Como parar latido de cães?

O ser humano usa a voz para expressas suas vontades, desejos e ideias – e os cachorros fazem o mesmo. Mas apesar de os cães não se incomodarem com a nossa voz, nós, humanos, às vezes nos vemos incomodados com os latidos deles. Quando o seu cão late, ele está tentando se comunicar com você. Saber por que ele late é a chave para fazê-lo parar de latir.

Dependendo do motivo dos latidos e a sua habilidade de treinamento com seu cão, você pode precisar de uma ajuda profissional para ajudar no treinamento do seu cão.

 

Mas, por que os cães latem?

Assim como existem diversas razões para os humanos falarem, os latidos de um cachorro ocorrem por uma série de razões. Aqui estão algumas mais comuns:

Tédio: Avalie o estilo de vida do seu cão. Quanto de exercício físico ele está praticando? Seu cão tem interagido com outros cães? Quanto tempo você passa brincando com ele? Seu cão tem recebido estímulos com treinamentos, jogos de bola e outros brinquedos? Se seu cão está latindo por tédio, procure exercitá-lo com passeios mais frequentes, dê novos brinquedos que o estimule e procure brincadeiras e convivência com outros cães.

Angústia/Separação: Se você acredita que seu cão sofre por passar longos períodos sozinho, considerando período de oito horas para um cão adulto e menor tempo para filhotes, procure um passeador de cães ou um outro animal de estimação que faça companhia. Você também pode dar a ele brinquedos que o estimulem e o mantenham ocupado ao longo do dia. Se o cão causar danos a si próprio ou à propriedade, procure um especialista.

Frustrações: Alguns latidos de frustração podem ser latidos de tédio; porém, nem todo latido de tédio são latidos de frustração. Geralmente indicam que seus donos não têm dado atenção necessária ao seu cão. Eles também podem latir quando não sabem o que os humanos esperam deles – quando seus donos pedem por um comportamento sem dar instruções suficientes, por exemplo. Manter a comunicação com seu cão constantemente evita esse tipo de latido.

Convite para brincar: Alguns cães latem para dizer: “Ei, eu quero brincar com você, eu quero, eu quero!”. Os latidos de filhotes frequentemente se enquadram nessa categoria. Geralmente são acompanhados por abano de rabo e saltos. Procure esperar que o cão se acalme, perguntando com quem ele quer brincar e usando um tom de voz calmo. Só cumprimente seu cachorro depois que ele se acalmar, assim você evita reforçar esse comportamento agitado. Lembre-se de cumprimentáo-lo sempre que ele olhar para outras pessoas ou animais calmamente, assim você o acostuma a ter um comportamento mais controlado das próximas vezes.

Latidos com aproximação: Latidos enquanto o cão se aproxima de você podem ser busca por atenção. O cão está latindo para se comunicar. Está literalmente dizendo: “Preste atenção em mim!”.

Latidos com afastamentos: Cães que latem se afastando do dono indicam um comportamento defensivo. O cão quer evitar conflitos. Se você suspeita que seu cão é agressivo ou reativo, procure a ajuda de um especialista.

Latidos de alerta: esse tipo de alerta faz parte do instinto do animal e, geralmente, não é considerado um problema a menos que se torne excessivo.

 

Posso fazer meu cão parar de latir através de cirurgia?

Resposta curta: não! Parar o latido de um cão através de cirurgias é muito drástico, desumano e não elimina os latidos com efetividade. Cachorros latem! Mas você pode treinar seu animal a não latir em excesso. Basta descobrir por que ele late e responder ao que ele deseja com treinamento eficaz e positivo.

 

Esse texto é um artigo do site norte-americano Dogster, traduzido especialmente para o Amigo Não se Compra pelo voluntário Cesar Silva. Veja o texto original aqui.

 

Next ArticleComprar ou adotar um animal?