14 Dicas para cuidar do seu gato

Você sabe tudo sobre seu gatinho? Confira aqui todos os cuidados de que ele precisa!

Dizem que o gato é um animal super independente e que não precisa de muito pra ficar bem. Isso é verdade em parte. Sim, ele é independente, mas como todo animal gosta e precisa de carinho e amor pra ficar bem. Mas além de carinho, ele também precisa de cuidados. Confira quais cuidados você precisa ter abaixo.

1- Alimentação

Um dos maiores problemas dos felinos é a obesidade. Por isso, a ração deve ser de boa qualidade e específica para o seu gato (por exemplo: castrado, idoso, obeso etc). A ração exposta durante todo o dia perde aroma e “crocância”, então deve ser oferecida em pequenas porções, várias vezes ao dia, até o limite impresso na embalagem ou estipulado pelo veterinário. E não se esqueça de deixar bastante água: o ideal é trocá-la duas vezes ao dia para que esteja sempre fresquinha.

2- Cama

Providencie para o seu gato uma caminha confortável em um lugar sossegado. Existem várias opções em petshops, mas uma caixa de papelão com uma almofadinha ou toalhinha dentro já é o suficiente pra deixá-lo bem feliz e aconchegado.

3- Banheiro

Gatos são muito limpinhos e geralmente aprendem a usar a caixa de areia por conta própria, de forma instintiva.

Na natureza, eles escondem o xixi e o cocô como forma de esconderem seus rastros dos predadores e claro, dessa forma também garatem o ataque surpresa. Alguns hábitos primitos ainda se mantêm até os dias atuais.

Você encontra areia sanitária em pet shops e supermercados. Lembre-se de manter a caixa sempre com bastante areia e sempre limpa – pois os gatos podem evitá-la se ela estiver suja.

4- Banho

Os gatos fazem sua própria higiene e por isso geralmente não precisam de banhos. A não ser em casos de problemas de pele, pelos ou a pedido do médico veterinário.

Caso seu gato apresente algum sintoma na pele ou pelo leve-o ao veterinário para ver se ele também precisa de algum medicamento específico. Escove os pêlos do seu gato com frequência. A maioria dos gatos adora ser escovado, e isso reduz o número de pelos perdidos pela casa.

5- Unhas e pelos

Use tesouras especiais compradas em pet shops e corte só a pontinha da unha, para não machucar o gato. Este post explica como se faz, mas se preferir, peça para o seu veterinário mostrar ao vivo. Afiar as unhas é uma atividade prazerosa e necessária para os gatos, então, para preservar seus móveis, é bom ter em casa um arranhador próprio para gatos.

6- Brincadeiras

Seu gato não é um cachorro que mia. Ele tem comportamentos bem diferentes de um cachorro e um deles é na hora da brincadeira.

Alguns gatos são mais brincalhões, outros menos. Há várias opções de brinquedos em pet-shops, mas a maioria gosta mesmo é de fitinhas, bolinhas de papel e caixas de papelão. Não os deixe bricar com linha ou com novelo de lã, pois ele pode engolir e ter sérios problemas de saúde.

7- Adestramento

Gatos não são fáceis de se adestrar, mas você pode evitar comportamentos indesejados espirrando água com um borrifador quando ele fizer algo de errado. NUNCA bata em seu gato. Ele não irá associar a violência ao que acabou de fazer, além do que isso poderá tornar a relação entre vocês muito ruim.

8- Um ou dois gatinhos?

Ter dois gatinhos é sempre melhor que ter um, pois eles fazem companhia um ao outro quando você não está. Alguns são mais sociáveis que outros, então, se você for apresentá-lo a um outro gato ou outro animal, lembre-se de ter muita paciência e de deixá-los se acostumarem aos poucos, sempre com sua supervisão. Esse processo de adaptação pode levar dias ou até semanas, como explicamos neste post aqui.

9- Viagem

A maioria dos gatos se sentem inseguros e ansiosos fora do seu território. Então, se for viajar, o ideal é deixá-los em casa e pedir a alguém de confiança que os visite diariamente para trocar a água e comida, além de dar um pouco de carinho a eles. Se sua viagem durar mais de 4 dias, você também pode deixá-lo na casa de um parente ou amigo.

10- Plantas

Gatos adoram mordiscar plantinhas, e isso é bom para a fisiologia deles, pois ajuda a formar e cuspir as bolas de pelos. Deixe ervinhas ao alcance, e sempre que comprar uma planta nova, tenha o cuidado de verificar se não é venenosa para os felinos. Aqui tem uma lista de plantas que podem ser tóxicas para os gatos.

11- Coleira

Gatos podem usar coleira, mas é preciso que sejam elásticas para ele não se enforcar caso fique preso em alguma coisa. Coloque uma plaquinha de identificação com o seu telefone, para que as pessoas possam te ligar caso seu gato acesse a rua e se perca. Tire também o guizo que vem na coleira, pois esse barulho constante incomoda os gatos (aliás, quem não se incomodaria, não é mesmo??) e pode causar problemas auditivos ao longo dos anos.

12- Janelas teladas

Gatos são espertos e hábeis, mas também têm seus momentos de distração. Por isso, é muito comum gatos caírem da janela de apartamentos e terem sérias lesões ou morrerem. Então, se você ama seu gato e mora em apartamento, instale telas em todas as janelas.

Não pense que seu gato é esperto. Acredite: todos os gatos que caíram de janelas pareciam ser tão espertos quanto o seu. Se você mora em casa, pode instalar telas nos muros e portão para que ele não acesse a rua. Saiba mais sobre as telas de proteção aqui.

13- Saúde

Vacine seu gato adulto anualmente e dê vermífogos e antipulgas a cada 6 meses (em gatos que vivem dentro de casa) ou a cada 3 meses (em gatos que passeiam na rua). Observe sempre seu apetite, urina, fezes e comportamento, e leve-o ao veterinário caso note alguma alteração uma vez ao ano, caso não apresente nenhum sintoma.

14- Castração

Sua gatinha pode gerar até 12 filhotes a cada ano. O que você pretende fazer com eles? Para evitar abandono e maus-tratos, castre sua gatinha! Além disso, a castração torna os animais mais caseiros, o que ajuda a evitar brigas por territórios com gatos da região, doenças, envenenamentos, acidentes e maus-tratos. Saiba mais aqui.

Gostou dessas dicas? Então imprima um mini guia pra você! Clique aqui para baixá-lo.

E quando pintar alguma dúvida, pesquise, questione, leia, converse com o veterinário. Sempre procure melhorar a qualidade de vida do seu bichinho.

Veja também a lista de livros sobre cães e gatos que nós preparamos pra você!

Fontes: Adote um Gatinho e PremieR – Manual do Filhote – Gatos.
Este post foi revisado pela veterinária Claudia Kantz.

Texto atualizado em março de 2020.

Leave a Reply

39 Comentários

    • Fabiana Xavier

      Que lindo Ana! Adoção é um grande ato de amor!

      • I can’t hear anhyitng over the sound of how awesome this article is.

  1. vanice da silva

    o olhos do meu gatinho lacrimejam muito o que fazer

    • Natalia Kelbert

      Oi Vanice, pode ser apenas uma pequena irritação nos olhos, mas se ele vem lacrimejando muito há vários dias, é preciso levá-lo ao veterinário! Ele pode estar com alguma alergia ou outro problema, e só um veterinário tem como dizer exatamente o que fazer, depois de examiná-lo. Boa sorte!

  2. Alice

    Olá, eu tenho um gato muito agressivo ele morde todos da casa, mas ele também é muito ciumento e carente, queríamos adotar uma gata para ele não se sentir sozinho sempre que saímos, mas tenho medo dele bater nela e a gente ter que da-la para outra pessoa, o que eu posso fazer pra isso não acontecer?

  3. Natalia Kelbert

    Oi Alice,

    Esse texto tem várias dicas para ajudar a controlar a agressividade do seu gatinho: http://blog.amigonaosecompra.com.br/como-socializar-seu-gato/.

    Sobre adotar uma gata, eu geralmente recomendo isso sim, mas lembre-se que ela deve ser castrada, hein! Senão em alguns meses você terá uma casa com dezenas de gatinhos pra todo lado.

    Você pode procurar uma gatinha aqui mesmo no site: http://www.amigonaosecompra.com.br/pets. Nesse link você vai encontrar gatinhos cadastrados por vários protetores de animais de todo o Brasil. Ao se interessar por um gatinho, converse sobre esse seu medo com o protetor. Ele poderá te indicar um filhote, ou um gatinho bem calmo que facilite a socialização.

    Depois volta aqui pra contar como termina essa história, ok?

    Boa sorte!

  4. Nilza Oliveira

    Adorei as dicas. Gostaria de dizer que a minha vida se divide entre antes e depois de ter gatos. Aprendo cada dia uma coisa nova . Tive 3, castrei todas no primeiro cio, 8 anos depois uma teve insuficiencia renal, embora sempre tenha me preocupado com alimentação de qualidade e sempre tenha o cuidado de oferecer agua fresquinha; a outra foi envenenada com um sachê de comidas mesmo dentro da validade. Sofri e ainda sofro muito pois elas aquecem meu coração. Agora só tenho Bianca que é minha alegria, mas noto que tem estado um pouco tristonha, queria dar-lhe uma irmãzinha (filhote) mas ela é muito ciumenta e temo que não aceite. Teria algum método mais adequado de fazer com que ela vá ceitando a presença de outro gato na casa sem que haja risco de brigas ?

    • Verinha

      Adorei um gatinho cego de um olhoTem seis meses,e castrado.Esta em casa há três dias,mas se esconde sob os móveis. O que posso fazer pra ele se sociabilizar?

  5. A gata da minha prima é muito fofa mais ela mora em um apartamento em recife.A GATA QUE SE SE CHAMA BELA ela não quer passear de dia ela prefere horarios em que o porteiro apaga as luzes em horarios como meia noite as vezes ate mais tarde existe um jeito de a gata se acostumar com horarios mais cedos?

    • Natalia Kelbert

      Oi Vitória, é assim mesmo… gatos são bichos noturnos! Com a idade ela vai ficando mais calminha até sossegar em casa… 🙂

    • Vc pode me responder se é normal sair ossinhos de dentro da minha gata meu pai acha que ela abortou

      • Fabiana Xavier

        Isso não é normal! Leve sua gatinha a um veterinário com urgência!

        Abs

    • Fabiana Xavier

      Olá Bianca,
      Fico feliz que tenha gostado!

  6. João

    Eu me arrependo muito de ter batido em minha gata algumas vezes um pouco forte já que n contro muito minha força, será que a minha gata vai parar de gostar de mim? (mais uma vez eu ficava irritado e me arrependo muito por bater nela, me perdoem.)

    • Olá, João!

      Os animais não são providos de sentimentos ruins como nós humanos. É claro que o ato de bater, pode fazer com ela não se sinta segura ao seu lado e pode querer em alguns momentos fugir ou não querer ficar perto. Nesse caso, você terá que reconsquistar a confiança dela.
      O mais importante é: JAMAIS BATA EM UM ANIMAL! A violência nunca foi solução para nada na vida.
      Mas fico pensando: o que te levou a querer bater na sua gata? Quer dividir sua experiência para que possamos ajudar a melhorar esse relacionamento? Faça parte do nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/amigonaosecompra
      Vamos te ajudar a ser um pai de gato melhor.

      Um abraço!

    • Fabiana Xavier

      Obrigada, Vanessa!

      Eu também amo gatos, tenho 3! 🙂

      Um abraço!

  7. Muito bom o artigo, ajuda sempre que posso, não gosto de ver os gatinhos na rua e levo sempre pra minha casa

    • Fabiana Xavier

      Olá, Raul!

      Que linda atitude, por mais pessoas como você no mundo! <3

      Um abraço!

  8. Isabel Morais

    Olá adorei as dicas será muito útil para mim!!!

    • Fabiana Xavier

      Que legal, Isabel!

      Fico muito feliz em saber! 🙂

      Um abraço!

    • Fabiana Xavier

      Olá, Grazi!

      Fico muito feliz em saber que gostou, foi escrito com muito carinho!

      Um abraço,

    • Fabiana Xavier

      Olá, Vanessa!

      Eu sou muito suspeita para falar, tenho 3 gatinhos e já estou achando que cabe mais um aqui! hehehe…

      Um abraço!

  9. Um dos pontos mais importantes dessa matéria realmente são as redes de proteção, auxiliam muito na segurança do apartamento quando se tem gatos, pena que muitas pessoas ainda acham que não é preciso, um exagero. Parabéns pelo conteúdo, informações valiosas e fáceis de aplicar!

Next Article16 Dicas incríveis para cuidar do seu cachorro