Saiba tudo sobre areia sanitária para gatos

Todo mundo que tem um gatinho sempre fica na dúvida sobre qual o melhor tipo de areia sanitária comprar para seus gatinhos. Tem com perfume, sem perfume, granulado fino e grosso, sílica, há quem use sal grosso misturado, farinha de mandioca e até papel picado. Ufa, depois de tantas opções, qual será a melhor?

Existem tantas marcas de areia no mercado que na hora de comprar bate aquela dúvida. Quem tem muitos gatos em casa além do preço precisa que a areia sanitária renda, que dure mais. Antes de a gente entrar propriamente no assunto, que tal um bate bola com algumas questões recorrentes?

Tira Dúvidas!

 

> Pode misturar sal grosso para a areia render mais?

Algumas pessoas tem muitos gatinhos e além de precisar que a areia renda, precisam abafar o cheio. Uma das soluções encontradas por muitos é misturar sal grosso na areia. Para ser sincera, eu não testei. Mas me baseando nas pesquisas que fiz, não faz bem aos gatinhos.

Quando eles acabam de fazer suas necessidades, normalmente tomam seu delicioso banho de língua e vão lamber o sal que por ventura ainda estiver nas patinhas.

Como é muito comum os gatos sofrerem de problemas renais, a longo prazo isso pode fazer muito mal.

Isso sem falar que o sal pode causar ressecamento das pantufas e causar alergias.

 

> Posso usar jornal picado no lugar da areia?

Não é muito indicado, pois na fabricação do jornal são usados produtos tóxicos como amônia. A amônia em contato com a urina pode causar alergia de contato nas patinhas e até formar feridas. Há quem use folhas de jornal no fundo da bandeja para ajudar na limpeza, mas a urina vai molhar a areia, passar para o jornal e o animal vai ter contato do mesmo jeito.

No entanto, já existe no mercado produtos de boa qualidade a base de fibra de celulose próprio para serem usados como granulado sanitário.

 

> Posso usar areia comum de construção, areia da praia ou barro?

Não é indicado.  A areia sanitária que compramos nas pet shops passam por um processo de higienização e não causam danos à saúde dos nossos peludinhos. Já essa areia comum das praias e de construção podem estar contaminadas com bactérias e nosso peludinho pode ficar doente.  O barro pode estar contaminado até com o fungo da esporotricose, muito cuidado. E olha que não falei que nenhum deles vai absorver o cheio nem reduzir a umidade.

 

> Farinha de mandioca pode ser utilizada junto da areia sanitária?

Baseada em minhas pesquisas e em muitas leitoras do nosso Facebook, não vi nada que desabone além da farinha de mandioca fina.

Existem diversos tipos de farinha de mandioca, mas as mais finas não costumam agradar. Elas podem ser aspiradas pelos pequenos e causar processos alérgicos. Além disso, dizem que ela gruda mais e não resolve muito. Já as farinhas de granulado médio e grosso são bem aceitas. Abafam o cheiro e ajudam no rendimento da areia para mamães que tem muitos filhos felinos. Há inclusive quem use apenas a farinha de mandioca sem misturar a nada.

Quanto a proporção, existem muitas receitas. Vá misturando aos poucos até chegar ao ponto que melhor te agrade. Mas sempre preste atenção, alguns felinos podem ser alérgicos, nesse caso suspenda o uso e procure seu médico veterinário de confiança.

 

> Pó de serragem pode ser utilizado como substituto da areia higiênica?

Isso depende. Existe no mercado ótimos granulados sanitários de madeira, esse você pode utilizar.  O que você não pode é pegar serragem de qualquer lugar porque podem estar contaminadas por fungos, bactérias e até mesmo contaminadas por urina de rato. O pó muito fino, além de lama, pode causar danos à respiração do seu peludinho.

Quando o gato for enterrar suas necessidades, caso a serragem seja muito grossa, pode até entrar uma farpa na patinha do seu gatinho. Então use sim granulado sanitário de madeira, mas use um comprado em uma pet shop de uma marca de sua confiança, assim seu gatinho estará seguro.

 

Tipos de areia sanitária

areia sanitária

 

Sílica

Existem dois tipos de sílica: sílica bolinhas e sílica microcristais.

Sílica Bolinhas:

São grãos finos e arredondados, costumam ser mais macios para as pantufas dos gatinhos. Sua durabilidade é maior do que a sílica em microcristal. O problema é que esse formato de bolinha costuma pular para fora da caixa de areia e fazer uma certa bagunça pela casa.

Sílica em Microcristais:

Essa sílica leva esse nome pelo seu formato, cristais bem pequeninos. Dá a impressão que vai espetar por causa das pontinhas, normalmente os gatos estranham um pouco no início da troca. Mas fique tranquilo, não machuca.

A sílica é uma ótima opção! Existe no mercado algumas que você só troca a cada 20/30 dias!

Ambas apresentações são ótimas! Retém bastante o cheiro e a umidade. Sua coloração também tem um diferencial, são brancas e azuis e quando vão perdendo seu efeito de absorção, começam a ficar amareladas. Nesse momento vai começar a juntar urina no fundo da badeja, é a hora de trocar todo o conteúdo.

O preço é um pouco salgado em relação as outras opções. Custa em média duas, as vezes três vezes mais caro que os granulados comuns. Mas existem diversas marcas, fazendo uma pesquisa legal, dá pra encontrar boas opções para fazer o teste!

O bom é que com toda correria do dia a dia, facilita a vida. Quem usa garante que não troca pela areia comum, principalmente as pessoas que moram em lugares pequenos de pouca ventilação.

Granulados de argila

Sãos os mais comuns, vendidos em todos os lugares. Provavelmente foi sua primeira opção!

O xixi em contato com  a argila formam torrões, o que facilita a retirada. Não gruda na patinha do gato, não espalha pela casa. A cada retirada de um torrão de urina, costuma-se colocar mais um pouco de areia. Por esse motivo muitas pessoas acreditam que o gasto é maior.

Existe também a versão perfumada. Quando a urina entra em contato com o granulado libera um perfume suave. Na verdade mesmo sem contato com a urina já costuma ficar perfumado. Eu particularmente não gosto, acho que é porque me lembra papel higiênico perfumado. Eu tenho horror ao cheiro do papel higiênico perfumado! (Risos) Mas gosto é muito pessoal, se você gostar e seu gatinho não tiver nenhuma alergia, não tem problema!

Como temos muitas opções no mercado, os preços e a qualidade são bem variadas. Algumas vão reter melhor a urina e o odor outras podem fazer uma laminha. Umas são bem baratinhas outras nem tanto. Mais uma vez, só experimentando para você ver qual vai ser melhor para você e seu gato.

Pedrinhas

São pequenas pedras de origem mineral natural. Dura bem e retém bastante a umidade, mas não segura muito bem o odor.

O ideal é pra quem vai deixar a caixa numa área externa ou bem ventilada. Outra vantagem é que não forma lama e dificilmente causa alergias. O preço costuma ser bom também.

Madeira

Já falamos por alto ali no tira dúvidas sobre a madeira e já vimos quais não devemos usar, agora vamos falar sobre as permitidas vendidas nas pet shops.

As vendidas em pet shops são pequenos granulados de madeira do tipo pinus e são biodegradáveis, ou seja, favorável ao meio ambiente. Ela tem uma boa absorção, retém bem o odor e dura bastante. O que muita gente não gosta é que precisa peneirar todo dia para retirar toda parte gasta. O bom é que não costuma causar problemas alérgicos e costuma ser barata.

Não adianta ter um gato sem querer o trabalho que vem junto com ele, isso é um fato. A questão é: “Qual dessas opções vai facilitar meu trabalho e manter meu peludinho limpinho e seguro?”

Pra isso só testando mesmo, eu por exemplo gosto muito do granulado de argila. A marca que compro tem um preço que me agrada, forma os torrões que facilitam a retirada da urina e nunca causou nenhuma alergia na minha pequena. Mas até eu chegar nessa marca, passei por outras duas que não gostei.

Outra coisa que precisa estar em mente é que a caixa vai precisar ser lavada com regularidade e o espaço onde ela fica também. Muitas pessoas usam vinagre misturado a água para limpar a área onde fica a caixa de areia. Para quem tem muitos gatos, as vezes o cheiro de urina fica forte e isso é ótimo para retirar o cheiro.

As caixas de areia também precisam estar de acordo com o animal,  por exemplo: você não pode ter uma caixa muito pequena para gatos grandes ou muito alta para gatos filhotes. Se ele tiver qualquer dificuldade para usar a caixa, pode não querer urinar e isso pode gerar um problema renal. Fizemos um post há um tempo falando sobre os diversos tipos de caixa e algumas bem estilosas, você pode relembrar aqui.

Alguns especialistas recomendam ter duas caixas de areia para cada gato, ou seja, se você tem dois gatos deve ter 4 caixas de areia. Outros especialistas recomendam a quantidade de gatos mais uma, ou seja, se você tem dois gatos deve ter 3 caixas de areia.

O importante é manter as caixas em local acessível, tranquilo e sempre limpas!

E aí, gostam do post? Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários pra gente!

Espero que tenham gostado do post de hoje! Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados pra vocês, até lá! 🐱

 

Fontes:

  • http://areiadegato.blogspot.com.br
  • http://www.petlove.com.br/
  • http://www.cachorrogato.com.br/gato/tipos-areia-para-gatos/
  • http://www.petmag.com.br/15938/areia-sanitaria-para-gatos-qual-e-melhor-opcao/

 Banner Amigo adotar

Leave a Reply

40 Comentários

  1. Pingback: 10 passos para deixar seu gato mais feliz

  2. Pingback: 10 Dicas sobre como apresentar um gato a outro

  3. Rodrigo

    Posso usar maravalha de pinus no lugar da areia, o fabricante diz que é esterilizada, mas tenho receio pois alguns fungos como o que causa a criptococose podem estar presentes.

    • Fabiana Xavierr

      Oi Rodrigo, tudo bem?
      Bem, a gente precisa acreditar no que está escrito na embalagem. Se diz ser seguro, use. Caso desconfie do produto ou empresa, não use e procure outra marca que sinta confiança. Tente contato com o atendimento ao cliente da marca que deseja utilizar. Envie suas dúvidas e anseios, tenho certeza que te responderão, se não responderem, não compre.
      Busque referências da empresa na internet e converse com os gateiros plantonistas sobre as marcas mais conhecidas do mercado.
      Qualquer dúvida, conte com a gente!
      Abraços!

  4. Pingback: Aprenda como evitar o mau cheiro do xixi e cocô do gato

  5. Lili

    Gostaria de saber se a areia de sílica faz mal ao gato á longo prazo.

    • Fabiana Xavier

      Olá Lili, tudo bem?
      Não faz mal não, pode ficar tranquila. O que você precisa prestar atenção é na hora da troca da sílica. Ela começa a ficar amarelada, retendo urina no fim da bandeja. Isso começa a acontecer em cerca de 20/30 dias após o início do seu uso.
      Nesse momento, se você não trocar, o contato do gato com essa urina parada no fundo da bandeja pode causar fungos, alergias e até outras doenças. Mas mantendo a higiene e a troca no período certo, sem problemas! Pode usar a sílica tranquilamente.
      Bjs

    • Raquel

      A sílica é tóxica sim. Se o gato carregar alguma nas patas e depois lamber, pode ter sérios problemas gastrointestinais. Se for recorrente, será fatal.

      • Fabiana Xavier

        Olá Raquel, tudo bem?
        Há diversos tipos de sílica, e a usada para banheiro de gatos é a sílica gel, que não é considerada tóxica. Mas pode ter alguns gatos que comem essas bolinhas, o que poderá causar diarreia por não ser um produto feito para ser ingerido. Nesse caso, é bom trocar por outro tipo de produto que o gatinho não coma.
        Abraços.

  6. Paulo

    Uma dúvida. Quem tem mais de um gato, as caixas podem ficar próximas ou devem ficar distantes ?

    • Fabiana Xavier

      Olá Paulo, tudo bem?

      Não existe uma regra não, mas se os seus gatinhos não estiverem usando as caixas onde estão, é importante separar para que você consiga observar onde eles se sentem mais a vontade para fazer suas necessidades e assim reorganizar o posicionamento delas.
      Mas se eles usam normalmente as caixas uma próxima da outra, pode manter assim.
      Abraços!

  7. Comprei há uma semana na Pets com Carinho a forração Like Cat. Ela é feita de madeira pinus compactada e quando umedece ela dissolve. Estou usando tanto para meu gato quanto para meus esquilos-da-Mongólia (gerbil). Ambos se adaptaram bem, especialmente os esquilos.
    Recomendo o produto.

    • Fabiana Xavier

      Olá Jeron, tudo bem?
      Muito legal o seu comentário!
      Obrigada por dividir sua experiência com a gente!
      Abraços!

  8. Nina

    Oi Fabiana! Tudo bem?

    Estou com duas gatinhas filhotes aqui em casa. É a primeira vez que temos gatos, então tenho a impressão as vezes de que mais erramos do que acertamos no dia a dia! Hehehe Uma das gatinhas faz xixi no sofá. Sempre achei que fosse pra chamar atenção, mas agora me ocorreu que ela pode nao gostar da sílica. Tenho outra caixinha no meu banheiro com pinus compactado, que elas pouco usam. Pensei em colocar uma terceira caixinha com granulados de argila na sacada, pois as duas adoram fazer xixi dentro de um vasão de plantas que eu tenho, mas esta vazio, só com terra no fundo. Estou com algumas duvidas, se puderes me ajudar, agradeceria muito! Primeiro, esse granulado de argila é a famosa areia pra gato? Alguma marca é mais facil de acertar?
    Posso trasformar o vaso num banheirinho mesmo, forrando corretamente e colocando silica ou granulado, ou seria criar um mau habito na gatinha, que pode sofrer se, caso eu me mude, nao tenha mais o vaso disponivel? Por serem filhotes (tem 4 meses) precisam de um tipo x de caixa, e depois terei que trocar todas caixas por caixas altas? Acho estas tao caras :/
    Desculpa o interrogatorio… Estamos nos esforçando aqui pra garantir o bem estar delas!
    Beijos

    • Fabiana Xavier

      Olá Nina, por aqui tudo bem! Mas pelo visto por aí, algumas dúvidas né? Rs.
      Primeiro é normal ter dúvidas, faz parte. Não se reprima por isso!
      Mas vamos lá!
      “Primeiro, esse granulado de argila é a famosa areia pra gato?”
      Sim. A gente tem o costume de falar areia para gatos mas na verdade não é uma areia tipo dessas que a gente vê em construção. Na verdade é argila processada em grãos, mas também tem as feitas de féculas de mandioca, algas, matéria prima vulcânica e pedras naturais, mas as mais comuns são mesmo as feitas de argila.
      “Alguma marca é mais fácil de acertar?”
      Existem uma dezena de marcas no mercado, eu posso te indicar a que uso. Eu gosto, mas não é a melhor do mercado tá? Eu uso a Pipicat classic (sem perfume), onde moro custa cerca de R$9,00 o saco de 4 quilos. Forma torrões desde que eu coloque bastante areia na caixa, uma média de 4cm de altura. Mas tem a questão do espaço. Onde a caixa da minha gata fica é bem arejado e não fica cheiro. Mas existem outras marcas que você pode ir testando até achar uma que forme mais torrões. Falam muito bem da areia Hello Kitty também, mas aí só testando mesmo.
      “Posso transformar o vaso num banheirinho mesmo, forrando corretamente e colocando sílica ou granulado, ou seria criar um mau habito na gatinha, que pode sofrer se, caso eu me mude, não tenha mais o vaso disponível?”
      Os gatos são muito metódicos, caso se mude, é provável que estranhem o novo lar ainda que você pudesse levar esse vaso! Mas calma, fique a vontade para se mudar. Depois de algum tempo eles voltam ao normal. O processo de procurar areia (sílica, pinus ou outro material) é muito instintivo do gato. Ele vai fazer isso automaticamente. Gatos gostam de enterrar suas fezes. Eu não usaria esse vaso pelo trabalho que me daria lavar, acho mais prático as bandejas mesmo.
      “Por serem filhotes (tem 4 meses) precisam de um tipo x de caixa, e depois terei que trocar todas caixas por caixas altas? Acho estas tao caras :/”
      A questão é, eles conseguem entrar e sair tranquilamente da caixa? Se conseguirem não tem problema. Eu recentemente tive que trocar minha caixa de areia, pois a minha gata está com quase 2 anos, então a outra estava pequena. Quando ela ia tapar as fezes, acabava jogando para fora. Mas a caixa de areia ou bandeja pode ser qualquer uma. Nas petshops nem todas são caras, mas se você quiser, uma boa dica, é comprar bandeja plástica (aí procure por um material legal) nessas lojas de utensílios domésticos. A da minha gatinha era uma badeja branca A 45cm, L 30cm, P 8cm que comprei em uma dessas lojas, durou bastante.
      O fato de eles estarem fazendo xixi no sofá, pode sim ser um sinal que não gostaram dessa sílica e pinus mas pode também ser porque não conseguem chegar a tempo da caixinha. Já levou os gatinhos ao veterinário pra ver se não estão com infecção urinária? Além disso existe a questão da educação. Existe nas pet shops um educador sanitário. É um tipo de spray que a gente borrifa nos lugares onde não queremos que eles urinem, muita gente já me disse que gostou. Ah sim, se a caixinha de areia estiver suja, é provável que eles não façam também. Gatos são muito limpos e gostam de usar a caixinha limpinha. Pra finalizar, existe uma regrinha da caixinha: deve-se ter uma caixa a mais em relação a quantidade de gatos. 2 gatos = 3 caixas. Mas acho que você está indo muito bem como mãe de gato! Parabéns! E olha, mesmo eu tendo escrito um textão, fique a vontade de mandar novas dúvidas, respondo com maior prazer!
      Abraços!

  9. Raquel

    Poxa, o blog tão preocupado com a saúde dos gatos e ainda diz que silica na caixinha é boa opção? A sílica é extremamente tóxica, é a PIOR das opções.

    • Fabiana Xavier

      Raquel, fico muito contente com sua participação, me inspirou até a fazer uma matéria explicando com detalhes o que falei no seu comentário lá de cima.
      Obrigada por sua contribuição, foi muito importante para nós! :)
      Abraços!

  10. Heinz

    A sílica pode causar silicose, devido ao pó aspirado. Não recomendo!

    • Fabiana Xavier

      Olá Heinz, tudo bem?
      Essa sílica que você está falando não é a sílica usada com a finalidade de reter a urina e sim um pó muito comum em minas e pedreiras. Esse link aqui, fala um pouco mais sobre o assunto: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/silicose

      Abraços! :)

  11. Pingback: Mitos e verdades sobre a sílica gel

  12. Neidia

    a argila que uso não forma torrões, ela vai formando uma lama no fundo e não há como limpar só trocando tudo mesmo. existe alguma marca de argila que forma torrões? eu comprei a de sílica mas depois de pesquisar vi que pode vir a causar problemas futuros. eu gostei pois o cheiro parou completamente, a argila deixa cheiro no ar. mas se a sílica não for boa pra gatinha não vou usar.

    • Fabiana Xavier

      Olá Neidia, tudo bem?
      Eu uso uma chamada Pipicat e gosto, mas algumas pessoas já me falaram que a areia hello kitty está muito boa, mas isso é muito pessoal. Eu só tenho uma gatinha, então, naturalmente o fluxo é menor.
      Nesse caso é preciso ir testando pra ver qual você se adapta mais.
      Sobre a sílica, é seguro o uso. Confira aqui um post que fizemos sobre mitos e verdades sobre a sílica em gel: http://site.amigonaosecompra.com.br/mitos-e-verdades-sobre-a-silica-gel/
      Um abraço! :)

      • Graça Maria

        Eu uso a gatissimo perfumada da premium, é muito boa não deixa cheiro, misturo um pouco de farinha de mandioca, o preço dela é 6,90 com 4 kg tenho cinco gatos e todos gostam . .
        A cx que eu uso é aquela de pedreiro virar massa.t roco uma vez por semana. Lavo a cx com vinagre de álcool e bicarbonato e o local também.

        • Fabiana Xavier

          Olá Graça,
          Muito legal você dividir sua experiência com a gente!
          Eu conheço essa caixa que você está falando, ela é boa porque é grande, o material muito resistente e mais barata que as caixas de areia compradas em pet shops.
          Essa higiene que você faz é ótima!
          Parabéns por seu cuidado! :)
          Um abraço!

  13. Cristina

    Excelente matéria!!! Muito esclarecedora e concordo com tudo!

    • Fabiana Xavier

      Olá Cristina,

      Ficamos muito felizes em saber que você gostou da nossa matéria! :D

  14. Cris

    Então. . tenho 15 gatos.. 30 caixas de areia fica complicado.

    • Fabiana Xavier

      Oi Cris,

      Verdade, entendo sua situação. Não sei como é sua rotina, mas tente deixar as caixas sempre limpas. Os gatinhos não usam quando elas estão sujas porque são muito limpinhos.

      Um lambeijo em toda turma felina!

  15. Marta

    Tenho 3 gatas e já usei todo tipo de areia disponível nos mercados daqui mas apenas um tipo considero eficaz, a que é feita a partir da mandioca e milho. Ao contrário das recomendações, minhas 3 gatas usam a mesma caixa, que é um tipo de banheirinho com portinha vai e vem a qual eu removi pq dificulta a entrada e saída das meninas. Limpo diariamente e reponho sempre que necessário. A areia que uso é bem mais cara mas rende muito mais e, principalmente, ´deixa a caixinha sempre seca, sem aquela meleca malcheirosa no fundo. O único inconveniente é que, por ser muito fina, elas carregas nas patinhas e deixam pela casa, mas isso é o de menos contando que estejam felizes, é só varrer ou aspirar.

    • Fabiana Xavier

      Olá, Marta!

      Obrigada por dividir sua experiência com a gente!
      Quanto ao pó, sugiro que você coloque um tapetinho na saída do banheiro delas. Assim, quando saírem já vão deixar no tapetinho um pouco da areia o que vai reduzir pela casa.

      Um abraço! :)

  16. kelly christine

    Olá Fabiana, td bem? Então assim como outros depoimentos aqui em casa a turma já usou de todas um pouco, exceto as “receitas caseiras”, pois tenho um certo receio. Enfim, no momento eles estão usando a sílica cristais médios. A gata não teve nenhuma rejeição, mas o gato ultimamente vem tendo. Desconfio que esteja machucando as patinhas dele. Mas nesse decorrer de tempo ele teve um problema na unha, ele não tem o hábito de arranhar, causando assim o crescimento das unhas com mais facilidade. Levei-o no pet para cortar, melhorou, mas continua tendo receio de entrar na cx. Ele já é idoso tem quase 10 anos. E devido a esse receio de entrar na cx, ele acaba fazendo xixi no tapetinho que coloco em volta da cx. Troco a areia e lavo a cx sanitária regularmente, a turma aqui é bem exigente e eu também rs. Quando meu filho de 4 patas acorda a noite, ele me chama para levá-lo ao banheiro. Ele só consegue fazer o xixi se eu esperá-lo, caso contrário ele volta pra caminha dele. Eu como boa mãe espero até que ele faça. Mas gostaria que ele continuasse sendo aquele gato independente que era. Fabiana será que pelo fato da areia ou será que foi devido ao problema que ele teve na unha, causando assim esse trauma psicológico? Não sei mais o que fazer, me ajude! Abraços e desculpe pelo texto rs.

    • Olá, Kelly!

      Traumas psicológios, principalmente nessa idade são mais difíceis de serem contornados. Não é impossível, mas vai requerer mais trabalho.
      O que eu indicaria no momento é você retornar para a areia tradicional (argila), de preferência de grãos finos para ele não machucar a patinha ou se assustar.
      Quando ele for fazer xixi, você pode colocá-lo na caixa e como você já fica ao lado, ele vai perceber que não há porque sentir medo.
      Agora, você precisa ter em mente que pela própria idade, ele vai começar a ter limitações. A caixa de areia é alta? Ele pode estar com dificuldades para entrar também.
      Nesse link, damos algumas dicas para você aprender a cuidar de um peludo idoso: http://site.amigonaosecompra.com.br/aprenda-a-cuidar-de-um-animal-idoso/

  17. Debora

    Olá! Adotei dois meninos há pouco mais de 1 mês. Irmãozinhos com 2 meses na época. Vieram pra minha casa já usando a caixinha e nunca fizeram errado, comprei vários tipos pois não tinha ideia do que seria melhor. Coloquei as caixas pra dentro de casa, apesar que a área externa da minha casa tem muros muito altos e não tem como eles escalarem, tinha algum receio de deixá-los muito livres por serem arteiros. Com o tempo fui testando as areias, eles aceitam tudo o que coloco, apenas não usam quando está suja, aí esperam que eu chegue e tire os excesso para então usar. O problema é que nenhuma das areias, granulados ou sílica me agradou. Nenhuma controlou bem o cheiro, são machos então têm odor mais intenso da urina e o vet indicou a castração apenas após os 5 meses. Tenho duas caixas e tiro os excessos todo dia, as vezes mais que uma vez no dia, nunca me parecem estar adequadas, eles parecem usar sempre após eu limpar. Troco tudo e lavo uma vez por semana as vezes com menos tempo. E parece que estou gastando muita areia também pois em 1 mês e meio usei 2 pacotes de argila, 1 de granulado e 1 de silica. A silica achei que seria a solução dos meus problemas, mas não controlou o cheiro e teve uma ocasião em que eu acabei de trocar eles fizeram xixi e ela já ficou amarela, no pacote indica que dura 1 mês, porém pra mim não durou nem uma semana. Há alguns dias passei a deixar as caixas no lado externo da casa e tenho de manter minha porta dos fundos aberta mesmo quando não estou em casa. Hoje preciso comprar mais areia e sinceramente não tenho ideia do que comprar.

    • Fabiana Xavier

      Olá, Debora!

      Me parece que pode ser um problema da marca da areia. Eu uso a pipicat e aqui em casa formam grãos do xixi e abafam bem o cheio (mas aqui só tenho uma fêmea e minha casa é muito ventilada). A Pipicat tem até a linha control, que é justamente para abafar mais o cheiro.
      Em alguns grupos que participio o pessoal tem elogiado muito a areia da Hello Kitty, que até uma que pode ser dispensada no vaso sanitário.
      Convese na pet shop que costuma comprar e veja as marcas disponíveis.
      Espero que ajude.
      Um abraço!

  18. Jack D. Ripper

    O ideal é deixar sempre o seu gato protegido dentro de macacão de plástico com um “capacete de astronauta” com um filtro de ar, formando uma bolha de ar protetora, se ele for transitar livre pela casa. Mas o ideal é ter o gato num terrário, previamente esterelizado com raios UV, e com com ar purificado. Para manipular o gato devemos usar aquelas luvas que dão acesso ao terrário, similar àquelas luvas de se mexer em material radioativo por trás de proteção de vidro, mas nesse caso, estamos protegendo nossos peludinhos de nós mesmos (ou ambos os dois, se tivermos alergia).

    É triste saber que existem milhões de gatos selvagens no mato e nas ruas, ambientes absolutamente não estéreis, repletos de bactérias, fungos, e outros microorganismos, vivendo da ingestão de outros animais, também não purificados, bem como água não-tratada, exposta a céu aberto. Me dói apenas imaginar a impureza dos fluidos corporais desses seres.

    • Fabiana Xavier

      Olá, Jack!
      Você leu nosso texto?

    • Mário Yuuki

      Jack o estripador… Sem dúvida outro “hater” da vida… Não precisamos disto.
      Matéria muito boa e esclarecedora, demonstra todo o carinho com o cuidado dos bichinhos. Particularmente testei e gostei muito do granulado de madeira mimi cat da ecolog (desculpe a divulgação da marca, mas quem faz bom produtos deve ser recomendado). O problema é que nem sempre é fácil de encontrar e o preço tem variado bastante, mas, na falta, concordo com a Fabiana que o produto à base de argila é muito bom também.

      • Fabiana Xavier

        Olá, Mário!

        Fico feliz pelo texto ter te ajudado com as escolhas de areia e agredeço a informação da marca. Como você disse, bons produtos precisam ser divulgados! :)

        Um abraço!

  19. Boa tarde gateiros, queria aproveitar o espaço e dizer que a Chalesco criou uma areia de sílica que se chama clumping tecnology, ou seja, a primeira sílica do mercado que forma torrões, isso mesmo, veio para quem sempre gostou de sílica, mas não tinha a opção de fazer os torrões, estou divulgando, pois vendo essa novidade no Mercado livre, segue o link, e tenho outras opções para a compra de mais unidades, Obrigado pelo espaço

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-886118321-silica-chalesco-forma-torroes-torro-clumping-tecnology-18k-_JM

  20. Carlota Canto

    Boa noite!

    Uma dúvida de quem é muito nova nessas lides de ter gatinhos: posso colocar o torrão da sílica no a sanita? Ou seja, posso colocar as necessidades do meu gatinho pela sanita ou tenho de colocar no lixo?

    Obrigada!

Next ArticleComo fazer uma graninha extra hospedando animais em sua casa