Confira a rotina perfeita para o seu cachorro

Acordar às 6:00h, tomar café às 6:30h, chegar no trabalho às 8:00h, ufa! Nosso dia é feito de rotina. Bem, pelo menos para a maioria das pessoas. Mas rotina é uma coisa boa. Mesmo que a sua rotina seja meio louca, é bom ter uma. Com o cachorro é mesma coisa e incluir uma rotina no dia a dia dele traz diversos benefícios.

Para a rotina funcionar bem, é preciso ter algumas regras. Por exemplo, você tem horário para chegar ao seu trabalho. Isso é uma regra a ser cumprida dentro da sua rotina diária, e com os cachorros não é diferente.

Crie regras para o xixi

Para que o seu cachorro respeite as regras e possa seguir uma rotina saudável você também vai precisar se enquadrar nessa, meu amigo!

Mostre ao seu amigo o local em que ele pode fazer o xixi e se ele fizer em outro local, é preciso uma repreensão. Você deve dizer “Não” de forma firme, mas não precisa gritar. Além disso, pode borrifar um pouquinho de água. No entanto, quando ele fizer o xixi no lugar correto, faça carinho e ofereça um petisco.

Inclua um horário para alimentação

Acostume-se a alimentá-lo sempre no mesmo local e horário. Dessa forma ele saberá onde deve buscar seu alimento e não sairá rasgando todas as caixas e sacolas que você guarda na área, por exemplo.

Lembre-se, os cachorros precisam ser alimentados pelo menos duas vezes ao dia. Converse com o seu médico veterinário de confiança sobre a quantidade de ração adequada para o seu cachorro e divida essa quantidade em duas ou três porções diárias.

Não esqueça dos passeios

Nós passamos o dia fora trabalhando, estudando, saímos com a turma no final de semana, mas e eles? Já imaginou ficar trancado em um apartamento o tempo todo sem nada para fazer? Ui, que tédio!

Procure manter uma rotina que inclua passeios diários. Faz bem para ele caminhar, correr um pouco, socializar com outras pessoas e animais. Nesse passeio, leve ao menos uma bolinha para brincarem juntos. Isso vai inserir novos estímulos, ele vai sentir cheiros e solos diferentes. Além disso, esse é um ótimo momento de interação, é o elo sentimental entre vocês. Deixar o cachorro sozinho e dormindo o dia todo pode causar sedentarismo, tristeza e ansiedade.

Mantenha uma boa rotina diária

Muitas pessoas tratam seus animais como filhos, eu me incluo nesse grupo. Mas muitas vezes isso faz com que a pessoa relaxe um pouco no tratamento. Não há nada de errado em amar muito nossos bichinhos e fazer alguns mimos de vez em quando, mas não podemos esquecer que continuam sendo animais e têm necessidades diferentes das dos humanos.

E não esqueça: tão importante quanto manter uma rotina de alimentação e atividades, é permitir que ele tenha uma rotina de descanso. Permita que seu cachorro tenha um bom ambiente de sonequinha. Faça ou compre uma caminha confortável para ele. Certifique-se de que ela esteja em local apropriado, ou seja, que não pegue sol o dia todo e nem seja muito quente.

Com a palavra, a veterinária

A médica veterinária, Marcela Machado, recomenda que seja incluída na rotina diária do animal, desde pequeno, a escovação dos dentes como prevenção de doença periodontal, o famoso tártaro. Além disso,  a Marcela reforça que consultas médicas periódicas não podem ser esquecidas. Mantenha-se ateto às  datas das vacinas e evite doenças!

DICA: Se manter uma rotina está complicado para você nesse momento, calma, há solução! Você pode sempre contar com a ajuda de um adestrador e também de um pet sitter. O adestrador vai te ajudar a ter mais controle sobre seu cachorro e o pet sitter pode fazer companhia e os passeios que você não pode no momento. 

E aí, como anda a rotina do seu cachorro?

Até a próxima!

Texto revisado pela Médica Veterinária Voluntária, Marcela Machado CRMVRJ 9867.

Conheça o Clube do Amigo e nos ajude a manter o nosso trabalho.

Banner Amigo adotar

Leave a Reply

Next ArticleProtetores: por fé e amor, sem glamour e na dor