Doei meus gatos: posso visitá-los ou isso atrapalha na adaptação?

Estamos sempre abordando novos temas para que o convívio entre você e seu peludo seja o melhor possível. Mas pode acontecer de você ter uma dúvida que ainda não abordamos, pensando nisso, reservamos o espaço do “Pergunte ao Amigo” todinho para você! A pergunta da vez está no título, vem conferir a resposta.

A nossa leitora Giovana fez o seguinte questionamento:

Preciso doar meus gatos. Posso visitá-los com regularidade ou isso atrapalharia na adaptação da casa nova?

A médica veterinária voluntária, *Drª Cecília  nos deu a seguinte resposta:

“Quando o gato é transferido para um ambiente novo ele demora um tempo até se adaptar, costuma ficar escondido e assustado mas com o tempo começa a explorar o novo lar e vai se adaptando. Se houver algum objeto ou pessoa que ele já esteja familiarizado ajuda muito pois trás mais confiança. Então pode e deve fazer visitas.”

O ideal é pensar bastante antes da adoção. Abrigos estão sempre em último caso, pois além de viverem lotados, apenas os protegem dos maus-tratos comuns das ruas. No entanto, não há como brincar, passear ou ter uma vida digna, apenas sobreviver.

Encontrar pessoalmente uma outra família, saber de seus hábitos e ser bastante sincero quanto ao comportamento e necessidades do animal, faz com que as chanches de uma nova devolução seja menor. Sinceridade pra tudo nessa vida, “né non”?

Desejamos que os gatos da Giovana tenham boa adaptação na casa nova e que suas visitas sejam repletas de amor!

E você, quer saber de alguma curiosidade ou tem alguma dúvida? Nos escreva no: contato@amigonaosecompra.com.br ou deixe aqui nos comentários!

 

*Drª Cecília Amélia Borges de Almeida- CRMV MG 8639, é médica veterinária atuante em Araçuai/MG.

Até!  🙋

Leave a Reply

30 Comentários

  1. Thiago Mota Estevam

    Olá, temo um gatinho de 2 anos, toda vez que saímos de casa, ou se minha esposa sai e eu fico consigo ver o tanto que ele mia, parece que ele está gritando e chorando ao mesmo tempo! Isso é normal?

    • Olá, Thiago!

      Normal não é, mas é até mais comum do que se pensa. Geralmente essas situações estão atreladas a ansiedade e medo de ficar sozinho. Ele deve ser muito ligado a sua esposa e quando ela sai, ele sente muita falta.
      Você pode ofecer brinquedos para que se ocupe enquanto ela sai, deixar uma peça de roupa com o cheiro dela para que ele possa se sentir confortável ou mesmo deixar um rádio ligado (pode ser baixinho) para que ele ouça vozes e não se sinta solitário.
      Conheça nosso grupo secreto do Facebook e troque mais dicas com o pessoal: https://www.facebook.com/groups/amigonaosecompra

      Um abraço!

  2. Vania

    Boa noite, meu gatinho está com uma pedra na bexiga, e o veterinário aconselhou a comprar uma fonte. Eu comprei, mas meu gato tem medo dela, nem chega perto. O que eu faço para ele acostumar?

    • Fabiana Xavier

      Olá, Vania!

      A minha também não morreu de amores no início, mas fui colocando ela perto e fiquei brincando, molhando meu dedo e deixando ela lamber e agora não bebe mais água em outro lugar.
      Mas se sua fonte tiver algum regulador de pressão d’água, ajuste para o mais fraco. Colocar umas pedrinhas de gelo também pode ajudar.
      A fonte que eu comprei é da Cat My Pet e veio com um prospect que dizia que alguns gatos levam umas 2 semanas para se acostumar. Quanto tempo tem sua fonte?

      Um abraço!

  3. Vânia

    Adotei uma cachorrinha em uma feira ong em Sorocaba, concordo que em fase de adaptação e até bonito a obg se preocupar e sempre perguntar como anda o bichinho em seu novo lar, porém já se passam 7 meses e querem saber até a ração que ela come???? Pelo amor, adotei, cuido é nossa parte de família, tem fundamento isso!???? Me mandaram castrar não quero serei obrigada pq a ong exige???? Qual parte está certa? Pq se eu tiver que mandar relatório semanal, com dor no coração colocarei ela pra adoção novamente devolvendo a para ong. Já pensou se a moda pega vc tem filho e o filho não é seu? Vc não pode educar, brincar e amar como acha que deve?

    • Fabiana Xavier

      Olá, Vânia!

      Infelizmente não terei muito o que acrescentar sobre seu depoimento. Cada ONG ou protetor tem seu ritmo de acompanhamento sobre o bem estar do animal. Sugiro uma conversa franca com a responsável sobre os métodos de acompanhento e expresse sua opinião sobre isso e tenho certeza que vão encontrar uma forma de resolver todas essas questões.

      Um abraço!

      • Vania

        Precisei doar minhas gatas por motivos de doença elas correm o risco de vir a óbito por saudade?

  4. Maria

    Olá! Vou ter q fazer uma viagem e não tenho com quem deixar meu gato, posso deixá-lo apenas por um período? No máximo 1 mês.

    • Eli

      Meu Deus, lendo isso neste dia e não acreditando na possibilidade de alguém deixar um animal um mês sozinho!

    • Fabiana Xavier

      Olá, Scarlet!

      Não temos abrigo, apenas disponibilizamos um site para que as pessoas divulguem os animais para adoção. Você mesma pode se cadastrar e divulgar os gatinhos aqui: http://www.amigonaosecompra.com.br. Os abrigos de todo o Brasil estão lotados porque o número de animais abandonados é bem maior do que o de adoções, então resolvemos fazer esse site para que os próprios responsáveis pelos bichos possam encontrar novas famílias para eles!

      E nesse link tem várias dicas pra encontrar um bom adotante: http://blog.amigonaosecompra.com.br/como-escolher-um-bom-adotante/.

      Um abraço!

    • Fabiana Xavier

      Olá, Scarlet!

      Nós não temos abrigo, mas disponibilizamos um site para que as pessoas divulguem os animais para adoção. Você mesma pode se cadastrar e divulgar os gatinhos aqui: http://www.amigonaosecompra.com.br. Os abrigos de todo o Brasil estão lotados porque o número de animais abandonados é bem maior do que o de adoções, então resolvemos fazer esse site para que os próprios responsáveis pelos bichos possam encontrar novas famílias para eles!

      E nesse link tem várias dicas pra encontrar um bom adotante: http://blog.amigonaosecompra.com.br/como-escolher-um-bom-adotante/.

      Um abraço!

    • Olá boa noite eu tenho uma gatinha ela tem 3 anos de idade eu preciso doar ela como é que eu faço ela é castrada de raça

  5. Marissol

    Retirei da rua dias gatas, e por coincidências as duas estavam prenhas, preciso doar os filhotes, não tenho condições de ficar com eles pois tenho mais 5 gatos que resgatei da rua, se alguém tiver interesse em adotar por favor entre em contato. Obrigado

    • Angela

      Me foram uma cachorrinha há 20 dias, agora ele quer de volta, ele tem esse direito.

  6. Dyone

    Gente, preciso doar meus gatinhos, por que minha gata teve cria e não tenho condições de ficar com eles.

  7. Ana maria

    Boa tarde gente! Tenho um gatinho de 11 meses, ja esta castrado. Eu adotei ele mais infelizmente nao tenho condições de cuidar dele.Por razoes financeiras, alguém poderia adotar?

  8. Antônia Maria

    Minha gata pariu 7 filhote preciso doar o que fazer.

    • Vania

      Doei minhas gatas 9 e 7 anos por motivos de doença elas correm o risco de vir a óbito por sentir saudades?

  9. Emilly

    Gente.
    Minha tia acabou de perder uma gatinha que ela tanto amava (foi aborto e como moramos em um lugar meio que isolado, não teve o que se fazer) no mesmo dia que a gatinha morreu. Minha cachorrinha Frida teve 6 filhotes, faço mal em sugerir que ela fique com um filhote pra cuidar?
    Sei que se ela aceitar, o filhote nunca substituiria a Mia (nome da gatinha), mas talvez ajude (minha tia está muito triste e chorosa

  10. Daiane

    Meu inquilino deixou o cachorro dele e se mudou não tenho condições de ficar com ele bichinho esta bem maltratado como faço para doar ele tem algum custo ?

  11. Val Santos

    Bom dia deixarão 4 gatos na minha porta eu não posso ficar com eles por que eu já tenho duas gatas eu quero doar por favor me ajude

  12. Samantha Galvão

    Tenho muita vontade de ter outro cão. Amo animais.
    Tive um Lhasa Apso que morreu com nove anos. Mas infelizmente era um cachorro extremamente traiçoeiro, mordia todos em casa e isso me deixou com medo. Durante anos não quis mais saber de cachorro. Mas nesse último ano a vontade voltou e isso tem me tirado o sono nos últimos meses. Gostaria de saber o que preciso fazer para ser lar temporário?
    Acredito que me ajudaria a tomar uma decisão definitiva, se tenho ou não condições de ter novamente um cachorrinho.

  13. Juliany

    Eu doei meu Jabuti ontem, eu já estava descida sobre isso, já tinha chorado muito antes dele ir, já estava me preparando meu psicológico e meu emocional tbm. Mas quando ele foi embora ontem kkkk veio tudo a de novo! Eu tenho consciência que ele vai ser mais feliz lá aonde ele está, que será bem cuidado, mas estou sofrendo com a “perda” e estou muito triste por saber que não vou te-lo mais, só de pensar isso meus olhos já enche de lágrimas. Queria poder visitá-lo ou só manter o contato, isso irá atrapalhar ele na adaptação?

    • Fabiana Xavier

      Olá, Juliany!

      Eu tenho pouco conhecimento sobre jabutis. Não tenho referências sobre como é o comportamento deles. Recomendo que converse com um veterinário sobre como essa experiência de visitar pode impactar na adaptação dele.

      Sinto muito não poder ajudar com mais.

      Um abraço!

  14. Claudia

    Apareceu um gato na minha casa doentinho.
    Levei pra veterinária, ele está internado, mas não tenho como arcar com as despesas.
    Gostaria de saber como faço par conseguir um lar temporário pra ele, pois não tenho como mantê-lo na minha casa.
    Desde já agradeço a atenção.

  15. dayvson

    ola ,bom dia jogaram dois gatinhos no meu quintal nessa madrugada e não posso ficar com eles,como faço pra doar ou tem algum orgão que possa recolhe-los em minha residência ?
    ou leva-los para algum lugar segura para eles ficarem ?

    • Roberta Teixeira

      Olá Dayvson, tudo bem?

      Nós não temos abrigo, por este motivo não temos como receber os gatinhos. Mas criamos um site para que as pessoas pudessem divulgar animais para adoção. Então, você pode se cadastrar aqui: http://www.amigonaosecompra.com.br e na mesma hora já conseguirá divulgar.

      Aqui tem algumas dicas sobre como cuidar do bichinho e conseguir adotante para ele: http://site.amigonaosecompra.com.br/resgatei-um-animal-o-que-fazer

      Outra dica é conversar com amigos e parentes para ficarem com eles provisoriamente, oferecendo lar temporário até que consiga um lar definitivo. Não esqueça de divulgar bastante nas redes sociais e pedir aos amigos para compartilhar sua publicação.

Next ArticleAdotei um animal e me arrependi. O que fazer?