Comprar ou adotar um animal?

Quando pensamos em ter um animalzinho, é claro, desejamos que ele seja maravilhoso. Assim, muita gente decide por comprar um cachorro ou gato de raça, com pedigree, como uma garantia de que seu animal terá a aparência e o “temperamento” perfeitos.

Não há nada de errado em achar mais bonita uma determinada raça. De fato, algumas são mais belas, ou mais atraentes em algum sentido. Mas é importante ter em mente que, ao escolher dividir sua vida com um animal, você está escolhendo ser responsável por um ser vivo, e não adquirir um objeto de decoração para ser exposto ou um troféu para ser exibido. Portanto, seu animal não precisa ser o mais belo. Ele será lindo quando você o amar, independente da aparência que tenha.

Além disso, existe um lado muito cruel e obscuro na criação de animais para o comércio. Não vou afirmar que todos os criadores agem assim, não podemos generalizar. Mas a maior parte dos canis e gatis são verdadeiras fábricas de filhotes, onde os pais são submetidos às maiores barbaridades que se possa imaginar. Como são considerados apenas ferramentas de trabalho, não recebem o menor carinho e tem apenas o mínimo de cuidados necessários. Vivem em jaulas pequenas, para poupar espaço, úmidas, sujas e sem iluminação. As fêmeas são obrigadas a cruzar e parir ninhadas no menor intervalo de tempo que a natureza permite. O desgaste para seus corpinhos é imenso e muitos adoecem e morrem antes da hora. E, os que sobrevivem, não tem a menor dignidade em suas vidas.

Sim, sei que pintei um quadro assustador e de revirar o estômago. Mas, infelizmente, é real. Muitas investigações tem provado que é exatamente assim que a maioria dos criadores trabalha. Tem sido feitas muitas denúncias e o que não falta na internet são fotos que evidenciam a verdade. Para quem quiser comprovar, seguem links com reportagens e uma pesquisa de imagens no Google. É preciso ter estômago forte para ver as imagens…

Você pode amar animais e ser contra essas práticas mas, ao comprar um filhote, pode estar estimulando toda uma rede de tortura e ganância. Afinal, não há como ter certeza sobre as origens do filhote. A maior parte dos criadores não permite visitas aos seus canis ou gatis. Talvez justamente por saberem quão chocantes e errados são os seus métodos de trabalho.

Por outro lado, existem milhares de animais abandonados à espera de um lar. Animais que sofreram algum tipo de trauma, nem que tenha sido apenas o abandono, e que anseiam por uma segunda chance na vida. Abrigos transbordam de cães e gatos necessitando desesperadamente de uma família que os acolha.

Neste caso, a situação é oposta. Ao adotar um animal, você está terminando com o sofrimento dele, abrindo espaço para que outro seja salvo pelo protetor ou ONG que o acolheu e estimulando a solidariedade. Não existe ganância ou crueldade no ato de adotar um animal. Trata-se de uma bela atitude, fundamentada apenas no amor.

Pesquisas tem mostrado que animais adotados são capazes de se mostrar gratos ao seu adotante. E a experiência comprova esta informação. Não faltam lindas histórias de quem foi abençoado com a mais pura felicidade depois de adotar um animal. E, quanto ao temperamento, seu animal vai se parecer sempre com você. Não importa a raça ou espécie, ele vai refletir a maneira como é criado. Trate-o com amor e a docilidade será garantida.

Quer saber mais? Veja aqui os depoimentos de pessoas que adotaram animais.

Acho que não há muitas dúvidas, certo? Adotar é sempre a melhor opção.

Agora que você já sabe que o melhor é adotar um amiguinho, que tal passar lá na nossa seção de adoção para procurar o mais novo membro da sua família?

 

Leave a Reply

6 Comentários

  1. Pingback: Animais de rua são um problema ou o problema somos nós?Amigo não se compra

  2. Pingback: 15 fotos que vão provar que seu filho merece crescer com um cachorro

  3. Camilly Vitória

    Eu quero muito ter um cãõ, mais os meus país dizem que da muito trabalho e eles sempre me fazem a mesma pergunta oque vamos fazer com o cachorro quando fomos viajar?, e nao temos espaço aqui em casa por que os cachorros sao muito brincalhao,E eu estou fazendo a mesma pergunta para voce, voce pode me responder por favor?

  4. Jéssica Almeida

    Acho engraçado que o post diz que a beleza é interior mas na propaganda de adoção tem cachorros de raça … além de tudo, conheço SRDs que não são gratos pela a adoção e até mordem seus donos que EU VI convivendo na casa que os tratam com carinho e amor.
    Talvez você não adote o cachorro pela beleza da raça e sim pelo temperamento já pré-determinado para uma FUNÇÃO definina há décadas atrás quando a raça foi criada.
    Não escolhemos o comportamento de cães vira-latas assim como escolhemos se queremos uma raça de companhia ou energética ou de guarda, é uma crueldade para mim abandonar um SRD que você adotou porque ele “não tinha um comportamento que você gostava”, se era assim, porque só não comprar ?
    É ÓBIVIO que a venda de cachorros de “canis” que maltratam os animais é errada e acho que isso não é defendido por ninguém, mas existem sim criadouros que tratam bem dos cães acho que na real só se trata de pesquisar um lugar que é legalizado e que você pode visitar e conhecer, além de claro, estar disposto a pagar o preço do criadouro que cria com amor e cuidado dos bichos.
    Dá uma passada no canal do Richard Rasmussen, um biólogo que comenta sobre raças e visita criadores de qualidade para conhecer mais. Aposto que na internet mal mostram criadouros legais, apenas esses com essa triste realidade de que falou.

Next Article10 maneiras de ajudar seu pet a encarar o calor do verão