas a areia não.
    A veterinária que atende meus gatinhos (são quatro) pediu para trocar toda a sílica por areia biodegradável, além de tratar com um medicamento. Antes da sílica nunca havia acontecido coisa alguma…
    Eu mesma ficava com o nariz irritado quando trocava as caixas…
    Graças à Deus minhas amadinhas estão super bem!
    Aqui em casa sílica nunca mais!

  6. Maria Mirian

    A sílica areia de gato libera sim o pó proveniente da sílica. Qualquer um que usa pode observar. Uso a areia há muito tempo tendo o cuidado de na hora em que coloco usar uma máscara. Espero também o pó baixar para colocar para meus gatos. Não queiram induzir o consumidor a usar com falsas informações colocando em risco a saúde dos clientes e de seus animais. A sílica bem usada é boa. Embora os gatos lambam realmente suas patas após o uso, a ingestão não é tão prejudicial. Porém a inalação sim.

  7. Graciana

    Meus gatos ficaram cheirando e brincando com a arria de sílica um até fez xixi mas tive a impressão que eles estavam querendo ingerir então tirei a areia e coloquei a que eles estão acostumados.

  8. Wilma

    Eu uso AREIA SÍLICA PARA GATOS fina…e amo…
    Uso 2x..a metade no início do mês é outra metade 15 dias depois, pois o saco vem bastante e com 15 dias ela está ótima.
    Não deixa cheiro e não fica úmida, super recomendo.

  9. Isabel

    O meu gato teve problema respiratório devido a sílica. Ele sempre teve uma saúde de ferro, foi só colocar essa porcaria que ele ficou rouco e com dificuldade de respirar. Isso em um dia de uso.

  10. perking

    Dear Purchasing Manager
    I’m Perking,desiccant factory from China.We can provide high quality desiccant.hope to have the opportunity to cooperate.
    Best wishes for you

  11. Paula

    Minha gata teve problema respiratório sim por causa da sílica, quando vc põe na caixinha já sobe um pó que irrita até nosso nariz, o gato vai inalando aquilo que se acumula no pulmão, cada vez que ele urina solta um pouquinho esse pó… NÃO RECOMENDO NUNCA

  12. Ana

    Oi pessoal. Bom conteúdo. Mas fiquei sentindo falta de falar sobre o descarte. Sugiro levar em consideração este aspecto em futuros materiais pois é uma oportunidade excelente de trazer a reflexão sobre a geração de lixo.

Next Article14 dicas que deixam sua casa mais segura para seu pet