Muros telados, gatos seguros! Aprenda como instalar telas de proteção.

DSC08642

Já falamos aqui sobre a importância de evitar que os gatos tentem sair às ruas e acabem sofrendo atropelamentos, envenenamentos, brigas por territórios, acidentes ou maus tratos (clique aqui). Tendo em vista que eles vão ficar tão pouco tempo conosco é justo que tenham uma vida segura e feliz, concordam?

Normalmente as pessoas associam telas a apartamento, já falamos aqui sobre o assunto (clique aqui) mas quem mora em casa com quintal também precisa ter esse cuidado.

Os felinos gostam de ser livres, mexer em terra, deitar embaixo de uma sombra. Então se você tem um quintal não prive seu gato desse prazer, não dê ao seu vizinho o trabalho de conviver com um animal que não é dele. Uma solução que resolve todos esses problemas é telar o muro do seu quintal. Então, vamos lá!

Os gatos são excelentes saltadores e escaladores, contudo se acima do seu muro você colocar uma tela em ângulo de 45˚ para dentro do seu quintal eles não conseguirão sair.

Existem algumas empresas especializadas que realizam esse serviço. Para encontrar na sua cidade, jogue no Google “tela de proteção” e o nome da sua cidade. Outra opção é você comprar essas telas em casas de materiais construção e contratar um pedreiro para realizar o serviço.

Separamos abaixo alguns modelos de telas como referência:

gatos muro telado

Telas mais altas para felinos mais levados.

Gráfico de como telar um muro

Update

Veja outra forma de garantir que seu gatinho não escale muros e portões:

Espero que tenham gostado! Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados para seu pet!

Fonte:

Vídeo original extraído da página do Facebook Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios:

Banner Amigo adotar

Leave a Reply

24 Comentários

  1. Jhonathas MAtos

    Ótima dica. Vou repassar :D

    Parabéns.

    • Fabiana Xavier

      Que bom que gostou Jhonathas! Ficamos felizes em saber!
      Obrigada!

  2. Selma Quintanilha

    Olá,

    estou pensando em adotar um gato e gostaria de saber onde posso encontrar lojas que fabriquem telas no Rio de Janeiro.
    Tenho uma cachorrinha (Shi-Tzu) muito dócil e sociável, mas será que haveria algum problema de integração entre um gato e uma cachorra?

    Obrigada,

    Selma

    • Fabiana Xavier

      Olá Selma, ficamos muito felizes com sua decisão em adotar um gatinho!
      Busque no Google: telas de proteção+Rio de Janeiro ou empresa de tela de proteção+Rio de Janeiro, você pode colocar ainda na busca seu Município para ficar mais fácil encontrar.
      Quanto a interação entre cães e gatos existem algumas maneiras de integrá-los.

      Compre potinhos de água e cama novos para o baby que está por chegar, assim o seu cãozinho não vai ter que dividir as coisas dele.
      Assim que o novato chegar, os deixe em cômodos separados e depois troque eles de lugar. Gatos são muito ligado a cheiro, deixe ele conhecer o ambiente primeiro, deixe ele sentir que conhece o espaço. Depois os troque de cômodo. Assim vão conhecendo o cheiro um do outro.

      Aos poucos vá colocando os dois no mesmo ambiente, sempre de forma supervisionada e brinque com eles. Jogue bolinhas e outros brinquedos de preferência deles. Não dê o brinquedo do seu cachorro para o gato, compre brinquedos novos para os dois e quando der um para o novato, dê um para o cachorro também.

      Quando eles brincarem juntos, elogie bastante e recompense os dois com um petisco. Mas se brigarem, separe e não dê nada.
      Guarde uns minutos do seu dia para fazer um momento só entre você e o seu cachorro, brinque só com ele e encha de carinhos.

      Para escolher seu novo companheiro, visite nossa página, temos muitos gatinhos no Rio de Janeiro para adoção:
      http://www.amigonaosecompra.com.br/pets

      Depois nos conte como foi o processo e se tiver mais alguma dúvida é perguntar.

      Abraços,

      Fabiana Xavier

  3. ALINE

    Adorei as telas, onde fazer deste tipo no RJ?

    Obrigada,

    • Fabiana Xavierr

      Olá Aline, você pode encontrar empresas bem conceituadas no Google mas antes de fechar negócio confira no Reclame Aqui e PROCON se existe alguma reclamação sobre a mesma.
      Abraços!

  4. Pingback: Amigo Não se CompraPintando o sete! Aprenda a fazer brincadeiras incríveis para seu gato

  5. Maria Rita Campos

    Quero fazer esse trabalho no meu muro.Alguem para voces indicarem aqui em Belo Horizonte.

    Obrigada.

    • Fabiana Xavierr

      Olá Maria Rita, tudo bem?
      Infelizmente não conheço ninguém pra te indicar em BH. Mas você pode fazer uma busca no Google que tenho certeza que aparecerão várias empresas que prestam esses serviços. Só não esqueça de buscar referências desses lugares para não ter problemas futuros.
      Abraços!

  6. iuri

    E quem mora em vila em um quarto e sala pequeno e que necessita abrir e fechar a porta de entrada constantemente, além de ter cinco gatos acostumados com a rua?

    • Fabiana Xavier

      Ola Iuri, tudo bem?
      Sim, você não tem como telar a porta de entrada nem a vila. Mas você pode telar as janelas para evitar que eles saiam. Quando você for sair, pode usar uma distração para impedir que eles tentem sair pela porta. Pode jogar uma bolinha, peteca, ou outro brinquedinho que eles gostem. Quando forem atrás, você sai e fecha a porta.
      Sobre eles estarem acostumados com a rua, tudo é hábito. Com o tempo vão acostumando a ficar dentro de casa também e a castração já os deixa mais calmos, pois não sentem tanta necessidade de demarcar território nem sair para namorar.
      Abraços!

  7. Olá pessoal,

    Adorei a matéria sobre redes de proteção. Mas ainda preciso de ajuda !
    Além dos meus gatos pularem o muro, os gatos dos vizinhos tbem pulam no meu quintal e como os gatos dos vizinhos não estão castrados eles urinam no quintal e eu acabo prendendo meus gatos dentro de casa qdo não estou com medo de que aconteça algo com eles . Gostaria muito de resolver esse problema . Pensei nas telas , mas não sei como fazer pra eles não saírem e os de fora não entrarem . Se puderem me ajudar eu agradeço !

    Abraços !!

    • Fabiana Xavier

      Olá Michele, tudo bem?
      Eu só vejo 2 soluções. Esse ângulo de 45º impede que os gatos saiam, pois eles não conseguem se segurar de costas, mas talvez não impeça que os outros gatos de fora, entrem. Mas isso também vai depender da altura do seu muro. Se for bem alto e com tela em 45º eles não vão sair e nem os de fora entrar.
      Outra solução que vejo é transformar seu quintal em um gatil. Você pode telar por cima desde a parede da casa até o muro. Conheço uns abrigos que funcionam de aluguel e fizeram isso. Dá super certo. Esse método não influencia na ventilação, luz natural, em nada mesmo e eles se mantêm seguros.
      Se precisar de mais ideias é só falar, a gente vai pensando juntas. :)
      Abraços!

  8. Pingback: Casa segura, pet protegido

  9. Eu preciso telar meu muro da entrada de casa tenho dois gatinhos e uma gatinha todos são castrados mais o Nico tem dois anos ele agora descobriu que pode pular subindo no para peito do quadro de luz ele fugiu na sexta dia 8 de manhã com minha sogra ela não consegui pegar ele só voltou pra casa no sábado às 6.10 ficamos arrasados todo sujo e com fome minha filha quer que deixarmos ele sair quando ele quiser mas eu não concordo pois a rua e perigoso fora que ele chegou abarrotado de pulgas precisarmos cuidar na hora dele eu tenho medo dessa situação é ainda tenho 2 cachorros de porte pequeno minha saída e telar com essa tela de 46 eu vi na foto ela é inclinada não da pra ele sair como faço pra ter um orçamento e casa moro região santo Amaro fico no aguardo obrigado desde de já

    • Fabiana Xavier

      Olá Helia,

      Definitivamente a rua não é lugar para gatinho passear. Muitas coisas ruins podem acontecer como: envenenamento, doenças, atropelamentos, entre outros.
      Você está certa em querer telar seu muro, mas nós não realizamos esse serviço. Existem empresas especializadas que fazem esse trabalho e você pode buscar no Google alguma próxima a sua região ou ainda, pode pedir a um bom pedreiro que faça usando esse esquema que mostramos acima. Ele pode usar até essas telas mais comuns utilizadas para galinheiro que você compra em casas de material de construção.
      Um abraço!

  10. Mari

    Olá, que negócio é esse que “roda” usado no vídeo?

    • Fabiana Xavier

      Olá, Mari!

      Eu não sei o nome, mas você pode mostrar em uma casa de material de construcão que eles devem saber. Uma variante que eu já vi que também deu muito certo foi colocar garrafas pet de 2l.
      É só fazer um furo no fundo e passar um cano de 1/2. Você deve prender esse cano no topo do muro. Vi em uma rede social e disseram que deu muito certo.

      Um abraco!

  11. Treice Lopes

    Oi Fabiana, qual tamanho de grade vc indica? 1 metro, mais, menos?

    • Fabiana Xavier

      Olá, Treice!

      Não há um tamanho padrão. Vai variar de acordo com a altura do seu muro.

      Um abraço!

  12. Pingback: Telas em apartamentos | Amigo Não se Compra

  13. Nathália

    Sou totalmente contra a gatos terem acesso a rua. Tenho 6 gatos que tem acesso ao perigo, porem eu moro com outras pessoas que tem o pensamento primitivo de que gato é pra ser livre. Eu tranco em casa somente de noite, e já um inferno ter que aguentar a reclamação deles. Sempre deixam escapar. Já tive um gatinho filhote morto cruelmente por cachorros. O meu sonho é poder telar toda a casa, no mínimo os muros, mas minha casa é muito grande e tem acesso de vários jeitos, é o que sempre me faz desistir é que a minha família não iria coperar, por exemplo, se eu telasse o quintal inteirinho, iriam abrir a porta da garagem na hora de entrar e deixariam escapar, etc. Fico muito triste e preocupada :(

  14. Pingback: Gato não é cachorro

  15. Karina Chacon

    Preciso fazer isso em todo o meu quintal, portões e muros … mudei de casa e minha gatinha sentiu a diferença pois a casa é menor e ele tem menos liberdade. Então quer mais do que nunca ganhar o mundo rs. Obrigada pela dica ;)

Next ArticleTudo o que você precisa saber antes de cortar as unhas do seu gato