30 plantas seguras para cães e gatos

Se você ainda não surtou neste 2020, não esta vivendo este ano direito! Dito isso, fica o questionamento: o que fez de diferente neste período de distanciamento social?

Cortou a franja? Viu todos os vídeos DIY (do it yourself – faça você mesmo) no YouTube? Fez um jardim? Opa, que plantas você pôs lá? Vamos conferir se elas convivem com cães e gatos?

Nem toda planta pode ser cultivada em locais onde os cães e gatos têm acesso, pelo risco de intoxicação. Algumas podem inclusive ser fatais para eles. Outras, podem até não intoxicar, mas podem causar doenças, como as roseiras que apesar de não serem tóxicas, podem causar esporotricose nos gatos. O risco esta no caule e espinhos das roseiras e não as rosas. Por isso é muito importante ficar atento na escolha das plantas.

Mas como a gente quer todo mundo com jardim lindo e convivendo muito bem com gatinhos e catioríenos, listamos aqui algumas plantas seguras, de acordo com o site ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals – Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade com os Animais). Confira a lista das 30 plantas mais comuns!

1- Violeta

2- Peperomia obtusifolia 

3- Areca bambu

4- planta confete

5- Pata de elefante

6- Marantas 

7- Clorofito

8- Suculentas

9- Cacto zebra

10- Pellionia pulchra 

11- Rabo de burro 

12- Pilea Microphylla

13- Pilea involucrata P

14- Cissus rhombifolia (cipó uva)

15- Camedórea-elegante 

Achou que tinha acabado? Claro que não! Essas 15 são as mais conhecidas e é provável que você até tenha no jardim de casa.

  1. Rhapis flabelliformis
  2. Renda portuguesa
  3. Bananeira
  4. samambaia
  5. Bromelias
  6. Gérbera 
  7. Platycerium bifurcatum 
  8. Veludo roxo
  9. Morango selvagem 
  10. Girassol
  11. Laranja Calamondin
  12. Columnea (gold fish)
  13. Samambaia de botão
  14. Calatheas
  15. Orquídeas

Sobre as orquídeas, sabemos que existem diversas classificações e o site ASPA não informa se é apenas a “Phalaenopsis sp” ou outros tipos. Se não se sentir seguro, não tenha essa espécie, mas caso contrário, vale seguir essa classificação específica.

Importante:

Quando digo que essas plantas não fazem mal aos cães e gatos, ainda assim é importante você observar o comportamento do seu bichinho. Se o seu amigo peludo tem o hábito de comer muitas plantinhas, recomendo que não tenha de fácil acesso a eles. Essas plantas não são tóxicas, mas também não fazem parte do cardápio alimentar de cães e gatos e comer em excesso, podem causar problemas de saúde para eles.

Se você ficou curioso para saber quais outras plantas a ASPCA catalogou como não tóxicas, basta clicar aqui no caso da listagem dos gatos e aqui para saber dos cachorros. Na listagem acima, eu fiz o match entre as duas listas e são plantas comuns a cães e gatos.

No próprio link tem a listagem de plantas tóxicas também. De qualquer forma, reforço que também temos um resumo das plantas comuns TÓXICAS para cães e gatos, que você confere clicando aqui.

E aí, animou de montar um jardim agora? Tem algumas dessas plantinhas na sua casa? Me conta aqui nos comentários!

Até a próxima! 🌱

Texto editado em 21/01/2021

Leave a Reply

11 Comentários

    • Olá, Eliane!
      Fico muito feliz em saber que ajudamos! Até onde tenho conhecimento, a erva cidreira também não é tóxica para cães e gatos, mas sugiro conferir na lista ASPCA se realmente não tem risco. 😉

      Um abraço!

  1. Ana C.

    Nós outros sites que eu vi a orquidea está citada como altamente tóxica para gatos 😐

      • Oi, Claudia!

        Seguimos as informações do site ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals – Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade com os Animais) e segundo eles, não é tóxica: https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/toxic-and-non-toxic-plants/boston-fern

        Mas caso não se sinta confortável em ter samambaias em casa, o melhor é evitar mesmo ou ter e deixar longe do alcance dos seus amigos peludos. 🙂

        Um abraço!

        • Janaina

          A samambaia americana é a única não tóxica, talvez por isso tenha sido listada na sua fonte. As demais são tóxicas… E se não me engano a violeta comum também é tóxica, mas existe uma espécie que tem nome científico de violeta e é segura, infelizmente não me lembro o nome.

          • Olá, Janaina!

            Na dúvida, a recomendação é essa mesma de manter longe, onde os bichinhos não tenham acesso ou em apartamento, que é mais difícil mantê-los longe, o negócio é optar por outras espécies. 🙂

            Obrigada pela contribuição!

            Um abraço!

    • Priscila

      Olá
      Ótimo artigo.
      Meu gato sempre come as pontinhas da minha samambaia…
      Alguns dizem que é tóxico outros dizem que não….
      Tenho uma enorme duvida sobre isso já pensei em até me desfazer de minhas samambaias…
      Poderia me dizer se há algum perigo de intoxicação?
      Muito obrigada.

      • Olá, Priscila!

        O artigo diz que não há risco de intoxicação (https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/toxic-and-non-toxic-plants/boston-fern), no entanto, uma usuária comentou acima que acredita que sim, é tóxico. Eu recomendaria consultar seu veterinário de confiança, caso fique muito na dúvida.
        Mas assim, folha de milho não é tóxico para gatos e eu tenho 3 aqui em casa. 2 deles, quando comem passam mal. Então, mesmo sem ser considerado tóxico, eu não os deixo comer porque sei que são intolerantes a folhas de milho.

        Um abraço!

  2. Pingback: 10 dicas para segurança do seu gato - Redes de Proteção em Curitiba

Next ArticleDe volta ao novo normal