Faça você mesmo: Brinquedos para divertir seu gatinho (parte II)

Gatos tem a liberdade entranhada nos pelos! Eles nasceram para serem livres, correr pelo campo, subir em árvores e caçar.

Mas a realidade é bem diferente, apesar de prezarem muito por sua independência se deixados na rua acabam morrendo de fome, por doenças, maus tratos e envenenamento como falamos nesse post aqui.

Pois bem, já que para a própria segurança deles nosso lar é o lugar onde devem ficar e com telas nas janelas, por favor, como dissemos aqui, vamos tornar esse lugar uma linda floresta misteriosa para eles caçarem.

Na verdade é bem assim que eles enxergam nossa casa, já reparou como arranham o sofá, escalam cortinas, dormem nos móveis altos? Funciona mais ou menos assim: o sofá substitui um madeira jogada ali na mata, a cortina substitui uma árvore e o móvel alto substitui os galhos das árvores.

Quando a gente opta por um gato precisamos estar cientes que em algum momento vamos nos deparar com alguma coisa arranhada, mas existem formas de reduzir ou evitar que isso aconteça.

Como entreter seu gato em casa foi um post que fizemos onde ensinamos a fazer umas brincadeiras em casa e aqui vocês reler a matéria matriz onde ensinamos um monte de brincadeiras para seus gatinhos. Hoje voltamos ao assunto mas com muitas coisas novas e baratinhas pra você fazer para seu fofuxo!

Como fazer uma peteca

peteca

Essa é muito fácil de fazer, você vai precisar de:

  • Um pedaço de espuma
  • Penas
  • Tesoura
  • Palito de dentes

Com o auxílio do palito vá enfiando as penas na espuma, coloque várias para que tenha uma peteca bem bonita e colorida. Depois é só deixar a brincadeira por conta dos seus gatinhos!

Eu comprei dois saquinho de penas em uma casa que vende artigos para festas, custou cerca de R$2,00 a unidade e vieram umas de 10 peninhas em cada saquinho.

Brincando com fitas

fitaGente desculpa a qualidade dessa foto, mas quando ela sobe pra pegar a fitinha é muuuuito rápida e não consigo pegar um ângulo legal com a câmera do celular, rsrs.

Mas é isso aí, sem segredos!

Para essa brincadeira você vai precisar apenas de:

  • Fitilho
  • Tesoura
  • Fita adesiva

Corte os fitilhos em tamanhos diferentes e não se preocupe se estão certinhos, use a fita adesiva para fixá-los bem apertadinhos e depois com outro pedaço de fita adesiva cole na parede e deixe o resto com eles! É diversão garantida!

Armadilha na cortina

cat

Gatos adoram uma cortina! Acho que é pelo fato de na maioria das vezes ficarem balançando por causa do vento, eles não resistem e atacam o invasor!

Uma dica legal até mesmo pra proteger a sua cortina é deixar um desses bonequinhos coladinhos ou agarradinhos (cada lugar conhecem de um jeito) presos na bainha.

Quando a cortina balançar, eles vão direto caçar o bonequinho e depois devem rolar pelo chão com ele e vão deixar sua cortina de lado.

Fitas na tela de proteção

gatoEssa é uma diversão muito segura e qualquer um pode fazer, basta dar um nó com a fita na rede de proteção e deixar o vento se encarregar de levar a brincadeira adiante!

Coloque quantas fitas quiser, de cores e tamanhos diferentes!

Cata petisco

pega-pegaEssa é uma brincadeira muito deliciosa! Vem ver a lista de material:

  • Faca
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Papel de presente (opcional)
  • Rolo de papel higiênico ou pepel alumínio
  • Pilot ou caneta
  • Petiscos

Corte o rolo de papel alumínio no tamanho desejado. Encape esse cilindro incluindo as laterais. Com o pilot faça as marcações de onde será a abertura para a saída do petisco, faça quantas desejar e depois é só deixar eles se divertirem tentando tirar os petiscos! Ah, sim, não sejam maldosos! Verifiquem se a abertura realmente tem o tamanho da saída dos petiscos hein!

Bolinha de papel turbinada

bola de papelEsse é um clássico, a boa e velha bolinha de papel agora em nova versão turbinada com uns petiscos dentro.

Sem lista de material, basta pegar um pedaço de papel qualquer ,amassar e colocar entre as dobras uns petiscos para animar ainda mais essa brincadeira!

Dica Bônus

Plantinha delícia

milho

Todo gato adora um matinho, a minha sobe no meu aparador para pegar as minhas plantinhas de plástico! Pensando nisso plantei milho, isso mesmo, milho de pipoca que compramos em qualquer mercado. Veja como é simples, você vai precisar de:

  • Terra adubada
  • Vaso bem bonito para plantar (eu usei um pote de sorvete mesmo)
  • Milho de pipoca de qualidade bem inferior

Se o vaso que comprou não tiver furos, faça uns furinhos no fundo para que a água possa descer. Preencha com a terra adubada e jogue os grãos de milho. Eu enterrei os grãos cerca de 3cm, molhe e só molhe novamente quando a terra estiver bem seca.

Eu testei com milho de qualidade premium que era o que eu tinha em casa mas não nasceu uma só folha por isso estou indicando um de qualidade bem inferior, foi o que funcionou aqui.

A primeira foto foi no dia que plantei e a outra quase duas semanas depois, crescem muito rápido e eles adoram!

Algumas pessoas pensam que por serem tão independentes os gatos ficam muito bem sozinhos por longos períodos, mas não é bem assim.

Eles sentem nossa falta assim como os cachorros, então, se você esta pensando em adotar um gato mas passa longos períodos viajando, pense um pouco mais. Alguns peludinhos desenvolvem até depressão.

Essas dicas que demos acima servem para distrair seus gatinhos e de quebra protegem alguns móveis já terão outras coisas para focar.

Façam os seus e mandem suas fotos pra gente ver como ficou!

Espero que tenham gostado!

Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados, até lá! 🐱🐾

Banner Amigo ajudar

Leave a Reply

6 Comentários

  1. Pingback: 7 motivos para não ter um animal em casa

    • Fabiana Xavier

      Que bom, Paty!
      Depois nos conte se fez alguma e a reação dos seus bebes peludinhos!
      Abraços!

  2. Elaine Oliveira

    Fiquei com uma dúvida.
    A gente planta o milho, a intenção é eles brincarem com as folhinhas ou come-las como um petisco saudável?

    • Fabiana Xavier

      Olá, Elaine!

      Boa observação! A minha Ruby as vezes passa só pra mordiscar e depois cospe as folhas. Nem sempre come, por isso coloquei no tópico brincadeiras. Ela as vezes só usa pra se distrair.
      Mas é um ótimo petisco natural. De qualquer maneira, vou editar o texto pra organizar melhor as ideias.
      Obrigada pela observação.

      Um abraço!

  3. Pingback: Dê adeus aos móveis arranhados com 6 dicas simples

Next ArticleAprenda a cuidar de um animal idoso