Mitos e verdades sobre banho em gatos

Banho em gatos é sempre um tema polêmico e cercado por grandes discussões. Mas hoje, vamos esclarecer várias dúvidas acerca do assunto. 

Eu mesma tenho uma gatinha brava, que aliás, já foi tema de várias pautas aqui no blog, chamada Ruby. Mesmo com tanta braveza, ela não liga de tomar banho. Mas será que faz mal?

E aí, é mito ou verdade que os gatos podem tomar banho?

DEPENDE! Não há problema algum em dar banho nos gatos, desde que o veterinário autorize. O que será levado em consideração é se o banho será benéfico ou prejudicial ao animal. Por exemplo: o excesso de banhos pode tirar a proteção natural do pelo do gato. No entanto, o banho pode ser recomendado em casos especiais, como por exemplo, doenças de pele do gato ou para aliviar sintomas de alergias dos donos. Mas sempre converse com o médico veterinário do seu gatinho antes de iniciar uma rotina de banhos.

Minha Ruby saindo do banho, quando ainda era só um saquinho de pulgas.

É mito ou verdade que os gatos são autolimpantes?

É VERDADE! A lingua do gato é como um velcro e ao se lamber ele retira as impurezas e pelos soltos que estão sobre seu lindo corpinho. Ele ingere esses pelos que depois são eliminados pelas fezes ou nos vômitos, são as famosas bolas de pelos. Por isso, é importante que você o escove regularmente, ainda que ele viva se lambendo.

É mito ou verdade que ao dar banho nos gatos, os processos de alergias dos humanos podem melhorar?

É VERDADE! O banho ajuda na limpeza, retirada de pelos que estão soltos, no tratamento de dermatites, nos casos de alergias dos tutores, mas desde que o animal se deixe ser manipulado de forma adequada.

É mito ou verdade que podemos sedar os gatos para dar os banhos?

DEPENDE! Alguns gatos ficam muito estressados. As vezes precisam até de sedativos para que possam ser banhados ou não se deixam secar, ficando úmidos favorecendo problemas de pele e baixa de imunidade. No entanto, é importante ressaltar que nesses casos, a sedação só deve ser feita com uma indicação e supervisão médica adequada.

É mito ou verdade que os banhos nos gatos só podem ser feitos a cada 3 meses?

É MITO! A frequência dos banhos é variada, pode ser até semanal em alguns casos.  Depende do ambiente em que o animal vive, se são banhos terapêuticos, se tem muito contato com pessoas mais sensíveis (bebês, idosos ou pessoas alérgicas).

É mito ou verdade que gatos com caspa devem tomar mais banhos?

É MITO! A caspa nos gatos podem ocorrer por diversos motivos: pele seca, pouca ingestão de água, obesidade, pouca escovação ou mesmo excesso de pelos mortos que ficam soltos. No entanto, nesses casos, o banho só piora a caspa. A indicação é que você escove diariamente seu gato e nos casos de gatos com muitos pelos, você pode cortar o excesso. Há ainda complementos alimentares que auxiliam no tratamento da caspa. Mas se seu gato apresentar um quadro como esse, procure o quanto antes ajuda de um veterinário.

É mito ou verdade que o melhor lugar para dar banho no gato é no tanque?

É MITO! O melhor lugar para o gato tomar banho é onde ele possa ficar com as 4 patas apoiadas no chão. Isso evita possíveis danos na coluna durante o banho.

É mito ou verdade que os gatos odeiam água fria?

É VERDADE! A temperatura corpórea do gato é maior que a nossa, cerca de 38º/ 39º graus. Portanto, se você der banho nele com água em temperatura ambiente, é provável que ele sinta muito frio. Além de dificultar o banho, ele vai ficar mais estressado que o necessário.

Dicas para um banho sem estresse!

Conversei com o nosso amigo, Paulo César Pinto, adestrador da Cão Cidadão, e ele nos deu dicas valiosíssimas sobre como dar banho nos gatos de uma forma mais confortável para eles.

Dica 1: O local do banho

Leve o seu gato algumas vezes no local do banho sem ser obrigatoriamente para dar banhos. Se for em casa, no banheiro, deixe que ele brinque um pouco no box ou banheira sem estar com a água. Caso seja em uma pet shop, permita um passeio (passeio de tróia, né? 🙈) para que ele se acostume aos sons, cheiros e pessoas do ambiente em que ele deverá tomar banho.

Dica 2: Sem petiscos

O momento do banho, dificilmente é uma hora confortável para o gato. É comum que ele fique muito estressado e gato estressado, não come. Forçar um petisco só vai piorar as coisas e ele vai acabar fazendo uma associação errada: petisco igual tortura de banho! Não queremos isso. Se ele estiver MUITO confortável com a situação, você pode molhar um pouquinho e oferecer um petisco, molhar mais um pouquinho e oferecer outro petisco. No entanto, o Paulo nos aditanta que é muito difícil de isso acontecer e é aí que vem a nossa próxima dica.

Dica 3: Pós banho prazeroso

Após o banho, é importante secá-lo bem. Depois você pode deixá-lo em um lugar confortável, agradável e com brinquedos que desestressem. Isso vai ser muito mais proveitoso do que oferecer um petisco.

Dica 4: Feliway

O Feliway é um hormônio sintético que simula o feromônio facial felino. Ele traz uma sensação de, digamos, paz, conforto e harmonia para os gatos. Não é um produto muito barato, mas você pode utilizar apenas nos dias que for dar banho no seu gatinho. Há várias apresentações, como spray ou difusor e você pode dispôr no local cerca de meia hora antes do banho. Pode ser levado para a pet shop também. Aliás, o Paulo também disse, que se possível, peça à pet shop que dê banho no gato antes de iniciar o banho dos cachorros. Os gatos são muito sensíveis aos cheiros e pequenos gestos podem fazer a diferença e melhorar esse momento.

Eu comecei a dar banho na Ruby porque quando eu a resgatei, ela só tinha 2 meses e tinha muitas pulgas. Ela nunca reclamou, não é o que ela mais gosta nesse mundo, mas é algo que acontece na maior tranquilidade por aqui. Ainda assim, só dou banho nos dias quentes, com um período maior que 30 dias. Respeito é a chave. Se não há uma indicação clínica e seu gato passa mal, respeite ele. Como vimos, seu gatinho pode tomar banho sozinho e ficar limpinho.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma experiência pra compartilhar com a gente? Deixe aqui nos comentários, vamos adorar continuar esse bate papo.

Até a próxima! 🐱🚿

Texto revisado pela veterinária Cecília Amélia Borges de Almeida- CRMV MG 8639 em 31/10/2018.

Conheça o Grupo do Amigo no Facebook e faça parte do nosso clubinho particular!

Leave a Reply

8 Comentários

  1. leo

    Olá bom dia. Amo gatos. Me mudei recentemente e acabei adotando uma gatinha que apareceu no quintal. E por isso não trouxe ainda o meu outro gato .. consegui levá-la para castrar, mas quando fui levá-la para tirar os pontos ela ficou muito estressada e vomitou muito. Abri a caixa de transporte para limpar um pouco e ela escapoliu e se escondeu no meio do mato. Além de me deixar todo arranhado RS . Foi horrível. Achei que não a veria nunca mais. Até que no final da tarde a encontramos pelas redondezas. Foi uma luta captura-la. Mas terminou bem. Mas tenho dúvidas do que fazer. Porque vai fazer um mês que ela castrou e ainda não fui tirar os pontos. Ela está brava, andou até deitando na cama, coisa que antes não fazia, começou a brincar com a bolinha dela.. mudou alguns hábitos. Masss associou a caixa de transporte a algo ruim. A grande questão: faz mal ficar com os pontos? Cai sozinho? Li muitas coisas e não sei ao certo o que fazer. Não quero deixá-la ainda mais traumatizada. Não pode ver mão que já quer morrer e arranhar. Ora ou outra deixa fazer carinho mas quando vê a mão começa. Li alguns textos e amei. Até salvei aqui na minha área de trabalho do Cel pra poder acompanhar. E daqui uns dias vou buscar o meu que ficou com minha mãe e sei que será uma outra novela, até ela se adaptar,ou eles rs. Ė isso. Parabéns pelo blog.

    • Fabiana Xavier

      Oi, Leo! Tudo bem?
      Eu fico muito feiz em saber que gosta do nosso blog! 🙂

      Fui buscar com a nossa veterinária vountária uma resposta sobre a retirada dos pontos :

      “É recomendado tirar sim porque é um corpo estranho , não sei qual material foi usado mas normalmente é nylon, não causa muita reação mas pode causar um processo inflamatório local. Se foi fio absorvível com o tempo vai sumir sem muitos problemas. Seria bom conversar com o veterinário que operou. Às vezes da pra fazer um sedativo, de forma que estresse menos o animal e consiga retirar.”

  2. MARIA HELENA PRESTES

    Oi bom dia, adotei uma gatinha que apareceu la em casa, e se adonou da nossa lavanderia e criou :O . Agora estamos, mamãe e filhotes.. eles estão com 18 dias. Eu queria saber o que posso fazer, porque percebi que está caindo muitos pêlos dela, e tanto ela como os filhotes estão com algumas intrusas (pulgas), inclusive nos tapetes da minha mãe, porque ela criou onde minha mãe guardava tapetes e panos de limpeza. Queria saber se posso dar banho nela, ou como posso tirar as pulgas e pêlos porque ela está em lactação, ai não sei se pode. E outra coisa, questão de vermifugo, injeção pra não entrar no cio novamente, vacinas.ou seja como cuidar adequadamente dessa bichana e dos bebês. Por fim, parabenizo pelo site e blog, se Deus quiser sexta-feira recebo e posso começar a ajudá-las, amei as açoes que voces promovem.

  3. Bianca

    Ola bom dia eu vou adotar um gatinho vira lata mais somos pobres ele e um filhote de 15 dias ou mais não sabemos quando podemos bota ele para tomar banho e quando pode me responder e umas dicas pra ele toma banho tranquilo (ainda não sabemos o sexo do gato)

  4. Lilly

    Na rua onde moro, tem muitos gatos de rua e eu deixo minha gatinha brincando com eles, para que não fique presa e estressada, porém eles tem muitas pulgas e carrapatos, muitos banhos, nesse caso, é necessário?

  5. Claudia S de Moura

    Boa noite, não consigo cortar as unhas da minha gata . Tentei levar na petshop mas ficou tão arisca , q desistiram . Queria dar banho e cortar unha , me oriente , por favor , como devo proceder

Next Article22 lugares para passear com seu cachorro em São Paulo