É verdade que cachorros de porte grande vivem menos que os de porte pequeno?

A longevidade de um cachorro é influenciada por diversos fatores como genética, ambiente, peso, ser castrado ou não e se acompanhamento periódico médico veterinário e não menos importante, a raça. Por exemplo, o Dogue Alemão (o famoso Scooby-Doo) é considerado geriatra a partir dos 6 anos, enquanto que um Poodle Toy só é considerado geriatra após os 12 anos!

Isso acontece porque, em cães, a expectativa de vida é inversamente proporcional à massa corporal. Além disso, em vertebrados o crescimento lento durante os primeiros anos de vida é positivamente relacionado com a longevidade entre muitas espécies, logo cães como os Chihuahuas crescem mais devagar e por isso vivem mais, em teoria.

Tabela

Não se sabe ainda se cachorros de grande porte são mais suscetíveis à lesões e infecções, se são mais fracos ou se envelhecem mais rápido ou mais cedo, o que se têm em estudos são evidências de suscetibilidade às doenças de acordo com o porte dos cães.

Os de grande e gigante portes estão sujeitos a doenças mais graves que afetam os sistemas musculoesquelético, gastrointestinal e neoplasias, enquanto que os cães de pequeno porte às doenças relacionadas com o sistema endócrino (distúrbios hormonais).

Por curiosidade, comparando a idade cronológica canina com a idade cronológica de humanos, aos 16 anos caninos um Poodle Toy teria 72,6 anos humanos enquanto que um Dogue Alemão teria 127,1 anos humanos!

 

Mande sua pergunta também!

Envie suas perguntas para nosso e-mail: [email protected], deixe nos comentários aqui do blog ou de qualquer uma das nossas redes sociais!

No próximo mês a gente responde a mais um leitor. Até lá! 🐾🐾

 

Pergunta enviada pela leitora Natalia Kelbert e respondida pelo nosso colaborador voluntário Jefferson Costa, Graduando em Medicina Veterinária pela USP, representante Discente da Graduação no Departamento de Cirurgia – VCI FMVZ-USP e apoio da Presidência da XXVI SACAVET.

Fontes:

  • Banfield Pet Hospital. State of Pet Health 2013 Report;
  • HUGHES, J.M.L Anaesthesia for the geriatric dog and cat. 
Irish Veterinary Journal
  • Volume 61 Number 6 380-387, 2008;
  • PATRONEK ET AL. Comparative Longevity of Pet Dogs and Humans: Implications for
  • Gerontology Research. Journal of Gerontology: Biological Sciences vol. 52A Number

 

Banner Amigo ajudar

Leave a Reply

Next ArticleEle vira latas porque alguém virou as costas!