Confira técnicas incríveis para seu cachorro fazer xixi no lugar certo

Se ensinar um gato a fazer xixi na caixinha pode dar trabalho, imagina ensinar para o cachorro? Mas não se preocupe, hoje vamos dar dicas super bacanas para que você consiga ensinar seu peludo. Confira!

Educar não é uma tarefa fácil, mas também não é algo de outro planeta. É possível educar seu cãozinho pra fazer as necessidades no local correto e reduzir o cheiro das fezes e urina.

Mas antes, marque (mentalmente) as opções que mais se adequam ao seu dia:

(   ) Ele faz xixi no jardim – ele adora cavar a terra;

(   ) Não tenho jardim, mas ele faz as necessidades na varanda e as vezes na area, perto da cozinha;

(   ) Levo meu cachorro para passear uma vez ao dia;

Siga a seta e confira o resultado do seu teste:

Todas as opções estão… Erradas! Sim, foi uma pegadinha!

👉Vamos lá, ao fazer xixi ou cocô na terra o solo vai ficar impregnado de mau cheiro até tudo se deteriorar (o que vai demorar muito). Quando estiver sol o cheiro vai subir e quando estiver chovendo a lama estará contaminada podendo até causar doenças como Giardíase, entre outas. Resumo: Xixi e cocô no jardim não é legal.

👉Não tenha como costume colocar o tapetinho na varanda ou na cozinha, não é legal. Você precisa definir um local para que ele saiba onde fazer as necessidades. Imagina a cena: você chega em casa doido pra fazer xixi (e você sabe que quando a gente está apertado, basta chegar na porta que a bexiga decide que não aguenta mais 30 segundos), vai correndo para o banheiro que nem o sapato tira e páh! O banheiro mudou de lugar! É bem provável que o cachorro faça xixi fora do lugar e se você passa o dia fora de casa, quando chegar o xixi já vai ter secado e o cheiro dominado o ambiente. Então escolha apenas um lugar para fazer de banheiro.

👉Ninguém aguenta fazer xixi uma vez ao dia, por que você acha que seu cachorro aguenta? Ok se você passeia com seu cachorro uma vez ao dia, mas um passeio “a la esticar perninhas” não só para fazer xixi e cocô. Você pode passear com ele pela manhã ou noite, mas precisa ter em casa um local apropriado que ele posssa fazer as necessidades quando estiver sozinho.

Treine seu cachorro para fazer xixi no lugar certo

Eis a pergunta de um milhão de reais: como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo? Mas não se desespere: aí vão ótimas dicas!

✔ Tenha um tapete higiênico ou sanitário canino – Além de uma questão higiênica, ele precisa ter um local próprio para fazer suas necessidades.

✔ O tapete higiênico deve ficar sempre no mesmo lugar – Como falamos acima, ficar trocando o “banheiro” do lugar pode gerar uma confusão no cachorro e ele vai acabar fazendo xixi e cocô em qualquer lugar.

✔ Use o cone para estimular que o cachorro faça xixi no lugar certo – As cadelinhas fazem xixi abaixadinha, mas os machos fazem levantando a patinha. Esse cone estimula que eles façam no local desejado e não nos móveis.

✔ Quando você perceber que seu cachorro está querendo fazer as necessidades dele, pode levar para o local escolhido por você – Com o tempo ele vai perceber que ele deve ir para este local.

✔ Peticos como prêmio de acertos – Cada vez que ele usar o banheirinho, ofereça um petisco, brinque ou faça carinho. Essa atitude vai fazer com ele pense assim: “Humm, legal! Toda vez que eu fizer pipi aqui, vou ganhar um petisco bem gostoso e atenção dos meus pais. Sempre vou vir aqui!” Ok, pode não ser exatamente assim o pensamento dele, mas confia em mim, na tradução não literal, seria isso.

❌ Não deixe a comida e água próximo do local que você quer que ela faça as necessidades – Já imaginou tomar café da manhã ao lado do vaso sanitário? Pois é, seu cachorro também não gosta. Isso faz com que ele queira escolher outro lugar, como o tapete da sala ou do quarto, por exemplo.

❌ Gritar, brigar, esfregar o focinho no xixi ou cocô, NÃO!!! Pelamor se você faz isso!!! – A violência estimula a agressividade e gera medo, nunca educação. Não é válido para os humanos, muito menos para o cachorro que sequer entende o que você fala (eu sei que você pensa que sim, mas não). Quando você é agressivo, ele vai compreender que não pode fazer xixi na sua frente e sabe o que vai acontecer? Ele vai fazer sempre escondido e no lugar errado.

Vai sair para uma voltinha? Confira o que levar

Como citamos acima, é bom sair para dar uma voltinha. O cachorro fica alegre, você faz um exercício e o cachorro acaba fazendo seu xixi e cocô pelo caminho. Até aí ok, mas não esqueça:

  • Seu cachorro fez cocô? Leve um saquinho para recolher, afinal, ninguém é obrigado a pisar nas fezes do seu cachorro né? Existem até umas coleirinhas que já vem com um porta saco plástico. Você encontra em qualquer Pet Shop e costuma ter o preço padrão de coleira comum.

  • Xixi no poste? O cachorro sai fazendo os pingos de xixi pelas ruas, postes, jardins alheios e o que mais der na cabeça, como forma de demarcação territorial. Isso é normal. Mas sabe o que não é normal? Deixar a calçada dos outros com cheiro de urina. Vamos fazer assim: encha uma garrafinha com um pouco de desinfetante, pode até misturar com um pouco de água. Quando seu cachorro fizer xixi nas calçadas dos outros, jogue um pouco dessa mistura para que não fique mau cheiro. É importante ressaltar que esse é um ato de cidadania. Seu cachorro não será o único a fazer xixi nesse local, ao meio dia, provavelmente essa calçada estará insuportável. Ruim não só para o morador, mas para qualquer pedestre.
  •  Se a voltinha for algo mais demorado, não esqueça de levar um pouco de água para seu amigo. E claro, nos dias mais quentes, opte por horários frescos para evitar queimaduras nas patinhas do seu dog. Não esqueça: você usa sapatos, ele não.

 Pega essa dica 👍

Agora que você já sabe como ensinar seu cachorro a fazer o xixi no lugar certo e como evitar o mau cheiro em casa, aprenda como fazer um desinfetante caseiro super massa para higienizar a casa:

1 litro de água

1/2 copo de vinagre de álcool

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

1/4 de álcool líquido

1 colher de sopa de amaciante

Misture tudo em um recipiente e passe no local que deseja eliminar o cheiro com a ajuda de um pano. Pode ser utilizado em toda a casa, incluindo área externa.

Ter um cachorro em casa é muito bom porque são ótimos companheiros. Essa questão do xixi faz parte do pacote e é só uma fase. Você não vai passar a vida inteira ensinando o peludo a fazer xixi no lugar certo. Então, encha o peito de amor, carinho e paciência.

Faltou alguma dica nas nossas listas? Completa aí!

Semana que vem a gente volta com mais dicas e cuidados pra vocês, até lá!

Banner Amigo adotar

Leave a Reply

Next ArticleDê adeus aos móveis arranhados com 6 dicas simples