Santuário salva animais vítimas de maus-tratos

Todos os dias nós vemos nas redes sociais uma grande mobilização em prol de animais domésticos, como cães e gatos, que precisam de ajuda.

Mas o que fazer quando se depara com um cavalo que está nitidamente sofrendo maus-tratos? O que fazer quando se tem conhecimento de um abatedouro suíno que eleva a graus indescritíveis os maus-tratos com os porquinhos? Quem pode levar uma vaca pra casa por exemplo?

Pensando nesses animais, quero apresentar a vocês um lugar chamado Santuário das fadas!

Hoje nós vamos falar de um trabalho lindo que a Patricia Fittipaldi realiza no Rio de Janeiro. Ela é médica veterinária, ativista pelos direitos dos animais, vegana e em 2008 ela criou o Santuário das Fadas, um local de refúgio para animais de fazenda, ou seja, animais de grande porte como cavalos, vacas, bois, suínos entre outras espécie.

A Patricia comanda o santuário com a ajuda da família, amigos e voluntários. O foco é ajudar os animais de fazenda como galinhas, caprinos, suínos, equinos, bovinos, gansos, patos, mas eles também têm resgatados como cães, gatos e alguns animais silvestres vítimas de tráfico ilegal.

Os animais costumam chegar ao santuário muito debilitados tanto fisicamente quanto emocionalmente devido a todos os maus-tratos que sofreram. São cavalos que puxaram carroça a vida inteira, bovinos que foram utilizados em vaquejadas, vacas leiteiras que depois da fase fértil são simplesmente descartadas, cães e gatos que sofreram diversos tipos de maus-tratos nas ruas, aves  resgatadas de encruzilhadas onde foram usadas para rituais religiosos entre outras situações de exploração e abuso.

Assim que chegam no santuário a Patricia já presta os primeiros socorros, depois eles são tratados com florais e homeopatias para ajudar na questão emocional, e lógico, são regados de muito amor e carinho. Tanto que em uma semana no santuário já é possível ver melhora no âmbito emocional.

santuario1

Quem mais vê um sorriso aqui?

Hoje vivem no santuário cerca de 160 animais que são mantidos de recursos próprios, doações, eventos que eles criam para angariar fundos e produtos como camisetas que são vendidos na lojinha, pois não recebem nenhuma ajuda do governo.

Só pra ter uma noção por mês são gastas 4 toneladas de ração, o que dá cerca de 8 mil reais mensais, fora os medicamentos, pois cada animal chega em um estado diferente e consequentemente tem uma necessidade, mas no geral estão sempre precisando de vermífugos para cães , gatos, equinos, bovinos , porcos e aves. Remédio para pulgas de cães e gatos. Ivomec, agrovet plus, dexametasona injetável, antibióticos em geral injetáveis, anti-inflamatórios injetáveis e butox.

Todos os animais resgatados permanecem no santuário para sempre, exceto cães e gatos que por serem animais domésticos existe um pouco mais de facilidade para doar, mas sempre respeitando a critérios rigorosos para adoção. Alguns cavalos também são doados, mas apenas para adoções muito especiais, com critérios redobrados para garantir que serão apenas uma companhia e que jamais puxarão carroça novamente. Por esse motivos, são raras as doações dos cavalos. Já no caso de vacas, bois, porcos, gansos, galinhas e outros animais que serviriam de corte (alimento), não são doados em hipótese alguma. No santuário eles ficarão para sempre seguros.

Veja um pouco mais sobre esse trabalho incrível, nesse vídeo.

Manter essa estrutura não é fácil, são animais grandes e muitas vezes são olhados apenas como alimento. A grande mídia sempre tem uma campanha em prol dos animais domésticos, mas pouco se fala sobre como é a vida sofrida desses “peludões” que também só querem o direito de poder brincar no pasto ou comer sua graminha em paz. Eles também têm o direito de serem livres!

E não esqueça se você presenciar um animal sendo maltratado, seja ele qual for, denuncie!  É nossa obrigação protege-los!

  • Ligue Linha Verde do IBAMA: 0800 61 80 80
  • Dique Meio Ambiente: 0800 11 35 60
  • Faça uma denúncia direto no Ministério da Justiça: www.mj.gov.br

O Santuário das Fadas está passando por sérias dificuldades financeiras, então, quem quiser sonhar com a Patricia por um mundo melhor e quiser ajudar, entre em contato e saiba mais aqui.

Espero que tenham gostado do post de hoje!

Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados, até lá! 🐮🐷🐴

 Banner Amigo adotar

Next Article5 vezes em que os animais deram exemplos de humanidade