5 alimentos saudáveis para ajudar a saúde do seu cachorro

Você sabia que existem alimentos naturais super saudáveis que podem ajudar a saúde do seu cachorro?
Assim como nós, eles também precisam de um cardápio rico, repleto de nutrientes e ingredientes que tragam benefícios para diversos pontos da sua saúde.

Uma alimentação natural é sempre uma forma interessante de incrementar os cuidados com a saúde do seu bichinho. Sendo assim, trouxemos cinco opções de alimentos saudáveis para ajudar a saúde do seu cachorro.

1- Aveia

Você sabia que precisamos cuidar da saúde intestinal dos nossos amigos,
especialmente daqueles que podem apresentar algum tipo de predisposição para doenças digestivas? Pois é.
Para isso, você pode incluir a aveia na dieta do seu cão, pois ela é rica em fibras e garante um trânsito intestinal mais saudável. Além disso, não contém glúten, como acontece com o trigo, permitindo assim mais benefícios para a saúde do seu cachorrinho.

2- Carne magra

A carne magra também entra como um dos alimentos saudáveis para ajudar a saúde do seu cão. Isso porque ela apresenta uma grande quantidade de proteínas, importantes para o mantimento da saúde muscular do nosso companheiro. De qualquer forma, é preciso oferecer com cuidado, escolhendo carnes de boa procedência e mais frescas. Além disso, lembre-se que a carne crua precisa ser evitada, uma vez que pode apresentar risco de doenças, como a toxoplasmose.

3- Alguns tipos de legumes e verduras

Obviamente, não poderíamos deixar de fora os legumes e verduras, não é mesmo? Pois eles são fonte de vitaminas e minerais, promovendo uma saúde mais equilibrada para o seu cão.
Entretanto, é preciso saber escolher quais legumes e verduras podem ser dados aos cães, pois nem todas possuem efeitos benéficos. Sendo assim, opte sempre por:

  • Cenouras: Por serem fontes de vitamina A e auxiliarem na limpeza dos dentes;
  • Abóbora sem sementes: Rica em vitamina A e fibras, auxiliando na digestão;
  • Brócolis: Com grande carga de fibras, além de ser um ótimo regulador para a pressão arterial;
  • Couve: Aliada no emagrecimento, já que satisfaz a fome sem pesar tanto.

4- Iogurte natural

O iogurte natural (sem açúcar) também pode ser um forte aliado nos cuidados com a saúde do seu pet. Isso porque é rico em cálcio, fortalecendo os ossinhos e deixando os dentes mais saudáveis.

5- Atum, salmão e sardinha

Se você quer cuidar da pele e dos pelos do seu cachorro, ofereça peixe! Isso pois os mesmos são ricos em ácidos graxos, deixando o pelo mais brilhante e a pele mais saudável. Além disso, conta ainda com ômega 3, proteínas e com vitaminas que fortalecem o sistema imunológico do cão.

Lembre-se de conversar com um médico veterinário. Nossas sugestões de alimentos saudáveis não substituem a ração, que é fortalecida com todos os nutrientes que seu cachorro precisa. Hoje em dia até é possível manter uma alimentação completamente natual de forma equilibrada e saudável, mas é preciso conversar com o veterinário para que ele possa balancear os alimentos de acordo com a necessidade específica do seu cãozinho.

É claro que podemos sempre pensar em formas diferentes de mimarmos e
cuidarmos dos nossos animais. Porém, toda mudança de rotina deve ser bem planejada, e isso inclui uma mudança na alimentação.
Entretanto, o segundo caso requer mais atenção, especialmente de um profissional qualificado. Para que assim a inclusão de alimentos naturais seja feita de forma inteligente e sem efeitos nocivos ao cão. Nunca dispense esta ajuda, ok? Assim seu amigo terá ainda mais qualidade de vida.

Banner Amigo ajudar

Leave a Reply