Os cachorros também podem ter enxaqueca?

A enxaqueca é uma das doenças que mais afetam os seres humanos. Ainda que seja algo relativamente fácil de identificar, como existem dezenas de tipos, o tratamento é complicado porque existem outras dezenas de medicamentos que tratam da doença.

Mas será que os cachorros podem sofrer desse mesmo mal? É isso que vamos responder hoje!

Dores de cabeça e enxaquecas são algumas das principais desordens que afetam os seres humanos. Segundo a organização mundial de saúde (OMS), a enxaqueca é a doença que ocupa a 19ª no ranking das doenças incapacitantes em todo o mundo. Em cães, devido a dificuldade de diagnóstico, não se há certeza se há ou não quadros de enxaqueca.

Em 2013, pesquisadores ingleses estudaram um caso clínico de um Cocker Spaniol, que apresentava os sinais clássicos sugestivos de enxaqueca: náuseas, vômitos, fotofobia (ato de evitar a luz ambiente escondendo-se embaixo de móveis), quietude e quadros de vocalização (aparentando sinais de dor).

Após várias tentativas de diagnóstico e tratamento, o uso de um fármaco especifico para enxaqueca crônica usado para humanos solucionou o quadro clínico do animal. Mesmo com tais evidências, os pesquisadores não puderam confirmar se o cachorro sofria mesmo de enxaqueca, uma vez que não houve um teste definitivo que comprovasse e diagnosticasse a enxaqueca.

Dessa forma, não há comprovação de enxaqueca em cachorros porém não é um diagnóstico a ser descartado na clínica médica de cães.

 

Mande sua pergunta também!

Envie suas perguntas para nosso e-mail: contato@amigonaosecompra.com.br, deixe nos comentários aqui do blog ou de qualquer uma das nossas redes sociais!

No próximo mês a gente responde a mais um leitor. Até lá! 🐶

Pergunta enviada pela leitora Creuza Soares e respondida pelo nosso colaborador voluntário Jefferson Costa, Graduando em Medicina Veterinária pela USP, representante Discente da Graduação no Departamento de Cirurgia – VCI FMVZ-USP e apoio da Presidência da XXVI SACAVET.

 

Fontes:

I.N. Plessas, H.A. Volk, and P.J. Kenny. Migraine-like Episodic Pain Behavior in a Dog: Can Dogs Suffer from Migraines? Review. Journal of Veterinary Internal Medicine 2013;27:1034–1040.
Headache Classification Committe of the International Headache Society. The International Classification of Headache Disorders. Cephalalgia 2004;24(Suppl1):9–160.

 Banner Amigo adotar

Leave a Reply

2 Comentários

  1. And

    Muito bom esse site
    Por favor me ajudem a cuidar do meu gatinho ele estava bem de repente surgiu uma coceira nele se espalhando por todo corpo estamos triste pois fiquei sem trabalho a um mês e fiquei com menos condições obrigado.

Next ArticleNovembro azul: veja as dicas para reduzir as chances de câncer no seu cãozinho