A importância da castração

Nossa opinião é muito simples: a castração é o melhor jeito de evitar animais abandonados nas ruas ou mesmo lotando os abrigos. E isso vale tanto para cães quanto para os gatos.

Imagine: se sua cadela ou gatinha tiver cria, mesmo que você consiga um dono para cada um dos filhotes, as pessoas que os adotaram poderiam ter adotado um bichinho de um abrigo.

A superpopulação de animais domésticos nas ruas têm, como consequência, o sofrimento e o sacrifício dos animais recolhidos das ruas. A maneira mais eficaz para contribuir com o controle populacional e evitar o abandono de animais é esterilizá-los (não acredita? Clique aqui e faça as contas!). Além disso, a castração traz vários benefícios à saúde do seu animal (veja mais abaixo).

Como é feita a castração

A cirurgia é muito simples, principalmente nos machos. Nas fêmeas, é feita a retirada dos ovários, tubas uterinas e útero. A cirurgia é feita com anestesia geral e, no pós-cirúrgico, o animal também é medicado com analgésicos pelo veterinário. Nos machos, é feita a retirada dos testículos e o procedimento pode ser feito apenas com sedativos ao invés de anestesia geral.

Benefícios

Além de evitar o abandono, há outros benefícios em castrar, confira:

  • Previne diversos tipos de tumores e infecção uterina;
  • Reduz a demarcação com urina em todos os lugares da casa;
  • Evita a agressividade motivada por excitação sexual;
  • Diminui as fugas;
  • Colabora com a diminuição do número de animais de rua.

Onde castrar

Além dos veterinários comuns, que cobram pelo procedimento, há diversos locais que fazem castração gratuita ou a preço reduzido. Clique aqui para ver a lista de locais.

Doando animais não castrados

Se você está doando um bichinho que ainda não é muito novinho para ser esterelizado, exija do adotante que ele se comprometa com a castração! Clicando aqui você pode baixar um modelo de termo de responsabilidade em que o adotante assina e se compromete a fazer isso.

Adotar é um ato de amor e responsabilidade, por isso, antes de adotar converse com toda família e se certifique que todos estejam de acordo com o novo amigo.

Até a próxima! 😉

Texto atualizado em março de 2020.

Banner Amigo adotar

Leave a Reply

6 Comentários

  1. Pingback: Dicas para cuidar do seu cão | Amigo não se compra

  2. Pingback: Castrar para não multiplicar | Amigo não se compra

  3. Pingback: Como escolher um bom adotante | Amigo não se compra

  4. Pingback: Dicas para cuidar do seu gato.

  5. Karina M Corrêa

    Me comprometo a castrar a cachorrinha assim que ela for adotada.
    Pagarei as despesas da castração e exames na Clínica Pet Adote do Paranoá.

Next Article14 Dicas para cuidar do seu gato