Petiscos saudáveis para o seu melhor amigo

Quem tem cachorro sabe: eles não podem ver a gente comendo alguma coisa que querem compartilhar. E a gente fica, claro, com o coração partido por ter que encarar aqueles olhinhos “pidões” e negar. Mas tem algumas coisas que nós podemos compartilhar com nossos filhotes de quatro patas e que, inclusive, são boas para a saúde deles.

Cachorros podem comer frutas e verduras à vontade, desde que não sejam ácidos ou cítricos. Isso exclui laranja, uva, morango, abacaxi, limão e similares. Claro, também não podem comer sementes. E não devem ingerir uma quantidade exagerada de frutas, pois elas contem açúcares e podem desequilibrar sua dieta. Mas, dentro do limite, frutas e verduras constituem uma alimentação super saudável.

Além da saúde, existe o lado lúdico, por assim dizer. Você pode literalmente compartilhar a fruta com seu cachorrinho, oferecendo a ele pedaços do que está comendo. Ele fica feliz e os laços entre vocês se estreitam. Afinal, para o cachorro, compartilhar o alimento tem um significado importante, de companheirismo, respeito e cumplicidade.

Tenho uma cachorrinha que adora frutas, o que é bastante comum. Mas a Sophie também adora verduras, como os talos do brócolis e do espinafre – que costumamos descartar – mas que ela saboreia crus, como se fossem petiscos. Lembro que é importante lavar bem as verduras e, se forem cozidas, que seja sem sal.

Cenoura crua e pedaços de abobrinha, por exemplo, também podem fazer as vezes de “ossinhos”, pois são crocantes e podem ser roídos durante algum tempo. O “miolo” da pêra e da maçã (sem as sementes) também podem desempenhar essa função.

Muitas são as possibilidades, então teste suas habilidades de chef de cozinha e descubra novos sabores para o seu amigo! Mas fique atento aos alimentos perigosos! Pra ajudar, montamos essa tabelinha:

Obs: mesmo os petiscos saudáveis devem ser oferecidos com moderação,
para não desequilibrar a dieta do seu bichinho.

Compartilhe suas experiências

Deixe um comentário contando o que o seu cachorro gosta de comer além de ração!

 

Clique aqui e veja mais dicas sobre como cuidar dos seus peludos!

 

Este post foi revisado pela veterinária Claudia Valente Kantz.

 

Next ArticleTigre: aonde você for, eu vou!