Faça você mesmo: Brinquedos para divertir seu gatinho

Gatos adoram caixas de papelão

Gatos são animais muito brincalhões. Filhotes passam a maior parte do tempo se divertindo, e até gatos adultos, de qualquer idade, gostam de brincar de vez em quando.

Gatos filhotes usam as brincadeiras para praticar suas habilidades predatórias. Os gatos são caçadores por natureza, e, ao brincar, os filhotes aprendem as habilidades necessárias para sobreviver na selva. As brincadeiras dos gatinhos geralmente incluem perseguições, ataques, emboscadas, mordidas e lutas.

Tenha cuidado ao brincar com filhotes, porque eles podem ficar um pouco agressivos e agir como tigrinhos, arranhando e mordendo. Em vez de usar suas mãos, segure bolinhas de meia ou bichinhos de pelúcia para ele morder.

Não é preciso gastar muito com brinquedos para seu gatinho. Você mesmo pode fazer um! Os gatos se divertem tanto com brinquedos feitos em casa quanto com os de loja. Conheça abaixo algumas ideias.

Caixas de papelão

Caixas de papelão são irresistíveis aos gatos. Feche a caixa, recorte uma abertura para o bichano entrar e abra janelinhas para diversão extra. Sacolas durinhas, que ficam abertas, também funcionam. O próprio Simon`s Cat tem um vídeo em que o gatinho brinca com uma caixa de papelão que encontra no chão. Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo. É uma graça!

 

Bolinhas de papel

Faça uma bolinha de papel ou, melhor ainda, de papel alumínio. Jogue pelo chão da casa e seu gatinho irá se divertir correndo atrás dela!

Aliás, gatos gostam de perseguir quase qualquer coisa. Bolas de pingue-pongue, rolhas de garrafa e tampinhas de garrafas pet sempre fazem sucesso.Gatinho brincando com bolinha de papel

 

Cordinhas e barbantes

Dobre um pequeno pedaço de papel e amarre-o na ponta de um barbante (você também pode fazer uma “vara de pescar”, amarrando o barbante a uma vareta). Gire o brinquedo rápido na frente do seu gatinho e ele vai enlouquecer tentando pegá-lo.

Se não tiver a bolinha, o próprio fio já deixa o gatinho louco! Pegue um cadarço, cordinha ou barbante grosso, segure uma das pontas e jogue a outra ponta em direção ao gatinho. Nem os gatinhos mais velhos resistem a um barbante!Gato brincando com barbante

Aranhas feitas de arame

Faça “aranhas” com os arames que fecham as embalagens de pão, como essa da imagem abaixo. (A foto é pequena mas deu pra entender, né?)Aranha de brinquedo feita de arames de pão

 

 

Jornal

Gato debaixo do jornalAbra algumas folhas de jornal no chão para seu gato se divertir mergulhando debaixo delas.

Caixa de petiscos

Pegue uma caixa de sapato, faça vários furos nela e coloque um petisco dentro. Seu gatinho vai se divertir e se exercitar até conseguir a grande vitória: capturar o petisco! Caixa com furinhos

 

 

 

Dica da tradutora:

Seja qual for o brinquedo que você deu ao seu gato, saiba que é comum o bichano se cansar dele depois de algum tempo. Seja criativo e forneça brinquedos variados, que podem ser guardados por um tempo para depois se tornarem novidade outra vez!

Outra dica importante é não deixar barbantes pendurados e amarrados, pois eles podem causar enforcamento (cruzes!).

 

 


Texto traduzido e adaptado pela Mailin Kelbert especialmente para o Amigo Não se Compra.
Clique aqui para ver o texto original (em inglês).

 

Leave a Reply

13 Comentários

  1. Pingback: Brinquedos para animais – Faça os seus! - Poupa e Ganha

  2. Pingback: Como cuidar de um gatinho | Amigo não se compra

  3. Pingback: Amigo Não se CompraPintando o sete! Aprenda a fazer brincadeiras incríveis para seu gato

  4. Pingback: Amigo Não se CompraDicas para cuidar do seu gato - Amigo Não se Compra

  5. Pingback: 7 motivos para não ter um animal em casa

  6. Pingback: Aprenda a fazer um arranhador para seu gato

  7. Olá tenho um gatinho o nome dele é Giuseppe, mas o apelidamos de nino.
    Gostaria de saber se caixas de papelão podem ser usados como caixa de areia pra ele fazer suas necessidades?
    E se brinquedos como:ratinhos de mentira que se mexem e baratinhas de mentira podem ser uma boa diversão pra ele?

    • Fabiana Xavier

      Olá Alene, tudo bem?
      Caixas de papelão podem ser ótimos esconderijos e até caminhas, mas você não deve usá-las como banheirinho não. A urina vai molhar o papelão e vai deixar um cheiro ruim. Esse papelão molhado será o lar perfeito para bactérias que podem trazer doenças para o Nino e por último porque não se pode lavar caixas de papelão. Caso na sua cidade essas bacias próprias para areia higiênica forem caras, use qualquer outra, mas de plástico. Porque assim você poderá lavar com regularidade e não deixará cheiro ruim na sua casa.
      Sobre os brinquedos, pode dar todos esses ao Nino sim! São ótimas opções e que vão manter seu pequeno bem ocupado caçando esses monstros! hehehe… Eles adoram, invista sempre em brinquedos, comprados ou artesanais como esse da matéria e sempre terá um peludo feliz.
      Se tiver mais dúvidas fique a vontade para perguntar.
      Abraços!

      • Meu Giuseppe não dorme entre 01:00 as 04:00 da manhã ele mia como se pedisse pra que eu abra a porta só que ele não sai fica meia hora olhando pra fora, mas volta pra dentro depois vai comer e bebe água aí ele anda pela casa e aí vai dormir e durante o dia ele dorme a tarde toda basta ficar em algum lugar que ele dorme, fico preocupada as vezes chego a achar que ele pode estar entediado ou depressivo, pois tento brincar com ele as vezes ele não quer, como faço pra que ele fique mais animado e que ele durma no mesmo horário que eu?

  8. Diane LOURENCO FERREIRA LIMA

    Olá! Tenho um gatinho o Floquinho ele é terrível brinca muito mesmo de dia e as madrugadas também adoro vê-lo brincar, mais gostaria de saber ele faz xixi sertinho na caixinha de areia mas o Coco ele não faz de maneira nenhuma so faz no chão do banheiro ai deixei a caixinha dele onde sempre fica comprei outra e coloquei no banheiro onde ele faz o Coco, pensei que der repente ele não gosta de fazer os dois no mesmo lugar, mas não teve jeito ele faz xixi nas duas caixinhas e o Coco continua fazendo no chão do lado da caixa o que devo fazer?

    • Fabiana Xavier

      Olá Diane, tudo bem?
      Os gatos naturalmente costumam esconder suas fezes por uma questão muito primitiva. Como são caçadores natos, não gostam de deixar vestígios que estão ali. Mas como as crianças, alguns demoram mais para se desenvolver, tenho certeza que logo ele vai começar a fazer na caixinha, mas podemos dar uma ajudinha para que isso aconteça.
      Bem, você deixou uma caixinha onde ele faz o xixi e colocou mais uma onde ele faz o coco (ou deveria fazer, rs) Deixe duas caixas de areia no banheiro. Já vi alguns casos de gatos que não gostam de fazer coco e xixi na mesma caixa. Então, pode ser que ele faça xixi em uma e coco na outra.
      Quando você achar o coco no chão, o coloque na caixa mas não tape, deixe ali para que ele sinta o cheiro e comece a associar o coco com a areia.
      Se você o ver fazendo coco, permita que ele conclua em paz, mas se observar que ele está só se ajustando para fazer, o coloque na caixa, ainda que ele saia, e depois coloque as fezes novamente na caixa de areia.
      Sempre que ele usar a caixa, ofereça um petisco, mas precisa ser na hora. Não pode ser uma hora depois ou no dia seguinte. Se for na hora, ele vai associar que quando usa ganha petisco, horas depois ele não vai entender o que fez pra merecer.
      Espero que essas dicas ajude!
      Depois conta pra gente se ele conseguiu fazer na areia.
      Um abraço!

  9. Pingback: Dê adeus aos móveis arranhados com 6 dicas simples

Next Article7 Dicas para Proteger seu Cachorro do Sol